O . Q U E . S Ã O
V Í R U S ?
{by IVANOV©}
Calma! Se você já estava picando a mula porquê viu essa janela em ação pode ficar sossegado! Ela não é vírus. É um simples e inofensivo Gif animado. Você pode até puxar ele pro seu HD e mandar de presente praquele amigo pentelhésimo só pra dar uma zoada que não tem problema. Essa eu garanto. Essa animação está aí pra mostrar que um vírus é uma coisinha pequeninha que sempre assusta a galera do surf.
Ufa! O que é então um vírus de computador??? Bem, se você precisou vir até este Link pra descobrir, então eu vou precisar ser mais didático: um Vírus de computador é um códigozinho que fica instalado em seu micro e que ordena que algumas tarefas sejam executadas de forma estranha ao usuário. Um vírus pode fazer praticamente qualquer coisa em sua máquina, inclusive formatá-la, ou seja, deletar TODOS os arquivos e programas que você tem nela. Portanto tome cuidado com eles. Os meninos não são brincadeira, heheheheheheheeeeee... Vírus geralmente são minúsculos, possuem desprezíveis bytes de tamanho e causam na maior parte das vezes Gigabytes de dor-de-cabeça. Já vi um deles desabilitar os anti-vírus existentes na máquina pra não ser detectado e não deixar nenhum outro anti-vírus mais novo ser instalado. Como a máquina em questão podia ser formatada, a solução nesse caso foi transferir todo o seu conteúdo - com vírus e tudo - pra outro HD, formatar o HD anterior totalmente, instalar nele novamente a plataforma com uma versão de anti-vírus atualizada e então puxar todos os arquivos pra ela de novo. Quando os arquivos contaminados chegaram, já encontraram o novo anti-vírus instalado e então ficou fácil. Concordo que não foi uma solução brilhante, mas foi a que menos deu trabalho pro caso. Na minha opinião, a regra é: "Faça rápido. Fazer rápido é fazer melhor.".
Os vírus podem ser detectados, em muitos casos, por um anti-vírus, mas isso não é regra. Como eu vou explicar isso a você se você não sabe nada de vírus ou de programação??? Bem, vou tentar assim: um anti-vírus detecta um vírus em um sistema porquê ele encontra as linhas de programação que constroem o vírus e os tornam vírus. O anti-vírus reconhece o vírus pelo modo como ele foi programado ao ser criado, entendeu??? Mas essas linhas podem ser camufladas ou programadas de modo a escaparem da varredura dos anti-vírus. Um amigo meu uma vez me propôs que se poderia construir um vírus que desativasse o seu anti-vírus, mas não da forma como o vírus que eu citei há pouco. Esse "retrovírus" faria com que qualquer usuário mais leigo tivesse a certeza de que o seu anti-vírus estivesse funcionando normalmente, pois ele realmente o estaria aos seu olhos, mas na verdade não saberia ele que sua máquina estava completamente desprotegida, à espera de novas pragas eletrônicas. Pra quê serveria esse vírus? Bem, pra sacanear o dono do computador contaminado. Só. Talvez se eu parar pra pensar por mais tempo eu possa te dar uma explicação do tipo: "Uma vez ele instalado no sistema visado, pode-se contaminar a máquina com outros vírus. Então, como todos acham que o Anti-vírus está Ok e mesmo assim aparecem problemas, chama-se o técnico. E você é o técnico!!! Mas você não quer ganhar dinheiro limpando máquinas contaminadas por você mesmo, e sim copiando as informações disponíveis na máquina contaminada. UAU!!! Emocionante. Super 'Sandra Bullock e a Rede', mas foi a melhor explicação que eu pude imaginar pra uma coisa dessas, hehehehehheheheheheeeeee..."
