O Collie Padrão da Raça Galeria Página Principal Links e-mail
 
   DICAS DE CRIAÇÃO  
 
 

CONSELHOS ÚTEIS: Coloque os recipientes de comida e água em lugares seguros e tranqüilos, não os deixe expostos ao tempo (sol e chuva); Não os troque de lugar, a menos que seja necessário.

Se possível dê de comer em horas regulares e programadas.

Limpe os recipientes de comida e água todos os dias.

Nunca dê ao seu cachorro ossos de galinha ou espinhas de peixe. Esses alimentos ao serem mastigados fragmentam-se podendo alojar na garganta ou perfurar as paredes do estômago ou intestino.

Não ofereça sobras de comida, pois são ricos em calorias e podem provocar obesidade além de problemas de saúde no animal.

Dê-lhe iscas de fígado de boi cozido sem tempero, SOMENTE DURANTE SEU TREINAMENTO PARA EXPOSIÇÃO, em pequenas quantidades como recompensa; Isto ajuda a ter um cachorro bem atento para uma exposição.

Não lhe dê de comer em qualquer lugar que não seja em seu comedouro, no lugar reservado para ele, na hora programada e com sua comida habitual.

E insistimos: DEIXE SEMPRE ÁGUA LIMPA E FRESCA AO SEU ALCANCE.

Os medicamentos, como cálcio, vitaminas, vermífugos, etc., podem ser ministrados junto com a comida, ou fazendo um bolinho de carne ou qualquer outra coisa que ele goste.
 
 

VACINAÇÃO: Antes de sair com seu cachorro na rua ou em qualquer lugar, este deve estar totalmente vacinado para a sua segurança.

Também deve estar livre de vermes, já que um cachorro infectado ao ser vacinado perde uma grande porcentagem da eficácia da vacina.

Todo bom programa sanitário para seu cachorro deve ser determinado pelo veterinário.
 
 

DICAS: A hora do asseio é muito especial para você e para seu cachorro. Ele sabe que vai receber atenções  especiais e palavras, elogiando seu bonito aspecto.

O Collie na verdade, não se banha, mantém-se escovado. Deve  banhá-lo  duas vezes ao ano; a primeira com o crescimento do novo pêlo, e a outra quando termina de mudar (perda de pêlo).

A maioria dos cachorros não gostam de banho, lave-o somente quando necessário.

Banhos muito freqüentes podem secar a pele e o pêlo e além disso, ficam sem o subpêlo tradicional do Collie.

Para dar banho utilize um shampoo para cachorros de boa qualidade recomendado pelo veterinário..

ESCOVAÇÃO:
Durante a época da troca de pêlo, que geralmente acontece antes do verão, escovar com mais freqüência, até tirar o último pêlo, para isto você pode usar uma rasqueadeira, escova de arame ou um pente com dentes bem espaçados.

O cachorro até aproximadamente os 4 meses deve ser escovado com a rasqueadeira; Depois utiliza-se a escova de arame especial, exceto atrás das orelhas, e nas franjas das patas dianteiras e traseiras onde geralmente os pêlos embolam mais.

ORELHAS E OLHOS:
Os olhos devem estar claros e brilhantes. Para limpá-los utilize algodão embebido em água boricada. Faça isto sempre que estiverem sujos.

As orelhas devem estar limpas e rosadas. Para a limpeza das orelhas utilize algodão embebido em álcool. Nunca tente limpar dentro do ouvido do cachorro, limite-se somente na orelha. A limpeza interna do ouvido só deve ser feita pelo veterinário.

Examine o canal do ouvido, se estiver inflamado, quente, com mal cheiro ou sensível ao toque, chame o veterinário. Entre em contato também se aparecerem pontos roxos, secreção ou alguma coisa anormal nos olhos.
 

CUIDADO COM AS ORELHAS:As orelhas do Collie são portadas para a frente e semi-eretas, ou seja com aproximadamente dois terços da orelha portados eretos e um terço, no alto, dobrando naturalmente para a frente.

O porte correto das orelhas é, de fato, elemento fundamental na silhueta de qualquer Collie; caso este porte seja incorreto, toda expressão será afetada. Portanto, desde cedo elas devem ser vigiadas, procurando-se assim treiná-las do modo correto.

O porte das orelhas pode variar quando o cachorro está trocando a dentição, mudando de pêlo, quando a cadela está no cio, etc. Para que isto não ocorra, ensinaremos a confeccionar o que chamamos de “TALA”que ajuda a manter o porte correto das orelhas.
 

MATERIAL:
- Éter ou álcool
- Benzina
- Esparadrapo ou “silvertape”
- Tesoura
- Algodão
 

MODO DE FAZER:
Limpe bem a orelha com éter ou álcool.

No caso do filhote, corte aproximadamente 5 cm de esparadrapo ou “silvertape”, umedeça com benzina (para acentuar o poder adesivo) e cole na orelha verticalmente, da ponta até a metade da orelha.

A seguir corte outro pedaço com mais ou menos 10 cm e faça um “rolo” com a cola para fora, umedeça com benzina e cole em cima da tira que já está na orelha, fazendo a dobra da orelha.

Este procedimento deve ser repetido toda vez que a “tala” descolar até o cachorro completar 1 ano e depois, quando se fizer necessário.
 
 
 
 
 
  1