Prof. Fábio Fonseca de Castro da Gama
- Departamento de Comunicação, Universidade Federal do ParáEmentas e programas de cursos e palestras
Nome do Curso:
Disciplina: Teoria da Comunicação II
Oferta: Graduação em Comunicação Social, UFPa.
Data: Setembro a Dezembro de 1997
CH: 60 h
Resumo: Neste semestre aprofundaremos a crítica da Comunicação esboçada na disciplina Teoria I. Para isso, tomaremos contato com uma seqüência de textos bem mais aprofundados do que os que foram vistos até agora. Trabalharemos com textos "técnicos" a área de vocês. Em função disso, solicito que dediquem mais tempo às suas leituras e estruturem seus estudos sob a forma de fichamentos. O curso obedecerá a um modelo de seminário, ou seja, não se trata de uma seqüência de aulas teóricas, mas sim de uma interação de aulas participativas, nas quais vamos ler conjuntamente os textos, apresentar nossos fichamentos e nossas sínteses para o grupo e debater a centralidade dos temas apresentados.
A seqüência dos textos que vamos trabalhar obedece a uma tentativa de especificar e fazer interagir a seguinte ordem de temas: 1) Uma caracterização da sociedade contemporânea como um espaço articulado a partir de uma sígnica do capital; 2) Uma análise do papel social dos meios de comunicação na formação dessa sociedade; 3) Uma compreensão da estrutura ideológica e significante dessa sociedade; 4) Uma crítica da economia política do "objeto-signo".
O objetivo deste curso é capacitá-los a discutir, com profundidade, a função signica das sociedades contemporâneas, ou seja, capacitá-los a compreender o fetiche mercadológico e ideológico do tempo em que vivemos. Com isso, gostaria de fornecer a vocês algumas estratégias de debate e auto-crítica que, creio, são fundamentais para o seu futuro profissional.
Avaliação: Aos conceitos habitualmente empregados, corresponderá uma escala de dez pontos, com a seguinte equivalência: (0,00 a 5,99 = INS; 6,00 a 7,99 = REG; 8,00 a 9,99 = BOM e 10,00 = EXC). Essa escala é a adotada, oficialmente, pela UFPa. Uma observação: pontuação equivalente ao conceito BOM pode ser levada a EXC por "mérito".
Os elementos a serem, individualmente, levados em consideração, para efeito de avaliação, serão os seguintes: a) frequência às aulas e assiduidade na execução das tarefas (1 ponto), b) participação nos debates, capacidade crítica e articulação (2 pontos), c) organização dos fichamentos (2 pontos); d) seminários (3 pontos), e) trabalho final (2 pontos).
Programa:
1. Mal Estar e Compreensão do Mundo
2. A Revolução Mediática (2.1 A Passagem do oral para o escrito; 2.2 A Passagem do escrito para o impresso; 2.3 A Passagem do impresso para o visual)
3. A Economia Política da Comunicação (3.1 A informação enquanto mercadoria; A relação entre comunicação e produção; Teorias do Consumo)
4. Crítica da Economia Política do Signo (4.1 A função social do objeto-signo; 4.2 A gênese ideológica das necessidades; 4.3 Fetichismo e ideologia)
5. Modernidade e Comunicação (5.1 A ideologia nas sociedades modernas; 5.2 O conceito de cultura; 5.3 O desenvolvimento das indústrias da mídia)
6. Cultura de Consumo e Globalidade (6.1 A cultura de consumo; 6.2 A gênese do capitalismo tardio; 6.3 Economia fordiana x acumulação flexível)
7. A sociedade da acumulação flexível (7.1 Modernidade x Pós-modernidade; 7.2 Pós-modernidade e sociedade de consumo; 7.3 A estetização da vida cotidiana)
8. Leituras, trabalhos, pesquisas.
Bibliografia do curso
Featherstone, M. Estilo de Vida e Cultura de Consumo. In Cultura de Consumo e Pós-Modernismo. SP, Nobel, 1995
Featherstone, M. Teorias da Cultura de Consumo. In Cultura de Consumo e Pós-Modernismo. SP, Nobel, 1995
Thompson, J. B. Para uma Teoria Social da Comunicação de Massa. In Ideologia e Cultura Moderna. Petrópolis, Vozes, 1995
Baudrillard, J. A Função Social do Objecto Signo. In Para uma Crítica da Economia Política do Signo. RJ, Elfos 1995.
Baudrillard, J. Réquiem pelos Mídia. . In Para uma Crítica da Economia Política do Signo. RJ, Elfos, 1995
Jamenson, F. O Pós-Modernismo e a Sociedade de Consumo. In Kaplan, E.A (org.). O Mal-Estar no Pós-Modernismo. Teorias, Práticas. SP, Zahar, 1993