InFormativo - Ano V, nº 1, Agosto de 1999

Editorial

Julieta B.R. Desaulniers

Previsões de alguns analistas têm insistido que “velocidade e agilidade devem ser objeto de sérias análises por parte de todo agente social que quer crescer ou, pelo menos, sobreviver até 2010”. Nesta época, a massa de conhecimento que hoje dobra a cada dois anos, dobrará a cada oitenta dias. Em conseqüência disso, um trabalhador intelectual precisará de pelo menos seis a oito anos de intensa preparação para se adequar às habilidades mínimas exigidas pelo novo ambiente. Práticas e movimentos sociais, atentos a esse ritmo turbulento de mudanças, vêm intensificando cada vez mais sua mobilizaçâo em busca de meios e estratégias que lhes possibilitem uma inserção minimamente sintonizada com tal cenário que supõe, desde já, profundas rupturas caracterizadas pela desterritorialização, pluralidade de tempos e espaços que fazem com que lugares e tempos se misturem.
Nesse mesmo sentido, a equipe vinculada à linha de pesquisa Formação, Trabalho, Instituição tem-se empenhado constantemente, através de várias iniciativas, para construir um processo de formação e de produção de conhecimentos, capazes de incorporarem os principais saberes e relações que configuram essa era marcada pela digitalidade. Alguns resultados desse esforço, materializado de diversas formas, constam no presente número do nosso InFormativo.

 

A linha de Pesquisa na 51ª Reunião Anual da SBPC


51ª Reunião Anual da SBPC

Honor de Almeida Neto

No período de 11 a 16 de julho, a PUCRS foi palco da 51ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), tendo como tema central: “Mercosul, a quebra das fronteiras ”". Com uma programação intensa que envolvia minicursos, simpósios, conferências, apresentação de pôsteres e uma série de atividades culturais, estudantes e pesquisadores tiveram oportunidade de apresentar seus trabalhos e acompanhar as discussões em torno das mais diversas pesquisas realizadas em várias áreas da ciência, que contam com representantes dos diversos Estados do Brasil. O evento teve cobertura intensa da mídia, dada a sua importância, tendo sido muito elogiada a organização do mesmo, com destaque para a excelente infra-estrutura da nossa universidade, a riqueza do material de divulgação turística da cidade e do Estado, somados à tradicional hospitalidade do povo gaúcho. Isso tudo aumenta a responsabilidade dos organizadores do próximo SBPC, a UNB/Brasília-DF.
Além dos temas ligados à questão do Mercosul, destacaram-se também as discussões em torno da utilização de produtos transgênicos e dos cortes nos investimentos nas áreas de pesquisa, sobretudo a diminuição ou extinção de bolsas de incentivo em todos os níveis no país. O encontro se constituiu numa oportunidade ímpar para a troca entre os cientistas e/ou futuros cientistas brasileiros, através de debates e experiências, visando ampliar os intercâmbios e estratégias voltados ao fortalecimento das pesquisas no país. Sem dúvida, um evento desta dimensão aumenta a motivação, a auto-estima e o interesse científico dos envolvidos, o que por si só justifica todos os esforços empreendidos há tantos anos para a manutenção desse acontencimento, significando novos passos em direção a possíveis mudanças desses investimentos, associadas ao nosso país.
 

7ª SBPC Jovem

Leandro R. Pinheiro

Junto à 51ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ocorreu, também, a 7ª SBPC Jovem, destinada aos estudantes e professores de nível fundamental e médio (inclusive técnico), disponibilizando os recursos da PUCRS para os interessados em participar da programação oferecida à comunidade. Pois bem, a equipe que integra a linha de pesquisa Formação & Trabalho & Instituição participou do evento em várias modalidades. Assim, procurando demonstrar parte dos resultados de nosso trabalho, expomos a seguir, o programa de nossas atividades.  

