Sistema Reprodutor:
Função: O sistema reprodutor tem função de produção de gametas pelas gônodas, além de possuir estruturas especializadas no transporte dos gametas, conhecidas por vias reprodutivas. Os machos possuem órgãos responsáveis pela introdução dos espermatozóides nas fêmeas e, essas, possuem estruturas responsáveis pela manutenção e geração do embrião durante o período de gestação.
Sistema reprodutor masculino
Figura: Biologia, uma abordagem evolutiva e ecológica, Avancini e Favaretto. Ed. Moderna, 1997.
Os espermatozóides após formados a nível testicular, ficarão armazenados nos epidídimos. Durante a relação sexual, os espermatozóides deixam os epidídimos e percorrem os vasos deferentes e, na ejaculação, passam pela uretra, para serem expelidos. Durante o trajeto pelos vasos deferentes serão acrescentadas aos espermatozóides, as secreções das glândulas próstata e vesícula seminal, sendo suas principais funções, a nutrição dos espermatozóides e, a lubrificação dos ductos ejaculatórios. As secreções das glândulas juntamente com os espermatozóide formam o sêmen. A uretra passa internamente ao pênis, que é o órgão copulador do macho.
Sistema reprodutor feminino
Figura: Biologia, uma abordagem evolutiva e ecológica, Avancini e Favaretto. Ed. Moderna, 1997.
O sistema reprodutor feminino tem além da função de produção de óvulos pelos ovários, o fornecimento de um local apropriado para a fecundação e para a implantação do embrião.
A fecundação normalmente ocorre nas trompas de Falópio (Tuba uterina), podendo ocorrer as vezes a nível uterino.
Ciclo menstrual
Figura: Biologia, uma abordagem evolutiva e ecológica. Avancini e Favaretto, Ed. Moderna, 1997.
O FSH, produzido pela hipófise, atua na maturação dos folículos ovarianos. Durante a maturação do folículo ovariano ocorre produção pelo mesmo de estrógeno, que tem função de iniciar a formação do endométrio e, dos caracteres sexuais secundários femininos, porém, também age na inibição do FSH e, ativação do LH. O hormônio LH por sua vez, irá promover a ovulação, normalmente no 14o dia. O LH atua também como estímulo para o corpo lúteo secretar progesterona e estrógeno, importantes para a manutenção do endométrio. Não ocorrendo fecundação, o nível de estrógeno e progesterona diminui, e o endométrio se desfaz, sendo expelido na forma de menstruação. Esse ciclo dura aproximadamente 28 dias, tendo seu início no primeiro dia da menstruação.
Obs: As pílulas anticoncepcionais são formadas basicamente por grande quantidade de estrógeno e pequena quantidade de progesterona, sua ação será na inibição de FSH, propiciando o não desenvolvimento dos folículos ovarianos, resultando portanto, na não formação de gametas femininos.