por Luis Kazuto Kobayashi

Neste, ano significativo em que comemoramos os 90 anos da imigração japonesa no Brasil (1998), constitui motivo de grande alegria, satisfação e orgulho ter a oportunidade de representar os nikkeis brasileiros no "3º Programa de Valorização das Comunidades Locais através do Intercâmbio Internacional com Nikkeis do Brasil", Furusato Zukuri 1998.

( IMPRESSÕES ) - Os 10 dias de estada marcou-me profundamente, pois foi a primeira vez em que estive no Japão. Conheci e senti a origem de minhas raízes, onde meus pais nasceram e viveram até os 27 anos, e onde vivem todos meus parentes. Meus parentes maternos e paternos são de Ibaraki, sendo que não tenho nenhum parente no Brasil.

Tokyo é uma cidade exuberante em sua dimensão, estrutura e organização que mostram claramente a preocupação da sociedade para com a qualidade de vida, preservando a natureza, a praticidade dos meios de transporte ferroviários, taxis movidos à gás natural e a conservação de seus patrimônios. Outra característica marcante do povo japonês é a sua cordialidade, a pontualidade em respeito aos horários e o respeito à hierarquia .

Nas visitas turísticas pude apreciar o panorama da cidade pelo Tokyo Tower, apreciar a vista da cidade pelo passeio de barco na Bahia de Tokyo, ver o projeto Nova Tokyo, e tive a honra e privilégio de conhecer toda a área que comporta o Palácio Imperial.

No Akasaka Prince Hotel ficamos profundamente sensibilizados com a recepção e cerimônias de boas vindas, e no debate em que participei sobre o tema "Intercâmbio Internacional", embora pelo curto tempo, foi o suficiente para clarear minha mente na perspectiva de abrir novos caminhos para ampliar o intercâmbio e laços de amizade com o Japão.

Na Província de Ibaraki, a programação foi elaborada com muito critério e perfeição, em que a Divisão de Intercâmbio Internacional e o Depto. de Vida e Meio Ambiente deu o máximo para nos proporcionar uma boa acolhida, de forma que pude completar com êxito meu programa.

Do dia 23 ao dia 28 estivemos na Província de Ibaraki, onde eu e o Sr. Yoshio Hayashi que foi comigo representando Ibaraki, fizemos uma visita de cortesia ao Diretor do Depto. de Vida e Meio Ambiente, ao Governador de Ibaraki, Exmo. Sr. Masaru Hashimoto. Participamos ainda de uma reunião de troca de idéias com o Grupo de Jovens Lideres das Indústrias e do Comércio de Ibaraki, fomos recebidos com uma linda Recepção de Boas Vindas no Hotel Keisei, além de uma calorosa festa de despedida oferecida pela Associação de Famílias Estrangeiras Imigrantes de Ibaraki.

Dia 24 à noite fui em homestay ao Templo em que meu tio é monge, na cidade de Asoo e no dia seguinte, manhã de domingo, fui ao Templo de meus avós maternos, onde meu avô é monge e à tarde fui visitando todas as casas de meus tios paternos em Omiya, culminando numa recepção à tarde na casa de meu tio, onde todos se reuniram. Foram momentos inesquecíveis em que não pude conter as lágrimas, um sonho que tinha desde minha infância de conhecer meus parentes.

Fizemos visitas técnicas ao Laboratório. Experimental de Criação de Galináceos e a Metalúrgica Sasuni ligada ao campo de atuação de minha empresa.

Ir ao Japão foi realmente uma experiência indescritível que só veio enriquecer ainda mais minha experiência de vida, e espero que com esta visita, oportunidade oferecida pelo programa Furusato Zukuri, e agora como membro da Associação Furusato Soosei do Brasil, possa contribuir com o máximo de minhas capacidades para que se fortifique ainda mais o intercâmbio e amizade entre o Brasil e o Japão. Os poucos dias que estive em Ibaraki deixaram-me sensibilizado e profundamente emocionado proporcionando momentos que ficarão marcados em minha vida.

( CONCLUSÃO ) - Com o Século 21 a iminência, o Mundo vem enfrentando situações extremamente difíceis, com instabilidades políticas e recessão econômica. Mesmo assim o Japão tem se empenhado atuando efetivamente desempenhando o seu papel em busca da harmonia e cooperação internacional e, no plano interno, vêm se esforçando no sentido de construir uma sociedade em que cada cidadão possa sentir individualmente a efetiva prosperidade. Espero que o Brasil também, impulsionado pela tendência mundial de internacionalização, possa dar um passo firme e decisivo em direção ao século 21, revelando a força latente de sua real potencialidade, e que venha a estreitar cada vez mais o intercâmbio internacional e os laços de amizade com o Japão com a colaboração dos nikkeis, que cada vez mais, em todos os setores sociais, ocupam postos de liderança e de responsabilidade.

( AGRADECIMENTOS ) - À Associação Furusato Soosei do Brasil; a Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil; à Associação Centro Social Ibaraki do Brasil; à Sua Excelência, Sr. Obuchi, Primeiro Ministro do Japão; ao Ministério dos Assuntos Interiores e das Relações Exteriores; ao Sr. Kenzo Yoshida, Presidente do Conselho da Fundação Associação Central Nipo-Brasileira; a Sua Excelência, Sr. Masaru Hashimoto, Governador da Província de Ibaraki; à Divisão de Intercâmbio Internacional e ao Departamento de Vida e Meio Ambiente e seus diretores; à Fundação Associação de Intercâmbio Internacional; ao Laboratório Experimental de Criação de Galináceos e a Metalúrgica Sasuni em que realizei as visitas técnicas; às instituições em que realizei visitas e observações turísticas; às Federações e Líderes de Grupos Jovens de Ibaraki; à Associação Estrangeira de Famílias Imigrantes de Ibaraki; às autoridades e personalidades que nos recepcionaram; à Família Takahashi e Kobayashi, em que fiz o meu Homestay e aos membros da Comissão Organizadora e colaboradores, meus mais sinceros agradecimentos.

1