InFormativo - Ano VI, nº 1, Setembro de 2000

Editorial

Julieta B.R. Desaulniers

          Rede: uma ficção, modismo ou realidade? Todos esses elementos, em alguma medida, vêm constituindo tal fenômeno na era digital e, pelos dados da atualidade, assim se configura o social especialmente as comunidades virtuais. Por isso, é imprescindível para nós, integrantes da Linha de Pesquisa FTI, empreendermos todo tipo de esforço para incorporarmos os novos códigos dessa era,   que   se     distinguem      pela construção de redes, através da multiplicidade de ferramentas e dispositivos oferecidos pelas novas tecnologias, com inúmeras possibilidades de desenvolvimento da inteligência coletiva.
O presente número do InFormativo, materializa uma forma de intensificar nosso processo de formação em REDE, ao expor aqui algumas ações, iniciativas e resultados conquistados e/ou em andamento, nesse ano 2000.


  Agende-se


Teresinha Venturin
 

             Nos últimos anos, a  Linha de pesquisa tem investido de maneira especial, na formação de jovens pesquisadores. “AGENDE-SE", um dos espaços de formação que procura intensificar a construção do "habitus" científico, nesse semestre, conta com a seguinte programação:    AGOSTO
LATOUR, B. Ciência em ação. SP: UNESP, 2000.
SERRES, M. - Luzes. SP: Unimarco Editora, 1999.
SETEMBRO
BOURDIEU, Pierre. Les usages sociaux de la cience. Paris: INRA Éditions, 1997.
- LAHIRE, Bernard (org).  Le travail sociologique de Pierre Bourdieu. Paris: Éditions la Découverte, 1999.
- BOURDIEU, Pierre. Propos sur le champ politique. Lyon: PUS, 2000.
OUTUBRO
LÉVY, P.  Inteligência coletiva. SP: Loyola, 1998
——-. O fogo liberador. SP: Editora Iluminuras, 2000.
MARTINS, F & SILVA, J (org). Para navegar no século XXI
NOVEMBRO
MORIN, Edgar. Meus Demônios
——-. Os sete saberes necessários à educação do futuro. SP: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
——-. Inteligência e complexidade.
 



Oficina digital.go.to

Marina Arruda
 

á há algum tempo, o teórico da comunicação Marshall Mcluhan dizia : “ o meio é a mensagem”. Isto porque lemos, ouvimos, navegamos e não nos damos conta de que estamos sendo condicionados pela própria natureza do que estamos fazendo como usuários desses meios de comunicação, aos quais estamos expostos. Quando entendemos e dominamos um código, tudo o que fazemos ganha uma perspectiva inteiramente nova. É nesta perspectiva que, no decorrer da disciplina Novas Tecnologias (c/profª Julieta), pudemos compreender que a construção do cidadão digital supõe inovações instauradas em práticas.
O exercício de construção de nossa home page - o resultado final transferível de nosso aprendizado - trouxe-nos novos dispositivos à compreensão da realidade. Para além da habilidade técnica, com o apoio de nosso círculo de relações, tal iniciativa exigiu-nos paciência, criatividade, habilidade na elaboração de textos curtos, busca da melhor imagem que expressasse nossas idéias e condensasse toda a gama de informações a ser difundida
Enfim, valeu a experiência, pois instaurou em nós um  habitus mais  digital!



Complexificando o habitus científico

Maria Ysabel Barros Bellini

        Morin   afirma que ... "minha vida intelectual é inseparável de minha vida. Não escrevo de uma torre que me separa da vida, mas de um redemoinho que me joga em minha vida e na vida."( 1997,p.9). Construo  aqui reflexões  sobre  a  vinda de um professor colombiano  para  estágio junto a Linha de pesquisa, em maio/2000.
        Essas reflexões são contaminadas  pelas minhas circunstâncias, pois "o hábitus faz com que os agentes se comportem de uma determinada  maneira em determinadas circunstâncias" (Bourdieu, 1996, p.251). Sentia curiosidade sobre como o convidado percebia   nossa organização intelectual, a família e a realidade brasileira, a violência no nosso cotidiano.
        Esse é o tema de minha tese: espaços domésticos, relações familiares, violência, como diferentes famílias administram seus espaços mais íntimos. Porém, deparava-me também com outro tipo de  indagação: o que é esperado de um pesquisador, ajuda-se a organizar atividades de discussão, absorve-se em  atividades de pesquisa?
        Em que momento seria adequado falar com ele sobre esses temas que eram do meu interesse, sem me sentir inadequada? A passagem de um estrangeiro no âmbito da Linha de pesquisa, provoca um pensar/repensar/ pensar, provoca mudanças no campo das idéias e dos afetos , por se estar próximo e se deixar  ser atingido por essa proximidade.
       Observo e me observo, os sentimentos são diversos e antagônicos "justamente porque me observo, não sei mais o que realmente experimento, veri ficando assim um princípio de incerteza psicológica: não se pode, ao mesmo tempo, observar-se plenamente e viver plenamente". (Morin, 1997, p.11).
        Mesmo assim, ou apesar disso, experimentamos  uma complexificação de nosso habitus e, em todos os sentidos, pois todas as nossas disposições foram tensionadas graças a essa nova relação, com a qual fortalecemos nossa rede.
 


