DINÂMICA DA SEMENTE
No início da reunião eram distribuídas sementes de feijão ou milho aos participantes, e recomendávamos para que as guardassem até o final da reunião. No final, um dos membros da equipe do projeto convidava as pessoas presentes para formarem um círculo. Em seguida, era colcado no centro uma porção de terra sobre uma cartolina, onde estavam escritas palavras como: solidariedade, organização, comunidade... O animador da dinâmica convidava todas as pessoas a pensarem sobre seu compromisso na comunidade e em seguida vir ao centro e plantar uma semente, ao mesmo tempo que verbalizava esse compromisso diante das outras pessoas. Finalizava-se com uma síntese feita pelo animador e uma salva de palmas para toda a comunidade.
Essa dinâmica é utilizada nas comunidades rurais, onde há uma identificação com o meio de produção e sela o compromisso de associativismo de cada um dentro da coletividade.
DINÂMICA DA COLAGEM
Ao apresentar o tema proposto para a reunião, dividiam-se as pessoas em grupos menores, distribuíam-se materiais de colagem (cartolina, pincéis, colas e revistas), para as equipes construírem cartazes que sintetizassem a discussão.Cada grupo apresentava o resultado para o "grupão". Finalizava-se com a discussão e questionamentos acerca do tema.
Essa dinâmica procura fugir dos discursos pré-elaborados baseados em "chavões", resgatando a criatividade artística, tornando as reuniões mais leves e participativas onde todos têm a oportunidade de falar e ouvir.
DINÂMICA DO DESENHO COM PALAVRA GERADORA
Essa dinâmica era realizada geralmente no início das reuniões. De acordo com o grupo específico que estivéssemos trabalhando, escolhíamos uma palavra como: associação, comunidade, criança, adolescente... O animador estimulava o grupo para que cada um fizesse um desenho que representasse aquela palavra. Após todos desenharem, cada um falava do significado da sua figura.
A dinâmica utilizada é importante para a realização do diagnóstico coletivo, pois as pessoas desenham e falam a partir da realidade em que vivem, estimulando o questionamento sobre as condições de vida e trabalho da comunidade. A partir de salva de palmas, reconhece-se a criatividade e a identidade de cada um no grupo.
DESENHO COLETIVO
Uma pessoa dirigia-se à cartolina e iniciava um desenho a partir de um tema selecionado, que seria complementado pela pessoa seguinte, construindo-se, então, uma única figura com a participação de todos.
O desenho coletivo resgata a importância da construção do trabalho de grupo, associativismo, criatividade e o respeito pelo espaço de cada pessoa na comunidade.
DINÂMICA DOS INSTRUMENTOS DE TRABALHO
Colocavam-se os instrumentos de trabalho no centro da roda. O animador convidava os participantes para escolherem uma ferramenta que mais gostasse, explicasse a função e falasse um pouco sobre as condições de trabalho e de vida.
Utilizada no início das reuniões, essa dinâmica é importante para a apresentação dos trabalhadores e para o diagnóstico coletivo do segmento social em questão, pois a partir da reflexão do trabalho, há um resgate da identidade individual e coletiva, e das relações de exploração existentes.