No início, éramos apenas calouros de uma universidade, reunidos numa sala de aula, em busca de conhecimento. Com o convívio do dia a dia fomos descobrindo bons e grandes amigos, com quem compartilhamos ótimos momentos, nas festas que organizávamos, nos churrascos, nos aniversários e, até mesmo, nas difíceis horas de provas e na agitação dos trabalhos em grupo.

Somos gratos aos mestres que, ultrapassando a relação professor-aluno, tornaram-se amigos, não só nos legando, dedicadamente, seus conhecimentos, mas também participando de nossa luta nesta árdua conquista de uma profissão.

Vemos hoje, com maior clareza, a dimensão e os desafios da profissão que resolvemos abraçar. Neste século que se apaga, o administrador profissional desempenhou um papel, ainda pouco reconhecido, na condução do processo de modernização da sociedade e de avanço da tecnologia. Isto porque, no mundo da realidade, em que não podemos valer-nos dos sonhos, ou da "varinha de condão" para produzir riquezas e gerar mudanças, a via administrativa é a única capaz de tornar concretos os anseios humanos. Não temos dúvidas de que, ao acenderem-se as luzes que anunciarão o início do terceiro milênio, quando aumentará em todos os quadrantes do mundo o clamor pela justiça social, um papel cada vez mais relevante estará destinado ao administrador profissional, capacitado para coordenar as ações dos diversos agentes na direção de metas, que garantam, acima de tudo, a dignidade humana, representada por expressões bem simples, como trabalho, moradia, educação, saúde e lazer. Expressões simples, quanto ao entendimento. De grande complexidade, quanto ao seu equacionamento. E, com certeza, que somente terão soluções garantidas graças a um militante esforço administrativo.

Ainda que numa grande síntese, eis aí a dimensão dos desafios da profissão da qual recebemos hoje a carta de habilitação. E eis aí a razão de nosso compromisso, tão bem explicitado em nosso juramento, com o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem.

Queremos aproveitar a oportunidade para agradecer aos nossos pais pela dedicação que nos deram durante toda a vida. Com certeza, se hoje aqui estamos, é porque sempre nos apoiaram, mesmo que muitas vezes não tenhamos percebido.

Gostaríamos de nos lembrar também, dos nossos companheiros de faculdade que, infelizmente, por diversos motivos, não estão presentes hoje. Para eles, deixamos o exemplo e a mensagem de que, embora difícil, vale a pena tentar, sem nunca desistir.

Este não é o fim, mas na verdade, o início da grande caminhada. Esperamos estar sempre juntos, nossos colegas que hoje se formam, nossos mestres, nossos pais e todos os amigos, com a permanente proteção de Deus, em nosso compromisso maior que é o de disseminar a solidariedade humana, em benefício dos que menos tem, por falta de oportunidades.

1