Construíndo nosso habitus científico

Honor de Almeida Neto

olaborar na organização da visita de um professor pesquisador estrangeiro, é uma experiência muito rica. Permite refletir sobre a situação vivenciada pelo pesquisador frente ao novo, e requer uma capacidade de escolha e de síntese, fundamentais para o melhor aproveitamento desse seu investimento. Agendamento prévio dos contatos no local visitado, é decisivo para fortalecer a rede de relações do convidado, além  de aumentar    suas    chances    de   fazer   novas descobertas em sua área de pesquisa.
         Assim, vivenciamos, meio às avessas, prováveis desafios que teremos em missão no estrangeiro. Também, o papel de cicerone a que nos propomos, acompanhando o visitante Carlos E. Noguera (Colômbia), obrigou-nos a pensar sobre o que realmente somos como coletividade e o que temos de interessante para mostrar. Ao situar o visitante   em  nosso   contexto,   somos levados a uma auto-reflexão sobre nossas     representações      que,     embora construídas a partir de experiências pessoais, guardam aspectos comuns de nossa coletividade.
        Os tensionamentos provocados pela relação que estabelecemos com o novo, através do referido pesquisador, têm possibilidades de instaurar mudanças significativas ao nosso processo de formação como jovens pesquisadores.


Linha de Pesquisa em Intercâmbio


Cristiane Sander

        No último semestre, os integrantes da Linha de Pesquisa realizaram uma nova experiência, em parceria com as Fac. de Serviço Social/PUCRS, Univ. Cat. de Pelotas (UCPel) e Univ. Lut. do Brasil (Ulbra).
        Essa parceria resultou em duas mesas redondas, uma na UCPel e outra na     Ulbra,   onde    foram   discutidos  os respectivos temas: “Formação, Trabalho e Cidadania: explorando descobertas” e “Socializando experiências de formação continuada”. Tal experiência de intercâmbio, que se efetivou a partir do convite para compor uma mesa redonda, foi muito positiva, ao possibilitar a socialização de saberes, provocar rupturas em nossos habitus social e científico e estabeler novas parcerias.
        Além dos integrantes da linha, o intercâmbio se intensificou com  participação ativa do professor e pesquisador convidado, que estava realizando um estágio junto à Linha de Pesquisa FTI, Carlos Ernesto Noguera (Sociedad Colombiana de Pedagogia - Bogotá/Colômbia).


* Visitem nosso site!
http://www.geocities.com/athens/olympus/7501



  Aconteceu!
 

MESA REDONDA

·Formação, Trabalho, Cidadania
- Palestrantes:
-  Cristiane Sander
- Honor de Almeida Neto
- Julieta B. R. Desaulniers
- Maria Ysabel B. Bellini
- Mônica Bragaglia
Evento do Dia do Assistente Social
Local: UCPEL, Data: 15/05/00

·Socializando Experiências de Formação Continuada
Palestrantes:
- Ana Maciel
- Ana Paula B. V. Madruga
- Cristiane Sander
- Julieta B. R. Desaulniers
- Maria Ysabel B. Bellini
- Mônica Bragaglia
Alternativas de Inserção Profissional
Local: ULBRA, Data: 17/05/00

Sociedade da Informação e Subjetividade
Palestrantes:
- Cleci Maraschin
- Julieta B. R. Desaulniers
- Lya Luft
Evento Comemorativo do Dia do
Psicólogo
Local: Casa de Cultura Mário Quintana