PROGRAMAÇÃO DA LINHA DE PESQUISA F&T&I NA 51ª SBPC E 7ª SBPC JOVEM

APRESENTAÇÃO DE PÔSTERS

 

PALESTRA

 

RELATO DE EXERCÍCIO CIENTÍFICO

 

Notícias


Novas integrantes da linha FTI

Clarissa Fonseca de Castro
Michele Stephanou

Ingressar em um grupo já em andamento pode não se constituir em uma tarefa das mais fáceis, porém ao iniciar nossa participação na Linha de Pesquisa, na metade do semestre letivo/99, foi uma agradável tarefa. Tarefa que pretendemos dar continuidade, pois se tornou importante e fundamental para a construção do nosso habitus científico.
Fomos muito bem recepcionadas pelos integrantes do grupo, que nos colocaram a par do tema a ser estudado. O contato com mestrandos, doutorandos e bolsistas de iniciação científica e a troca de informações e experiências contribuem, sempre, para nossa trajetória acadêmica. Nesse espaço de saber, buscamos refletir sobre novas formas de organização social relacionando-as com a produção universitária.
 

Estágio no Exterior

Mônica Bragaglia

Realizar um estágio no exterior como parte de um processo planejado de formação implica variadas possibilidades e rupturas. Minha viagem a Quebec/Canadá para realizar um estágio na Universidade de Laval teve três motivos principais: aprendizagem de uma outra língua, considerando este aspecto como essencial ao prosseguimento de uma formação continuada; conhecimento de questões que possam tensionar o objeto de pesquisa da minha Tese de Doutorado e uma maior aproximação das questões referentes às áreas em que atuo, ligadas à profissão de Serviço Social (formação, projeto ético, instrumentais utilizados, referenciais teóricos e metodológicos empregados, produções teóricas, pesquisas...), com outras formas de intervenção profissional.
No decorrer do tempo do estágio, realizei diferentes atividades para alcançar tais objetivos: pesquisas em biblioteca, livrarias, contatos e reuniões com a Escola de Serviço Social da Universidade Laval, contato com órgãos públicos e privados que atuam em diferentes esferas da realidade, como também com a Ordem Profissional dos Trabalhadores Sociais de Quebec, além de assistir a defesas de Teses de Doutorado e várias conferências proferidas por especialistas da área de Ciências Humanas e Sociais.
A aquisição de novos saberes se deu através desses espaços mais formais, mas também foi constantemente instigada pelo conjunto de situações vividas que provocam assim novas rupturas e novas apropriações. É preciso atenção e disponibilidade para reconhecer a complexa realidade que se oferece a cada momento em que se interage com uma nova cultura repleta de saberes, até então inédita ou despercebida por nós.
 

I Seminário em Kassel/Alemanha

Miriam Guindani

No mês de julho, de 17 a 31, participei do Seminário sobre “Campos e formas de organização do trabalho em Serviço Social: um estudo comparativo entre Brasil e Alemanha” realizado na Universidade de Kassel. Este evento é resultante do convênio entre PUCRS e a referida Universidade, possibilitando um intercâmbio entre essas duas Universidades, no ensino, na pesquisa, na extensão, bem como nas práticas profissionais.
Professores e outros doutorandos do PPG de Serviço Social, tivemos a oportunidade de apresentar nossas pesquisas abordando diferentes problemáticas da questão social do Brasil. Apresentei o trabalho intitulado: “ço Social no sistema prisional do Rio Grande do Sul”. Também realizamos visitas a diferentes instituições, conhecendo experiências muito interessantes para serem analisadas como alternativas para problemas brasileiros emergentes.Observamos que a atuação do Serviço Social efetiva-se principalmente junto às políticas municipais, em decorrêcia da política de seguridade existente na Alemanha, bem como no terceiro setor que atua nesse país. Foi uma experiência muito produtiva, em que se identificaram elementos comuns na identidade da profissão, apesar da diversidade histórica, política e cultural dos dois países.
De 01 a 06 de agosto aproveitamos para visitar os cursos de Serviço Social, da Universitá Cattolica Sacro Cuore nas sedes de Milão e Brescia, na Itália. Nosso contato foi breve, mas conseguimos alguns documentos interessantes quanto à formação dos assistentes sociais, além de diversas obras sobre as principais políticas sociais e legislações que os trabalhadores sociais utilizam em tal país.
 