Existem vários tipos de vírus: os criptografados, que codificam parte de seus códigos pra não serem detectados, os que ficam residentes na memória, os polimórficos, os de disco, os de Macro... Vírus de Macro são os mais comuns. Há uma legião deles só no laboratório de informática da sua Faculdade ou no microcomputador do seu vizinho, aquela máquina onde todo mundo fuça e abre disquetes vindos do inferno e dos mais infectados locais do planeta. 90% dos micros do mundo devem estar contaminados por um deles neste exato momento. Um Vírus de Macro é um dos tipos mais comuns. Ele é escrito na linguagem Macro de um programa, e se aproveita da própria habilidade que esse programa tem de executar tais Macros em algumas situações específicas para então espalhar o Caos determinado por ele. Muitos criadores de vírus usam linguagem Assembly, que é um inferno pra quem nunca mexeu com programação.
Você pode infectar sua máquina com vírus de várias formas: executando nela arquivos de origem desconhecida, abrindo arquivos contaminados, como no caso do WORD e do EXCELL, por exemplo, ou tentando criar um deles em seu micro. Se você acha que essa última não é possível, então pague pra ver. Titio IVANOV não ensina a fazer vírus porquê isso não levará você a lugar nenhum, a menos que você esteja querendo aprender a criá-los para poder limpar sistemas contaminados por eles algum dia. Mas, se quiser uma ajudazinha pra se autodestruir, vou ensinar uma coisinha idiota feita em Macro. Qualquer Chimpanzé faz:
Abra o seu Word, e feche qualquer arquivo que você esteja usando nele, mesmo que esteja em branco. FECHE TUDO!!! Pronto??? Bem, então agora vá em "FERRAMENTAS" e desça até a opção "MACRO". Em "MACRO" você vai optar por "MACROS". Se quiser pular isso tudo, depois de fechar os arquivos do WORD, dê um ALT+F8. Agora você coloca um nome pra Macro que deverá ser "AutoExec", pra rodar toda vez que alguém inciar o WORD. Já fez isso? Agora você vai em "CRIAR" e então você vai ver duas linhas: "Sub MAIN" e "End Sub". Você vai digitar algumas coisinhas entre essas duas linhas:
Sub MAIN
MsgBox "Oi, Tudo bem? Como vai sua família, heim,
cara?", "A minha vai bem", 5
MsgBox "Isto aqui vai sempre aparecer agora, é???",
"PutZ, acho q vai!!!", 16
MsgBox "Bem que o IVANOV avisou", "Que
porKaria!!!", 64
End Sub
Agora salve no arquivo "Normal.DOT". Pronto. Você acaba de fazer uma asneira em sua máquina. Espero que o McAfee limpe essa pra você. Como você faz para limpar??? Bem, você deveria ter visto isso antes de fazer. Agora você se autocontaminou. Toda vez que você iniciar o seu WORD vai ter uma surpresa e se lembrar de mim. Titio IVANOV não vai ensinar a limpar a sua sujeirada pra você aprender mais rápido que essa coisa de criar vírus faz xixi na mão de criança. "IVANOV, VOCÊ É UM ANIMAL DE TETAS!!!" - Você grita - Mas veja bem, eu até que sou legal. Enquanto você acreditar em mim quando eu digo que uma pessoa inexperiente pode se dar mal com essa história de criar Vírus, não vai tentar contaminar ninguém com um deles. E também não vai se sentir seduzido em criar alguns vírus dos tutoriais que estão nesta sessão. E o principal: não vai destruir seu sistema com um vírus mais poderoso criado por você mesmo num lapso de brilhantismo osmótico ou numa outra asneira qualquer.
Rapaz, preste atenção, se você ainda não entendeu o que são EXATAMENTE esses Vírus, cuidado: não facilite com eles. Nem sempre eles são inofensivos como o GIF animado do alto da página. Eles se multiplicam como uma forma viva de verdade, contaminam outras máquinas e arquivos, muitos são mutantes e literalmente matam seu sistema. Daí será simples: formate o cazzo do seu micro, se o vírus não tiver feito isso por você ainda e aprenda mais esta lição...