Sobre o Escotismo

SIM, os Escoteiros realizam acampamentos, caminhadas, excursões, fazem nós, usam uniforme, são disciplinados e convivem com a Natureza.

Mas esses são apenas os aspectos mais visíveis do Escotismo. É preciso analisar com mais profundidade os fins e objetivos para entender seu valor.

DEFINIÇÃO E OBJETIVOS

O Escotismo é um Movimento que recebe a criança e o jovem em um ambiente democrático, de camaradagem, aventura, respeito e desafio, atendendo aos anseios e necessidades e desenvolvendo as potencialidades de cada indivíduo, procurando formar jovens felizes hoje e cidadãos de caráter, realizados e conscientes, aptos a participarem ativa e positivamente da sociedade.

COMO OS OBJETIVOS SÃO ALCANÇADOS

Todo método educativo necessita de uma base filosófica (moral) e uma base metodológica para ter sucesso.

BASE MORAL (PRINCÍPIOS)

Está apoiada na Lei e na Promessa, aceitas voluntariamente por toda e qualquer pessoa que ingressa no Movimento.

A PROMESSA

É o compromisso assumido de FAZER O MELHOR POSSÍVEL para exercer seus deveres para com Deus (embora o Escotismo não professe uma religião especifica, seus membros são incentivados a viverem coerentemente sua fé religiosa), com a PÁTRIA e ao PRÓXIMO.

A LEI

É o código de honra, que estimula o indivíduo a ser HONRADO, LEAL, ÚTIL, AMIGO, CORTÊS, BONDOSO, ALEGRE, OBEDIENTE, ECONÔMICO E LIMPO.

RAMOS

Para atender as necessidades e anseios de cada jovem, o método é aplicado de acordo com as faixas etárias, com um programa diferente para cada ramo, dentro da mesma metodologia escoteira

Os ramos são os seguintes:

ORGANIZAÇÃO

0 Grupo Escoteiro é o órgão local destinado à prática do Escotismo, sendo um Grupo completo formado por todos os ramos, de acordo com as regras da União dos Escoteiros do Brasil (único órgão autorizado a praticar Escotismo no Brasil).

PROGRAMA ESCOTEIRO

0 Programa é o conjunto de conhecimentos, atividades e a organização do Movimento, definidos e aplicados de acordo com as características de cada comunidade e a época de sua aplicação.

0u seja, os escoteiros são iguais no mundo todo, porém, as características do conteúdo variam de acordo com o local e a época. Assim podemos encontrar escoteiros construindo casas e pontes, aprendendo ofícios, debatendo assuntos culturais, fazendo acampamentos, praticando esportes, ou mesmo sendo alfabetizados, trabalhando em granjas e fazendas ou aprendendo a trabalhar em computadores.

BASE VOLUNTÁRIA

Um dos segredos do sucesso do Escotismo é sua base essencialmente voluntária.

Todos os dirigentes trabalham gratuitamente, com exceção de algumas pessoas que, por trabalharem em tempo integral nos escritórios estaduais ou nacionais, na assessoria aos voluntários, recebem remuneração por seu trabalho.

Também os jovens ingressam voluntariamente no Escotismo, não podendo ser forçado a fazê-lo por quem quer que seja.

BASE METODOLÓGICA

O método Escoteiro é a forma pela qual os objetivos são alcançados, caracterizando-se pelos seguintes tópicos:

ESPÍRITO INTERNACIONAL

O Escotismo tem se ocupado em incluir e destacar em seu programa aquilo que os rapazes das diferentes nações da Terra tem em comum: a igualdade de ideais e finalidades, pondo em prática meios adequados ao seu alcance e fazendo abstração de raças, crenças e castas. Daí sua influência no desenvolvimento da BOA VONTADE ENTRE AS NAÇÕES.

A organização mundial dos Escoteiros é uma entidade jurídica internacional de caráter civil, fundada por Lord Baden-Powell, com sede na Suíça, na qual estão representadas, por meio de um Comitê Internacional, a quase totalidade dos países civilizados.

Mande suas críticas ou sugestões para m_navarro@geocities.com
Atualizada em 03/12/97

This page is developed by BIRIBA

1