Grão-Mestre Chi-hsiu Weng e Grão-Mestre Li Wing Kay
Shuai Chiao é uma das mais antigas artes marciais chinesas. Originou-se há mais de 2000 anos, embora alguns afirmem que sua origem é próxima de 2000 a.C. Apesar da arte ser praticada há muito tempo, ela tem sido conhecida por muitos nomes. Só recentemente, em 1928, foi determinado que todos os chineses a chamariam Shuai Chiao. Antes de 1928, o nome variou de acordo com a Dinastia ou região.
O governo central da República da China estabeleceu o Instituto Central de Kuo Shu em Nanking, em 1928. O Instituto serviu como coordenador do ensino, direção e propagação das artes marciais. Era o momento propício ao entendimento para a unificação da arte Shuai Chiao. O Instituto requisitou a todos os seus estudantes o desenvolvimento no Shuai Chiao.
A definição de Shuai Chiao tem variado de acordo com o tradutor. O diretor do Instituto de Educação Física da Província de Taiwan, professor Hu Shen Wu, definiu a arte dessa forma: "Shuai Chiao é uma forma de autodefesa, baseada na naturalidade, nas leis físicas da força. Sua proposta é manter nosso próprio equilíbrio e fazer o oponente perder o equilíbrio, derrubando-o". Os métodos e técnicas do Shuai Chiao podem ser classificados em ataques, defesas e contra-ataques.
As palavras "Shuai" e "Chiao" literalmente significam "lançamento" e "chifres". Isto porque a arte consiste em muitos lançamentos e por causa da ilusão visual criada pelos primitivos praticantes do Shuai Chiao quando lutavam. Lendas relatam que os lutadores deveriam vestir capacetes elaborados, então dava a impressão visual de que os lutadores tinham "chifres". Também, desde os tempos primitivos, as técnicas marciais eram relativamente grosseiras; quando os dois oponentes se agarravam e lutavam, parecia um embate de dois animais com chifres.
Em 1933, no exame nacional de Kung Fu, o Shuai Chiao era um dos principais itens. Entre os campeões estava o Mestre Ch'ang Tung Sheng. O mestre Ch'ang obteve fama em todo o mundo e, com 77 anos, nunca foi derrotado em um único desafio. Mestre Ch'ang começou a estudar Kung Fu a partir dos sete anos de idade. Ele teve muitos professores, mas quem mais o influenciou foi o mestre Chang Fong Yen. Após anos de árduo e assíduo trabalho e estudo, o mestre Chang tornou-se o aluno favorito do mestre Chang Fong Yen e finalmente casou com sua filha. O mestre Ch'ang Tung Sheng tornou-se famoso com dezenove anos, quando foi solicitado para servir no Instituto Central de Kuo Shu como aluno de todos os estilos e como instrutor de Shuai Chiao. Mestre Ch'ang ficou conhecido como "borboleta voadora".
Ele recebeu este nome porque movia-se muito rapidamente e em várias direções, como uma borboleta voando entre as flores. Mestre Ch'ang instrui na Corporação Central da Polícia de Taiwan por vinte e seis anos antes de retirar-se em 1976. Mestre Ch'ang tem três irmãos e todos são famosos e peritos em Shuai Chiao. Ambos, mestre Ch'ang e seu irmão mais novo, Chang Tun chi foram campeões em diferentes categorias de peso no último torneio nacional de Shuai Chiao patrocinado no continente em 1948. Naquela época, mestre Ch'ang já tinha 40 anos de idade, mas ainda emergiu vitorioso. Mestre Ch'ang também foi na época árbitro principal dos jogos nacionais de Shuai Chiao de Taiwan.
Mestre Ch'ang autorizou e encorajou seu aluno Chi-Hsiu Daniel Weng à promover a arte do Shuai Chiao na América (1978). Esta é a razão pela qual a International/American Shuai Chiao Association foi criada e está promovendo e ensinando esta tradicional arte marcial chinesa por toda a América do Norte e pelo mundo.
Chi-Hsiu Weng nasceu a 1948 em Tainan County, Taiwan (República da China).
Grão-Mestre Weng atualmente viaja ao redor do mundo para continuar a difundir e promover o Shuai Chiao e o Tai Chi Chuan Ch'ang. Em 1994 foi certificado pela China a ser árbitro oficial de San Shou e tem sido o organizador dos 11o, 12o, 13o e 14o Chinese-American Athletic Tournament. Em 1997 recebeu o certificado de Árbitro Internacional de San Shou, pela International Governing Body (Mainland China).
O Grão-mestre Chi-Hsiu Daniel Weng veio ao Brasil em 22/08/92 e deu ao Grão-mestre Li Wing Kay a incumbência de divulgar o estilo Shuai Chiao e representá-lo em toda a América do Sul, principalmente no Brasil, onde vem atuando.