Prof. Fábio Fonseca de Castro da Gama - Departamento de Comunicação, Universidade Federal do Pará

Ementas e programas de cursos e palestras

 

 

Nome do Curso: Uma crítica da função estética nas sociedades de consumo

Disciplina: Comunicação, Cultura e Estética Contemporâneas

Oferta: Graduação em Comunicação Social, UFPa.

Data: Setembro a Novembro de 1997

CH: 60 h

Resumo: O objeto central do curso será a crítica da estética das sociedades urbanas contemporâneas, ou seja, uma crítica da função estética nas sociedades de consumo. Na primeira parte do curso estudaremos o conceito de estética em suas raízes filosóficas. Estaremos buscando constituir uma base teórica imprescindível para a crítica posterior. Num segundo momento, vamos adquirir outra base, desta vez metodológica, a fim de que nos capacitemos para uma análise mais científica do objeto central do curso. No terceiro momento, enfim, esboçaremos uma compreensão e uma crítica do conflito estético contemporâneo. O curso será completado com "leituras" de enunciados culturais contemporâneos, com análises feitas pelos alunos e com uma leitura completa de um dos textos fundamentais da estética, a "Poética", de Aristóteles.

Programa:

I. O Conceito de Estética (Aula 1: O conceito de estética em Platão e Aristóteles; Aula 2: O conceito de estética em Santo Agostinho e São Tomás de Aquino; Aula 3: O conceito de estética no Renascimento e no Empirismo; Aula 4: O conceito de estética no Iluminismo e em Kant; Aula 5: O conceito de estética em Benjamin e Baudrillard)

II. Metodologia (Aula 7: Signo e símbolo estético; Aula 8: Análise das formações discursivas em Foucault; Aula 9: Análise estilítica; Aula 10: Análise semiótica; Aula 11: Estética e ideologia

III. O conflito estética contemporâneo (Aula 13: Economia política do signo e sociedade de consumo; Aula 14: A questão do kitsch; Aula 15: Estilística da cultura de consumo)

IV. Leituras e Análies (Aulas 16 a 20)

V. Leitura da "Poética" (Aulas 21 a 24)

 

Avaliação: Aos conceitos habitualmente empregados, corresponderá uma escala de dez pontos, com a seguinte equivalência: (0,00 a 5,99 = INS; 6,00 a 7,99 = REG; 8,00 a 9,99 = BOM e 10,00 = EXC). Essa escala é a adotada, oficialmente, pela UFPa. Uma observação: pontuação equivalente ao conceito BOM pode ser levada a EXC por "mérito".

Os elementos a serem, individualmente, levados em consideração, para efeito de avaliação, serão os seguintes: a) frequência às aulas e assiduidade na execução das tarefas (2 pontos), b) participação nos debates, capacidade crítica e articulação (2 pontos), c) trabalhos e seminários (6 pontos)

Serão realizadas três avaliações e um trabalho de grupo. As avaliações receberão 1 ponto cada e o trabalho de grupo receberá 3 pontos.

Bibliografia do curso

Aristóteles. Arte Poética. SP, Ediouro, s/d.

Bastos, F. Panorama das Idéias Estéticas no Ocidente. Brasília, UnB, 1987.

Eco, U. Apocalípticos e Integrados. SP, Perspectiva, 1990, 4ª ed.

Langer, S.K. Sentimento e Forma. SP, Perspectiva, 1980.

Nunes, B. Introdução à Filosofia da Arte. SP, Ática, 1992.

Read. H. Arte e Alienação. O Papel do Artista na Sociedade.RJ, Zahar, 1983.

 


ffcg@uol.com.br

1