ecos – cursos

A ecos – educação e cultura associadas desenvolveu um departamento para capacitação de professores e educadores através de cursos, palestras, oficinas, workshops em diversas áreas do conhecimento, conduzido por profissionais renomados nacional e internacionalmente.

            Apresentamos uma relação de cursos e docentes, possibilitando variações para atender às necessidades das Instituições ou grupo de educadores.

 

 

 Currículo dos Docentes

 

Airton Eiras

Mestre e  doutor em  Física Nuclear e Teórica pelo Instituto de Física Teórica da  Universidade  Estadual Paulista,  UNESP,  e  pós - doutorado no  Gessellchaft für Schwerionenforchung,   Alemanha.   Possui   diversos trabalhos publicados em revistas  especializadas internacionais,  bem  como  passagens por diferentes Congressos. Atua como professor universitário.

 

Alessandra Bonazza

Bacharel  e   licenciada  em letras  pela  USP, pedagoga,  atua diretamente  no  ensino  fundamental, desenvolve estudos na área de linguagem e constituição da individualidade no Instituto de Psicologia Sedes Sapientiae.

 

Ana Rosa Ferreira Dias

Professora de Língua Portuguesa na graduação e pós-graduação da PUC/SP, onde realizou seu mestrado, em 1986. Doutorou-se em Letras, pela USP, instituição em que também leciona. Suas pesquisas atuais se relacionam, com a linguagem da Mídia. É autora do livro O discurso da violência    as  marcas da  oralidade no  jornalismo popular- EDUC/Cortez, 1996.

 

 

Glaís Sales Cordeiro

Fonoaudióloga pela PUC/SP; mestre em distúrbios da comunicação e doutora em lingüística pela PUC/SP. Atualmente assistente de Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz na Universidade de Genebra (Suíça) – (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação).

 

Kátia Cristina Kenez

Formada em História pela Universidade de São Paulo e mestranda em História Social nesta mesma universidade.

 

Maria de Lourdes Fonseca

Pedagoga pela PUC/SP; psicologia/UNIP (Objetivo); psicopedagoga INSTITUTO SEDES/SP; psicoterapeuta; coordenadora do Projeto Educação Especial – Escola Especial/SP; Ministra cursos e palestras (último evento em maio/99 – Oficina: SENAC – O Computador uma Ferramenta de Trabalho para Alunos com Necessidades Educativas Especiais).

 

Maria Fernades Cócco

Licenciada em Letras e Pedagogia pela USP, com especialização em Buenos Aires – Argentina e Madri – Espanha. Especialização em modificabilidade da estrutura cognitiva de Reuven Feurenstein pelo Instituto de Jerusalém-Israel. Assessora em Alfabetização e Língua Portuguesa em universidades e escolas públicas e particulares. Assessora técnico-pedagógica em Planejamento Curricular-ABEC- Mantenedora dos Colégios Marista. Autora de Livros didáticos – Coleção ALP – alfabetização a 8ª série – e do livro Decifrar o mundo – Didática da Alfabetização pela Editora FTD.

 

Marli Quadros Leite

Professora de Língua Portuguesa na graduação e pós-graduação da Universidade de São Paulo, onde realizou seu mestrado, em 1992 e, também, onde doutorou-se , em 1996. É autora de artigos científicos na área de Lingüística, e do livro Metalinguagem e discurso: a configuração do purismo brasileiro, editora Humanitas/USP. Atualmente exerce, também a função de presidente da Associação de Professores de Língua e Literatura, sediada na USP.

 

Nancy Trindade

Pedagoga pela PUC/SP; psicopedagoga INSTITUTO SEDES/SP; Co-autora do livro: “Convivendo com a Pré-Escola” / Ed. Ática – 1986; cursos e palestras ministradas – Clínica Uri – Faculdade de Odontologia Objetivo/UNIP, Escola do Futuro/USP – PUC/SP; último evento em maio/99 – Oficina: SENAC/SP – O computador uma ferramenta de trabalho para alunos com necessidades educativas especiais.

 

Regina Braga

Professora de língua e literatura, Assessora  pedagógica  de  várias  escolas  de São  Paulo,  Autora do Livro Histórias do Sentimento na Literatura Editora IBEP, criadora dos projetos de leitura de paradidáticos.

 

Rosa Maria Assis

Doutora em Lingüística Aplicada a Educação.