Aconteceu!

DEFESA DE MONOGRAFIA - CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/PUCRS
Título: “ Instituto Superior de Educação de Cabo Verde e a formação”
Paula C. R. Amado
Orientadora: Julieta Beatriz Ramos Desaulniers
Data: Junho/99
 
DEFESAS DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PPG EM SERVIÇO SOCIAL/PUCRS
Título: “ texto da Zero Hora, sob o olhar de Bourdieu, assim eu percebi as principais tendências para o século XXI”
Marina Patrício Arruda
Orientadora: Julieta Beatriz Ramos Desaulniers
Data: Junho/99
 
Título: “çamento Participativo e a formação para a cidadania”
Margarete Penerai Araújo
Orientadora: Julieta Beatriz Ramos Desaulniers
Data: Junho/99
 

 

Obras Recebidas

ALMEIDA, Paulo Roberto de; CHALOULT, Yves (org.).“, NAFTA e ALCA: a dimensão social”. São Paulo: LTR, 1999.

“ - Série: Historia y prácticas pedagógicas”. San Luis: Laboratório de Alternativas Educativas, novembro de 1998.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. “ nacional e forma cívica”. Bragança Paulista, SP: EDUSF, 1998.

CORREIA, Antônio Carlos da Luz. "Dificuldades que tem um velho reino educativo em refletir o currículo e o tempo escolares". Cadernos do projeto Museológico sobre Educação e Infância - ESES, Santarém, nº 57, 1998.

FREITAS, Marco Cezar de. "Da micro-história à história das idéias". São Paulo: Cortez: USF-IFAN, 1999.

SIMON, Frank (Edit.). "PEDAGOGICA HISTORICA - International journal of the history of education". Suplementary Series, volume IV, GENT C.S.H.P., 1998.

NOSELLA, Paolo."Qual compromisso político? Ensaios sobre a educação brasileira pós-ditadura". Bragança Paulista: EDUSF, 1998.

PETITAT, André. "Éducation et implosion sociale". Revue Française de Pédagogie, Lausanne, n 124, jul-set/1998, p. 05-11.

REIS, Carlos Nelson dos; PRATES, Jane Cruz (org.). "Fragmentos de uma metrópole: meninos e meninas em situação de rua". Porto Alegre: EDI-PUCRS, 1999.

SEMINÁRIOS EM REVISTA. "Educação: nas lições do passado, as perspectivas para o futuro ". Blumenau: Universidade Regional de Blumenau, FURB, vol. 1, nº 1, março 1999.

SEMINÁRIOS EM REVISTA. "Conhecimento como rede: o sentido literal e o sentido metafórico". Blumenau: Universidade Regional de Blumenau, FURB, vol. 1, nº 2, março 1999.

SEMINÁRIOS EM REVISTA. "Pesquisar é preciso: com que recursos?"Blumenau: Universidade Regional de Blumenau, FURB, vol. 1, nº 3, março 1999.

SOUZA, Ricardo Tim de. "Sujeito, ética e história: Levinas, traumatismo infinito e crítica da filosofia ocidental". Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.


Eventos

30 a 03/09/99 - IX Congresso Brasileiro de Sociologia.
Local: UFRGS/Porto Alegre
Informações: www.sbsociologia.com.br

8 a 10/09/99 - XI Jornadas de Historia de la Educación "...para pensar el futuro".
Local: Universidad Nacional de Quilmes - Buenos Aires/Argentina

Informações: www.unq.edu.ar

25 a 29/10/99 - XI Salão de Iniciaçatilde;o Científica da UFRGS.
Local: UFRGS - Porto Alegre/RS.
Informações: www.ufrgs.br/propesq


Expediente

Organização e diagramação: Ana Paula B. V. Madruga

Revisão: Julieta B. R. Desaulniers

Para contribuições:
julietapucrs.br

 

1