ABC dos Primeiros Socorros

A Primeira coisa que você deve fazer quando vai realizar os primeiros socorros de uma pessoa é mater a calma, pois nervoso você nunca consegue fazer nada direito.

Ao verificar uma pessoa acidentada que esteja inconciente você deve realizar o que chamamos de ABC dos Primeiros Socorros:

A) Verificar se a vítima está respirando;

B) Verificar seus batimentos cardíacos;

C) Verificar se ela possui alguma hemorragia (sangramento).

Para verificar estes três sinais rapidamente você deve aproximar seu ouvido da face da vítima com o rosto voltado para seu peito (coloque uma mão sob o pescoço e outra sobre a testa da vítima para mater sua coluna firme e reta). Ao mesmo tempo que você escuta se a vítima está respirando (e também tentando sentir a respiração na sua face) verifica se o tórax dela está se mexendo (sinal de respiração) e também verifica a pulsação da vítima no pescoço ou pulso. Verifique também se ela não possui hemorragias.

Se algum destes sinais (respiração,pulso, hemorragias) estiverem alterados, haja rápido, a vítima pode morrer em minutos!

Inicie imediatatamente a ressucitação, abra a boca da vítima para ver se não possui nenhum objeto obstruindo a passagem do ar, segurando firme sua cabeça, estique o pescoço da vítima puxando sua testa para trás. É aconselhavel que você coloque um lenço ou suas mãos sobre os lábios da vítima para protegê-lo do contato (o que pode transmitir doenças). Segurando a cabeça firme com a sua mão sobre a testa, use os dedos desta mão para fechar o seu nariz (evita que o ar escape pelas narinas), faça uma insuflação (sopre fortemente dentro da boca da vítima até que o tórax da mesma se expanda, sinal de que o ar encheu os seus pulmões), às vezes apenas uma insuflação é suficiente para trazer de volta à vida a vítima.

Após fazer esta primeira insuflação, verifique novamente os sinais vitais (respiração e pulsação), se continuarem não respondendo você deve reiniciar a ressucitação. O ideal é ter outra pessoa para lhe ajudar, pois é mais rápido e cansa menos. Inice a respiração artificial e a após cada insuflação, seu companheiro deve fazer cinco massagens cardíacas; se você estiver sozinho, a cada duas insuflações faça quinze massagens cardíacas. Repita este procedimento até perceber que os sinais da vítima voltaram.

Para fazer a massagem cardíaca, observe onde termina o esterno da vítima (osso no centro do tórax que une as extremidades das costelas, termina onde o tórax deixa de ser duro e começa a barriga, mole) veja aproximadamente dois dedos para cima do fim do externo e coloque suas duas mãos (uma sobre a outra) sobre este ponto do tórax da vítima, mantenha seus braços esticados e usando o peso do corpo coprima o tórax rapidamente até verificar que ele baixe uns 2cm. Com este procedimento você comprime o coração que irá bombear o sangue para o resto do corpo (a compressão deve ser forte e rápida para que tenha força para impulsionar o sangue para o resto do corpo).

Mande suas críticas ou sugestões para m_navarro@geocities.com
Atualizada em 28/11/97

This page is developed by BIRIBA

1