Ciprinídeos

 

 

Belonteídeos

Caracídeos

Carpas Vivíparas

Ciclídeos

Cobídeos

Peixes - Gato



 

barbo1.gif (19701 bytes) Barbo Tigre (Barbus tetrazona)

Peixe de cardume com 6 cm de comprimento. Deve-se formar cardumes de 5 a 7 animais onde lidera o macho maior. É uma espécie bastante robusta e viva. Não deve coabitar com peixes calmos e pequenos ou com peixes lentos e de barbatanas grandes pois gosta de mordiscar as barbatanas desses peixes. Não toleram bem a superlotação.

Comentário: O pequeno diabinho do aquário! Muito bonito, resistente, activo. Mas já deu-me muitas dores de cabeça! Não parava de perseguir os outros peixes tentando morde-lhes as barbatanas. Aconselho a formar grupos, pois assim perseguem-se uns aos outros, devem coabitar com peixes maiores, velozes e que saibam proteger-se. Nada de Escalares e Gupis. Já existem pelo menos duas variedades de Barbos Tigre.

Temperatura da água: 20-25ºC Comprimento mínimo do aquário: 60cm pH ideal: 6,5 Dureza da água: 7- 10ºdGH


titteya.jpg (4045 bytes) Barbo Titeia (Barbus titteya)

Este bonito Barbo do Sri Lanka atinge apenas 4,5 cm de comprimento. É um peixe de pouca profundidade, extremamente activo, vive naturalmente em pequenos cursos de água e, por conseguinte, não tolera a lotação excessiva no aquário. São muito pacíficos com os outros peixes no aquário comunitário.

Temperatura da água: 23-27ºC Comprimento mínimo do aquário: 45cm pH ideal: 6,5 Dureza da água: 7- 10ºdGH


Danio Zebra (Brachydanio rerio)

Peixe de cardume com 4 cm de comprimento, muito vivo e que só se sente bem num grupo grande (7 ou mais peixes). Gosta de nadar à superfície da água. É um peixe que se relaciona bem com todos os outros géneros, à excepção de peixes de superfície mais calmos. Desova sem problemas no aquário comunitário. Este danio vive apenas 2 a 3 anos.

Comentário: Muito resistente e fácil de tratar. Extremamente vivo, não pára quieto 1 segundo (um problema para quem quer tirar fotos, acreditem, eu já tentei, resultado: as fotos todas tremidas:-)). Adoram andar em cardume.

Temperatura da água: 18-25ºC Comprimento mínimo do aquário: 45cm pH ideal: aproximadamente 7 Dureza da água: até cerca de 25ºdGH


 arlequim.gif (42748 bytes) Rasbora - Arlequim (Rasbora heteromorpha)

Peixe de cardume com 3 cm de comprimento, que só faz efeito no aquário num grupo de pelo menos 7 a 10 animais ou mais. É um peixe vivo e pacífico que não deve coabitar com peixes maiores e mais rudes. Peixes de pouca profundidade. O aquário deve ter um grande abundância de plantas, sobretudo aquelas que têm folhas resistentes pois esta espécie deposita os seus ovos na face inferior das folhas.

Temperatura da água: 22-25ºC Comprimento mínimo do aquário: 45cm pH ideal: 6,5 Dureza da água: 6- 10ºdGH


Tubarão de Cauda Vermelha (Labeo bicolor)

Trata-se de um bonito peixe do Sudoeste Asiático, que pode atingir 16cm, embora costume ser mais pequeno. A mandíbula inferior é rodeada de pequenos barbilhões, com os quais localiza a comida enterrada no fundo. É um peixe em regra acanhado e nocturno, mas, em certas ocasiões, torna-se muito agressivo para com os da sua espécie. Apropriado para o aquário comunitário com outros exemplares robustos.

Comentário: Um peixe muito atractivo que escolhe um lugar no aquário como seu território. Pela minha experiência com ele, é um peixe pacífico em relação aos outros peixes.

Temperatura da água: 23-27ºC Comprimento mínimo do aquário: 80cm

Paraíso dos Aquários WebMaster: Lugui

1