Semiótica da Cultura Trivial
Curso de extensão
Resumo:
O curso pretende discutir os efeitos estéticos da cultura de massa sobre as formas de sociabilidade das sociedades contemporâneas. Como se escrevem e como são lidos os filmes, quadrinhos e novelas de detetive, suspense, terror, romance, aventura? Começaremos redefinindo as dimensões dos efeitos causados pela indústria cultural sobre as diversas platéias contemporâneas, incentivando uma discussão sobre as diferenças entre uma cultura canônica e a cultura trivial. Em seguida, com apoio da semiótica, abordaremos a tipologia e os aspectos estruturais e ideológicos dessas narrativas.
Programa:
Aula 1: Introdução à narratibilidade contemporânea - Buscando a compreensão das dinâmicas culturais das sociedades capitalistas contemporâneas, revisaremos os conceitos de sociedade e cultura de massa e de indústria cultural. Num mundo crescentemente mediatizado, quais os sentidos e quais os conceitos da cultura? Quais as diferenças entre uma cultura canônica e a cultura trivial?
Aula 2: Gêneros da cultura trivial - Cotidiano, lazer e banalidade. Quais as características da cultura trivial? Quais os seus gêneros? Nesta aula pretende-se situar as grandes características dos gêneros triviais. Novelas de detetive, de suspense, de mistério, de aventura, de terror, de ficção-científica, de far-west, de amor.
Aula 3: Por uma semiótica da cultura trivial - A aula será uma introdução ao método semiótico e, ao mesmo tempo, uma sistematização das características semióticas da cultura trivial. Estruturas, lexias, semas e simbologias. Como a cultura trivial é dita?
Aula 4: Semântica geral do narrar trivializado - Estudo e discussão das tipologias da cultura trivial. Personagens, cenários, idéias, parábolas, ideologias. Como se constroem as semânticas do gênero?
Aula 5: Pragmática geral do narrar trivializado - Estudo e discussão das estruturas e combinações leitoras da cultura trivial. Como a estética trivializada interage no mundo contemporâneo? Quais seus efeitos sociais? Quais as dimensões da sua ação simbólica sobre o imaginário social? Como se dá a leitura da arte trivial pelas diferentes platéias?
Serviço:
Data: 08 a 12 de fevereiro
Horário: 19 às 22 h
Local: Auditório do Curso de Comunicação da UFPa
Carga Horária: 15 horas
Contato: 211-1586 (11 às 17 hs)