Símbolo do Galo

Futsal - Copa Intercontinental

logoatletico.gif (4515 bytes)

 

Local : Luzhniki Sports Center - Moscou, Rússia.

A Copa Intercontinental reúne o campeão europeu e o campeão brasileiro, que representa os sulamericanos. É o equivalente ao Mundial Interclubes de futebol, que é disputado em Tóquio, porém é reconhecido pela FIFA. Na capital russa, os cartazes anunciavam o jogo como "O Duelo de Gigantes". O Luzhniki Sports Center, onde foram disputadas as partidas, também já foi palco das Olimpíadas de Moscou, em 1980. O Dina Moscou é bicampeão europeu e já foi campeão da Copa Intercontinental em 97, quando venceu os 3 jogos contra o Inter/Ulbra, com média de público de 6.000 pessoas. Seu principal jogador é o pivô Eremenko, de 1,90m. Manoel Tobias e Jorginho jogaram pelo time gaúcho e agora queriam revanche : "Vamos trazer esse caneco para o Brasil, especialmente para a torcida do Galo" - garantiu Jorginho. O Galo se hospedou nos hotéis Villa Robinia (Roma) e Aero Star (Moscou).


RESUMO DOS JOGOS

 

14/10 - Atlético/Pax de Minas 5 x 6 Dina Moscou

14 / 10 / 98 : O Galo perdeu o 1º jogo para o Dina Moscou por 6 x 5. Os gols foram marcados por Manoel Tobias (2), Jorginho (2) e Piu para o Atlético e Eremenko (2), Verizhnikov (2), Gorin e Alexderov para o Dina. O jogo foi disputadíssimo e transmitido para toda a Rússia e parte da Europa por 4 emissoras de TV e 12 emissoras de rádio. Manoel Tobias foi eleito o melhor do jogo.


Konstantin Eremenko foi sondado para jogar a Taça Brasil 99 pelo Galo.

 

15/10 - Atlético/Pax de Minas 4 x 0 Dina Moscou

15 / 10 / 98 (Resenha Completa) : Numa partida digna de uma decisão de Campeonato Mundial, o Atlético/Pax de Minas devolveu ao Dina de Moscou a derrota de ontem e parte com confiaça total para o jogo final de amanhã (16/10), às 18:30 (Moscou) 12:30 (Brasília). O placar não reflete a dificuldade da partida só decidida realmente nos segundos finais.
O Atlético desde o início aplicou uma cerrada marcação no time do Dina em seu próprio campo. Como resultado o Dina quase não teve oportunidade no 1º tempo que terminou empatado em 0 x 0. O Galo teve por sua vez cerca de 3 oportunidades, com o goleiro russo Denisov realizando verdadeiros milagres.
O Galo começou o 2º tempo com Piu no lugar de Euler, ao lado de Rogério, Índio, Manoel Tobias e Jorginho. O Dina iniciou com Denisov, Markin, Eremenko, Verizhnikov e Alekverov (mesmo time de ontem).
O jogo reiniciou equilibrado mas com certa superioridade brasileira. O craque Índio , que foi eleito o melhor jogador dessa partida, inaugurou o placar faltando 12 minutos e 59 segundos para o final do jogo.
O Dina, que no 1º tempo não cometeu faltas, na etapa final fez a 6ª em Manoel Tobias. Ele mesmo cobrou e fez Galo 2 x 0. O Dina se desesperou e foi todo à frente. Seu técnico, que hoje levou um nó tático de Miltinho, ficou sem goleiro e colocou um jogador de frente para tentar diminuir.
A alteração foi fatal, pois na primeira avançada do time, Manoel Tobias roubou a bola e fez um golaço de perto da sua área. Índio pôs números finais ao placar faltando apenas 0,24 segundos para o final.
Para o técnico Miltinho, o Atlético/Pax de Minas foi melhor porque soube tirar proveito dos erros de ontem, principalmente os erros de marcação. O público desta partida foi de 5.800 pessoas. (Silas Scalioni, de Moscou)

 

16/10 - Atlético/Pax de Minas 4 x 3 Dina Moscou

16 / 10 / 98 : O Atlético/Pax de Minas conquistou o maior título de clubes da história do futsal brasileiro e mundial. Venceu o 3º jogo contra o Dina Moscou por 4 x 3, gols de Euler, Jorginho (2) e Manoel Tobias, sendo que os russos marcaram com Beliy, Eremenko e Verizhnikov. Jorginho foi eleito o melhor jogador desta partida. Já Manoel Tobias foi escolhido o melhor jogador de toda a competição.


FOTOS EXCLUSIVAS !!!

Tobias comemorando mais um gol

Volta olímpica

Tobias e a taça

Dina Moscou desolado com a perda do título

Time comemora o título





Cerca de 300 torcedores compareceram ao Aeroporto da Pampulha no dia 19 de outubro para recepcionar os campeões intercontinentais. Após o desembarque, houve carreata até o Palácio da Liberdade, passando antes pela Av. Afonso Pena. No Palácio, o time foi recebido pelo Governador e de lá seguiu para a Sede de Lourdes, onde a festa continuou.





TAÇA MEMORIAL GIOVANNI CRAGNOTTI
(Amistoso Preparatório) - Roma, Itália.

08/10 - Atlético/Pax de Minas 3 x 1 Lazio (ITA)

Amistoso - dia 08 / 10 /98 : O Galo venceu a Lazio (campeã italiana 98) por 3 x 1, gols de Lincoln (2) e Rosinha para o Galo e Léo para a Lazio. A nota triste ficou por conta da contusão de Jorginho, que teve uma entorse no joelho e quase ficou de fora da Copa Intercontinental em Moscou. O público do jogo foi de 400 pessoas.

Jogo-Treino - dia 06 / 10 / 98 : Atlético/Pax de Minas 4 x 1 Lazio. A Lazio jogou sem 4 titulares, que estavam na Seleção Italiana. Os gols foram de Euler (2) e Índio (2). Léo (ex-Minas) descontou para a Lazio.

1