Amplificador A-1
Corrigindo o problema de offset do Amplificador A-1 da Gradiente


          Em 1979, época "dourada" do áudio mundial, a Gradiente lançava no mercado brasileiro o que viria a ser seu mais famoso amplificador de potência, o hoje lendário A-1. Um componente do não menos conhecido "system one". Interessante é que, ainda hoje, mesmo após tantos anos, encontramos vários desses amplificadores em funcionamento, nos lares brasileiros. Por este motivo, deixo aqui uma singela colaboração para resolver um defeito, importante, do A-1.
          Provavelmente você já deve ter observado que o amplificador A-1, apresenta problemas de offset. Além da incômoda tensão contínua, presente na saída, alguns leds do bargraph tendem a acender sem razão aparente.
          Apresento a você uma simples modificação para resolver, quase que em definitivo, esse problema.

          Na fig.1 pode ser observado o esquema original da malha de realimentação do amplificador. Na fig.2 as modificações necessárias, observe que acrescentei apenas dois componentes. O acréscimo de um servo controle seria uma solução mais elegante, porém, de maior complexidade.

  Fig.1

          Diagrama original da malha de realimentação
          negativa
do amplificador Gradiente A-1.
   Fig.2 
Modificação realizada por mim para resolver o problema. O capacitor de 47uF é do tipo eletrolítico com tensão de 16V, o resistor de 220k é de 1/8W.
Ajuste de offset
          1-  Mantenha o aparelho ligado por uma hora antes do ajuste.
          2-  Potenciômetro de volume no mínimo e sem carga na saída do amplificador.

          3-  Monitore, com um voltímetro, a tensão presente nos bornes de saída do canal esquerdo.

          4-  Ajuste o trimpot  R-307 até obter 0 (zero) Volt.

          5-  Repita os procedimentos para o canal direito.
          Após a modificação, a resposta de freqüência será plana a partir de aproximadamente 1 Hz. Assim, o amplificador não irá mais amplificar corrente contínua.
Conclusão

          Com o acréscimo de apenas dois componentes reduzimos a níveis aceitáveis o desvio de offset e ainda deixamos de amplificar  qualquer componente DC que eventualmente esteja presente à entrada do amplificador, garantindo assim uma vida útil maior ao alto-falante.

         A modificação proposta não afeta a qualidade sônica do A-1.

Obs.: O filtro subsônico do A-1 também rejeita uma possível componente DC presente na entrada do amplificador, mas o uso deste recurso não resolve o problema do offset.

2001
Carregue a imagem ou utilize os links abaixo para navegar neste Site.
Copyright© 1997-2008 Fabio Mauricio Timi - All Right Reserved.
Home  |  Editorial  |  Artigos  |  Projetos  |  Lab  |  FAQ  |  Glossario  |  News  |  E-Mail  |  Links  |
1