"Seja o senhor quem for... eu sempre dependi da bondade dos estranhos..."
Blanche Dubois ( personagem de Um Bonde Chamado Desejo)

 

 

Thomas Lanier  "Tennesse" Williams nasceu no Columbus, 
Mississippi, em 26 de Março de 1911, o primeiro filho e 
segunda criança de Cornelius Coffin e Edwina Dakin Williams. 
Sua mãe, filha de um pastor, seu pai, um vendedor de sapato.
A família viveu por vários anos no Clarksdale, 
Mississippi, antes de mudar para St. Louis em 1918.  
Em 1929, ele entrou a Universidade de Missouri. 
Em 1931 ele começou a trabalhar para uma 
Companhia de sapato em St. Louis. 
Como dramaturgo, foi uma das figuras mais representativas no teatro contemporâneo de seu país. O teatro de Williams é sólido, muito localizado dentro de seu tempo. Para os americanos, o trabalho deste autor representa uma projeção da consciência " americana"; é uma mistura de estilos literários e teatrais, de teorias que de alguma maneira configuraram seu país.
Um dos dramaturgos que levaram a cena as perguntas de repressão sexual, racial e social nos Estados Unidos de um modo mais fundo e mais violento . Foi o autor teatral mais influente no pós-guerra.
Tennessee Williams começou a escrever nos anos em que começou a fluir a psicanálise de acordo com o estilo americano; até então, as teorias de Freud se expandiam maciçamente. Agora os criminosos e vilões desapareceram para dar lugar ao neurótico e perverso.
Tennessee Williams foi revelado para o grande público do teatro americano (leia-se Broadway) a 31 de março de 1945, quando estreou com imenso sucesso de público e crítica a sua (The Glass Menagerie) À Margem da Vida. Estava co m 3 4 a nos, o que para ele significava sucesso tardio e arduamente conquistado.
Procurando enredos nas violências e nas atmosferas do americano, ele escreveu muitos textos, entre esses se destacam; Um Bonde Chamado Desejo, de 1947, A Rosa Tatuada de 1950 e Gata em Teto de Zinco Quente, de 1955. Muito dos seus trabalhos foram levados ao cinema , Williams tinha muitas diferenças com as produtoras, com a tendência clara aos fins felizes de Hollywood, enormidades contrastaram com os fracassos e derrotas que o autor reservou para os seus personagens.
Tennesse Williams morreu em um hotel de Nova Iorque, próximo a completar os 73 anos, em 24 de fevereiro de1983.


desde 30/08/99


Minha Caverna
Começou a navegar por aqui?
Clique na caverna e conheça minha HP
1