PALESTRA   PROFERIDA

·Familia: a complexidade das novas relações.
1ª Jornada do Serviço Social do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Palestrante: Maria Ysabel B. Bellini
Data: 20/10/99

TRABALHOS APRESENTADOS

* V Encontro Estadual de História
Freira & Mulher: propostas e práticas que garantem uma identidade voltada ao trabalho
Teresinha Venturin
Local: UFRGS
Data:25 a 28/07/00

* VI Jornadas de História de las Mujeres y I Congresso Iberoamericano de Estudos de las Mujeres y de Género
-  Formação para cidadania: novas possibilidades de participação da freira
Teresinha Venturin
Local: Universidad de Buenos Aires
Data:2 a 5/08/00
 

* Temas de Psiquiatria 2000
- Dificuldades nas relações familiares
Maria Ysabel Barros Bellini
Local: Hospital São Lucas/PUCRS
Data:21/08/00
 

*IV Seminário Internacional de Comunicação
- O periódico Zero Hora e a formação profissional
Marina Patrício de Arruda
Local: PUCRS
Data:23/08/00
 

*VII Encontro Estadual de História
- As Congregações Religiosas e a Colonização Italiana no RS
Teresinha Venturin
Local: UFSC/Santa Catarina
Data:28 a 31/08/00
 

*II Seminário Internacional sobre o desenvolvimento da América Latina
- Globalização e os novos desafios na formação da freira, mulher, cidadã
Teresinha Venturin
Local: PUCRS
 

*II Seminário Internacional sobre o desenvolvimento da América Latina
- Novas Tecnologias em escolas de Porto Alegre e a formação do cidadão para o século XXI: inclusão ou exclusão
Ana Paula Brasil Vaz Madruga
Local: PUCRS
Data:4 a  6/09/00

*XII  SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA URFGS
-Novas Tecnologias e a Formação do Cidadão Digital (DESTAQUE)
Ana Paula Brasil Vaz Madruga
Data:11 a 15/09/00
Local: ESEF/UFRGS

*XII  SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA URFGS
-Novas práticas pedagógicas - em que velocidade?
Fabiane R. Carlotto
Data:11 a 15/09/00
Local: ESEF/UFRGS

*XXII ISCHE (Internatinoal Conference for The History of Education
-El libro en la era digital: hipertextual, imaginístico, virtual
Julieta Beatriz Ramos DesaulniersData:06 a 09/09/00
Local: Alcalá de Henares, Madri/Espanha
 

Obras Recebidas
 

    *BOOM, Alberto Martínez; VILLARRAGA, Orlando Castro; NOGUERA, Carlos Ernesto. Maestro, escuela y vida cotidiana em Santafé colonial. Sociedad Colombiana de Pedagogía,   Santa Fe de Bogotá:  Cargraphics S.A.,  1999.
    *FREITAS, Marcos Cezar de. Memória intelectual da educação brasileira. Bragança Paulista: EDUSF, 1999.
    *FRONTEIRAS - Revista de História.  Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História da UFSC e Associação Nacional de História (ANPUH-SC). Florianópolis: Imprensa Universitária, nº 6, 1998.
    *MAJOREK, Czeslaw; JOHANNINGMEIER, Erwin; SIMON, Frank (Eds.). Schooling in Changing  Societies: Historical and Comparative Perspectives.  Paedagogica Historica. Cracow Pedagogical University: [s.n.]  vol. IV, 1998.
    *SÁNCHEZ, Marlene Moncada ; NOGUERA, Carlos Ernesto. La acción de Tutela en la educación.  Sociedad Colombiana de Pedagogía,  Santa Fe de Bogotá:  Net Educativa,  1999.
    *NUNES, Clarice. Anísio Teixeira: a poesia da ação. SP: EDUSF, 2000.
Pretextos Pedagógicos - Revista de la Sociedad Colombiana de Pedagogía. Santa Fe de Bogotá: Net Educativa, nº 6,  enero-abril, 1999.
    *SANFELICE, José Luis; SAVIANI, Demerval; LOMBARDI, José Claudinei (orgs). História da Educação - perspectivas para um intercâmbio internacional. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 1999.



Expediente

* Organização: Ana Paula B. V. Madruga

* Diagramação: Ana Paula B. V. Madruga

* Revisão: Julieta B. R. Desaulniers

*Impressão: Linha de Pesquisa "Formação, Trabalho, Instituição"

Contribuições e/ou sugestões: madrvazb@pucrs.br
  1