Maravilhosa explosão III

Giordano Maçaranduba

Que o universo era constituído somente de idéias, a essa altura vocês já estão cansados de ler nos meus artigos. Os artigos anteriores diziam que o mundo é constituído de onomatopéias ou adjetivos, mas tudo isso é besteira, o mundo é constituído de metáforas.

O mundo era só idéias e explodiu ao descobrir que ele conseguia re-significar as palavras usando outras palavras para definir palavras suas. Isso é uma coisa impressionante até para uma idéia grandiosa como o universo. Então a explosão foi mais que justificada.

A maioria (quase a totalidade das lendas de criação do mundo) demonstram que o mundo foi criado por metáforas, já que as próprias estórias são metáforas da criação do mundo. O mundo é uma metáfora da existência humana, na verdade é uma metáfora de uma metáfora. A própria existência humana é uma metáfora.

Por isso que o mundo é algo que se refere a outro objeto, uma idéia que se refere a outra. Devido ao material de que é constituído o mundo acaba não sendo o que é, já que ele é constituído de referências aos objetos. Então o mundo é referencial e por isso relativo, inexato e mutante.

(Pensar...)

Giordano Maçaranduba é estudante do 4o. ano de jornalismo da UFG.

Mande um e-mail para Giordano Maçaranduba ou para a direção do jornal.

Artigos exclusivos

© 1997 1998 1999 Jornal Integração Todos os direitos reservados
1