Canoagem
Brasil estreia no Pan
com três medalhas
..........A seleção brasileira de caiaque, que treina em Londrina, conquistou três medalhas no primeiro dia de competições dos Jogos Pan-Americanos. Duas de prata e uma de bronze. A primeira prata veio com Sebastian Cuattrin, 26 anos, na prova K1 1000m (caiaque), sua especialidade. Ele chegou com três segundos de diferença do argentino Javier Corrêa, o segundo melhor do mundo, que fez o tempo de 3min39s. Em terceiro lugar ficou o canadense Adrian Richardson, com o tempo de 3min47.
..........A segunda medalha de prata veio logo em seguida, na K2 1000m, com Cuattrin e seu companheiro de equipe, Carlos Augusto Campos, 20 anos. Eles fizeram o tempo de 3min34s, dois segundos atrás dos primeiros colocados, os argentinos Javier Corrêa e Abelardo Sztrum. " Essas duas medalhas já eram esperadas" , afirma o técnico da equipe brasileira, Zdzislaw Szubski. " Surpresa foi a terceira medalha do dia", completa. A terceira medalha foi de bronze, na prova K4 1000, com os atletas André Caye (Deca), 23, Carlos Campos, Roger Caumo, 20, e Sebastian Cuattrin. Nesta prova, os americanos e cubanos são impartíveis.
..........Os canoistas também surpreenderam. Não levaram medalhas, mas, segundo o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini, tiveram um grande resultado. "E a primeira participação deles no Pan-Americano. Ninguém acreditava que eles estariam aqui. Logo estarão se igualando ao caiaque e obtendo grandes resultados" .O baiano Antônio Borges, 24 anos, ficou em 6 lugar, na prova C1 (canoa).
..........Hoje, 23, as provas continuam. O Brasil participa na categoria caiaque K1 500m, com Carlos Campos e na K2 500m, com Cuattrin e Carlos Campos. Na canoa, C1500m, Rogério Santos, 20, tenta um lugar no pódio e na C2, Rogério faz dupla com Helido Araújo, 17, o mais jovem atleta da Seleção. Helido e a nova revelação da canoagem e já está sendo preparado para as Olimpíadas de Atenas, em 2004.
A grande estrela do dia
..........O atleta Sebastian Cuattrin foi a grande estrela do dia. Só ele conquistou três medalhas durante o primeiro dia da competição. Com essas três, já somam cinco, conquistadas por ele em Jogos Pan-americanos. As outras duas foram conquistadas em 95, em Mar Del Plata.
..........Respeitado em todo o mundo, Cuattrin e um dos atletas mais bem sucedidos do pais. Com um currículo invejável: além de ter coleção de títulos e medalhas, participou de dois Pan-Americanos (Cuba, 91 e Mar Del Plata, 95) e de duas Olimpiadas (Barcelona, em 92, e Atlanta, 96). Apesar da pouca idade, Cuattrin tem 12 anos de canoagem. Treina seis horas por dia e ainda cursa a faculdade de Educação Física em Londrina.
..........Após a conquista da sua primeira medalha em Winnipeg, Sebastian, emocionado, falou sobre a importância desta medalha. Em 97, ele pegou hepatite A, ficou duas semanas internado em um Hospital de Londrina e perdeu praticamente um ano de treinamento e competições. Logo em seguida, perdeu seu pai, Alberto Cuattrin, que morreu de câncer. " Meu pai acompanhava muito a minha carreira, nos dávamos muito bem e ele sempre torcia por mim. Eu sei que ele continua torcendo. Tenho certeza que ele esta me olhando lá de cima e esta muito feliz. Eu prometi esta medalha para ele. Também prometi uma olímpica. No próximo ano vou busca-lá" , afirma o atleta.