Sobre o Grupo

HISTÓRICO DA FUNDAÇÃO DO GRUPO ESCOTEIRO POSITIVO

Em janeiro de 1988, foi realizado o primeiro contato com o Colégio Positivo Júnior, para a abertura do Grupo Escoteiro, através do então Diretor Prof. Durval Machado Tavares. Prof. Durval que, já havia participado ativamente do Movimento Escoteiro, via com bons olhos e esperanças, a formação de um Grupo Escoteiro na escola. Mas a idéia esbarrava na falta do espaço físico necessário. Encaminhou o problema ao Diretor de Marketing, Sr. João Carlos Benvenutti que, sugeriu o prédio, onde estava sendo instalada as Faculdades Positivo.

Foi designado o Departamento de Cultura e Esportes, cujo Diretor era o Prof. João Batista Machado, como responsável pelo projeto Escotismo.

A seguir, marcamos uma reunião com o Diretor da Faculdade, Prof. Arno Gnoato, para a escolha do local da futura sede do Grupo Escoteiro.

O próximo passo foi a divulgação, através do Informativo mensal do Colégio Positivo Júnior, aos interessados, que saiu no mês de Agosto, com o título Escotismo no Positivo e, convocava a todos para uma reunião no dia 03 de setembro. Nesta, realizada na sala de Artes do Júnior, foram selecionados aqueles formariam o Grupo Escoteiro Positivo: 12 lobinhos, 08 escoteiros, 08 escoteiras e 15 adultos.

Há 07 anos atrás, no dia 05 de outubro de 1988, no auditório do Colégio Positivo na Ângelo Sampaio, faziam promessa e tomavam posse os 15 adultos, formando a Primeira Comissão Executiva do Grupo e a Primeira Chefia.

 

LOCALIZAÇÃO E ATIVIDADES

O Grupo Escoteiro Positivo se situa na Faculdade Positivo, Avenida Nossa Senhora Aparecida, 174 e realiza suas atividades todos os sábados, das 15 às 17 horas.

 

ESTATUTO DO GRUPO ESCOTEIRO POSITIVO

1. 0 Grupo Escoteiro Positivo, fundado em 05 de Outubro de 1.988 é aberto a todas as crianças que dele queiram participar, observando uma proporção de 60% de alunos do colégio Positivo e 40% no máximo de não alunos.

2. As reuniões ordinárias do Conselho de Grupo, realizar-se-ão no mês de Outubro, obedecendo as normas fixadas pelo artigo 52 do Estatuto da UEB.

Nas atividades externas das sessões do Grupo Escoteiro, a Chefia acompanhante não deve pagar as taxas relativas à atividade (inscrição, transporte e alimentação). As despesas serão reembolsadas pelo grupo, com base nos comprovantes e/ou recibos apresentados e devidamente atestados pela Chefia de cada sessão, As atividades especiais de grandes custos serão analisadas pela Comissão Executiva do Grupo .

3. As atividades do Grupo Escoteiro Positivo são realizadas aos sábados das 15:00 às 17:00 horas. A abertura das reuniões dá-se com todas as sessões com o hasteamento das bandeiras. O encerramento pode ser feito por sessão, observando um atraso de no máximo 15 minutos.

4. O Ingresso de novos elementos para a chefia das sessões é condicionado ao preenchimento da ficha de inscrição e de um estágio de 30 dias na sessão, quando então será aprovado ou não pelo Conselho de Chefes e encaminhada a ficha de inscrição à Comissão Executiva do Grupo para aprovação.

5. A chefia tem como dever se adestrar, participando dos cursos de adestramento escoteiro para seu ramo, que a região escoteira oferece, desde que atenda os pré-requisitos dos referidos cursos. Cabe ao chefe de Grupo indicar os escotistas para participar dos cursos. Cabe ao Grupo escoteiro o pagamento da taxa de inscrição do Grupo.

6. Não é permitido a participação de crianças não escoteiras nas atividades das sessões; com as seguintes ressalvas:
i. Elementos novos, chamados para completar a sessão, em caráter experimental por uma reunião:
ii. Filhos de Chefes que não tenham idade para ingressar na sessão, deverão participar como observadores permanecendo durante as formaturas com a Chefia;
iii. Atividades festivas do Grupo.

7. As festas de Aniversários de elementos do Grupo Escoteiro a serem realizadas na sede do Grupo, serão realizadas pelos próprios pais e realizadas após o horário de reuniões, devendo ser a eventual compra de presentes, espontânea de cada elemento.

8. As Crianças a serem chamadas para fazer parte do Grupo, obedecerão a ordem de inscrição da lista de espera, iniciada na reunião preliminar da formação do Grupo Escoteiro Positivo, com as seguintes prioridades

i. Filhos de pais que assumam participação ativa na área técnica;
ii. Irmãos de elementos do Grupo;
iii. Nas sessões mistas dependendo de necessidades quanto ao sexo.

9. O não pagamento da mensalidade por período superior a 90 dias, sem justificativa, exclui automaticamente o elemento do Grupo.

10. 0 calendário das atividades escoteiras não deve sobrepor-se ao calendário do colégio Positivo Júnior.

11 Serão desligadas do Grupo Escoteiro Positivo as crianças que:
i. tenham tido 3 (três) faltas consecutivas, sem justificativa;
ii. Tenham tido 30% (trinta por cento) de faltas não justificadas no semestre;
iii. Tenham tido 40% (quarenta por cento) de faltas não justificadas no semestre.

Queremos lembrar ainda que o Grupo Escoteiro Positivo é autônomo, mantido e dirigido pelos pais de alunos e irmãos de alunos do colégio Positivo Jr. que, voluntaria e gratuitamente, se prontificam para a realização desta tarefa em beneficio de seus filhos e que, para o sucesso deste desafio, espera a compreensão e participação de todos.

Mande suas críticas ou sugestões para m_navarro@geocities.com
Atualizada em 03/12/97

This page is developed by BIRIBA

1