CRIANDO PERSONAGENS
{ by IVANOV© }
Quando alguém quer ou precisa se passar por outra pessoa, a primeira coisa que precisa fazer é criar uma personagem. Criar uma personagem para qualquer finalidade na Net, é totalmente diferente de se criar uma personagem para um livro ou para um conto. É diferente porquê na Rede essa sua personagem precisa interagir e responder imediatamente às mais diversas situações, ela precisa ser bem mais real do que aquela que seria se estivesse comprometida apenas à situação de mera personagem de uma história que cujo caminhos já foram escritos. Ela precisa reagir corretamente à cada situação em que for colocada. Na Net a exposição é bem maior e a personagem precisa ser mais bem projetada e flexível.
Nem sempre as pessoas conseguem fazer isso da maneira certa. Mas você pode me perguntar: "Pra que raios alguém pode 'precisar' se passar por outra pessoa???" Simples. Porque nem sempre aquilo o que a pessoa é na verdade é o suficiente para que ela consiga o que deseja. Não se pode esquecer que a maioria das pessoas idealizam as pessoas com quem estão se relacionando quando estão conversando na Internet.Quase todas as experiências que eu tive pela Rede demonstraram que na verdade ocorre muito uma forte tendência à "projeção" de alguém considerado ideal na pessoa com quem se etá teclando. Esse alguém ideal pode ser real ou não. Quando é real a coisa se torna um pouco mais delicada, pois o objeto da pessoa com quem se está teclando também assume uma "forma real". Um nome igual, uma característica igual àquela considerada ideal será o suficiente. Acredite, o que virá depois será resto, a própria pessoa tratará de adaptar as suas características à suas necessidades psicológicas. Cuide para que isso não aconteça contigo.
E você, após estar lendo isto o que eu disse, pode estar se perguntando: "Mas qual a relação que tudo isso tem com se criar uma personagem?" Também é simples: se alguém precisa se aproximar de você por qualquer motivo que seja, a primeira coisa que fará será "estudar" os seus sentimentos. Sentirá aquilo o que é importante para você e então fará com que você acredite que essas são suas características principais (dela). Vamos analisar o assunto como se você estivesse se passando por alguém para enganar outro alguém. Acho que será mais simples de você entender:
Primeiro você começa a fezer perguntas simples, aparentemente inocentes, mas que dirão o que você quer saber sobre a pessoas. "Você falará sobre alhos e descobrirá sobre os bugalhos". Mas detalhe: não dirá nada sobre sobre você mesmo, pelo menos o realmente relevante e neste momento. Não dirá porquê este momento é onde você irá descobrir quem é a pessoa com quem está teclando. É o momento em que você estará começando a criar a sua personagem. Aqui é onde você começará a entender quais características terá que colocar em sua personagem para que ela se torne "real" pra essa pessoa.
Óbviamente, é claro que você já precisará ter uma identidade básica. O que você será na verdade não importa. Pode ser um pintor, um astronauta, um alienígena ou um duende. As diferenças estarão nas idiossincrasias de sua personagem. Você entenderá melhor o que são idiossincrasias no item IDIOSSINCRASIAS, que está no Menu acima. A sua identidade básica pode ser muito bem trabalhada, desde que não traga características que comprometam a adaptação da personagem ao ideal que você for descobrindo ser para a pessoa que está querendo convencer de algo. Você não poderá ser um caçador e ser filiado ao Greenpeace e adorar animais, nem ser um nazista judeu, ou um conservador convicto que aceita o homossexualismo. Portanto seja coerente e procure "criar alguém" coerente. E principalmente, preste atenção sempre que alguém venha conversar com você usando algumas das técnicas que foram apresentadas aqui.
É claro que o assunto é muito mais extenso e muito mais complexo do que se pode tratar em uma matéria pra um veículo qualquer, mas é por aqui que precisamos começar. Tratar do comportamento humano é bem mais complicado do que tratar do "comportamento" de um sitema. Na medida em que dúvidas forem surgindo, esta sessão irá crescendo até se tornar mais completa e útil pra você.