Diretora do CENPA/BH.

 

 

 

Silvio César de Osti

Bacharel  e  licenciado  em Química  pelas Faculdades Oswaldo  Cruz,   mestrando   em  Tecnologia  Nuclear na área  de  Diagnóstico  Ambiental  na   Universidade de São Paulo, Professor de  Química  no ensino médio e Bioquímica no ensino superior. Ministra cursos de aquarismo, montagem e manutenção de terrários.

 

        Yves de La Taille

Professor do Instituto de Psicologia da USP, na cadeira de Psicologia do Desenvolvimento Moral. É co-autor dos livros Piaget, Vygotsky e Wallon, Indisciplina na Escola (Summus Editorial) e Cinco Estudos de Educação Moral (Casa do Psicólogo).

 

 

Outros Docentes

 

 

Carmen Campoy Scriptori

Doutora em Educação pela UNICAMP, membro do Laboratório de Psicologia Genética – UNICAMP, coordenadora e professora de pós-graduação em Psico-Pedagogia e Educação Infantil.

 

Jean-Marie Dolle

Professor Emérito da Universidade Lumiere-Lyon 2; Membro fundador e Presidente da APPC (Associação dos Praticantes de Psicologia Cognitiva); Diretor do Laboratório de psicologia genética cognitiva do Instituto de Psicologia da Universidade Lumiere; Diretor do Centro de Formação de Psicólogos Escolares de Lyon-2; Autor de cinco livros, já traduzidos para o português, italiano e espanhol, entre eles Essas crianças que não aprendem – ed. Vozes – e de mais de 100 artigos em revistas internacionais.

 

Lino de Macedo

Vice-diretor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, onde trabalha, em tempo integral, desde 1976. É professor titular e orientador de pesquisas, nos cursos de graduação e pós-graduação. Coordena, igualmente, o Laboratório de Psicopedagogia. Já orientou cinqüenta teses de doutorado ou dissertações de mestrado. Publicou Ensaios Construtivistas ( São Paulo, Casa do Psicólogo, 1994 ) e, em co-autoria com Ana Lúcia Petty e Norimar Christe Passos, 4 Cores, Senha e Dominó ( São Paulo, Casa da Psicólogo, 1997 ) e Aprender com jogos e situações-problema ( Porto Alegre, ArtMed, no prelo ). Publicou, além disso, dezesseis capítulos em livros e mais de trinta artigos em revistas nacionais em anais de congressos. É diretor da coleção : Psicologia e Educação, editada pela Casa do Psicólogo. É especialista na teoria de Piaget aplicada à Psicologia ou Educação.

 

Nilson José Machado

Livre-Docente da Faculdade de Educação da USP, chefia atualmente o Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. Foi professor-visitante do Instituto de Estudos Avançados da USP no Programa Educação para a Cidadania. Faz parte do Conselho de Coordenação da Catedra UNESCO/USP de Educação para a Paz, os Direitos Humanos, a Democracia e Tolerância. Publicou diversos textos didáticos e paradidáticos para os três níveis de ensino, além dos livros: Matemática e Realidade, Matemática e Língua Materna, Matemática e Educação, Epistemologia e Didática.

 

Ricardo Tescarolo

Mestre em educação pela PUC-SP, professor universitário, autor de artigos na área de Educação da ABEC – Associação Brasileira de Educação e Cultura e Diretor do CEMEP – Centro Marista de Estudos e Pesquisas.

 

Zélia Ramozzi-Chiarottino

Livre docente do Instituto de Psicologia USP, pós-doutorada em Roma (Itália), professora visitante de Lyon II (França), autora de vários livros editados no Brasil e no exterior. Assessora do CNPQ e CAPES.

 

Gerard Mendel

Formado em medicina, especialmente neuro-psiquiatria, pela Universidade de Paris. Leciona atualmente na Faculdade de Letras e Ciências Humanas Nice Sophia-Antipolis. Professor convidado das Universidades: do México ( México ), Buenos Aires, Córdoba, São Luis, Rosário ( Argentina ).

Autor de mais de 20 livros, entre eles Revolta contra os pais, uma introdução a sócio-psicanálise; A crise de gerações – Um estudo sócio-psicanalítico ;  Sócio-psicanalise  e  Educação ;  De  Fausto  a  Ubá,  A invenção do Indivíduo.

 

Silvionê Chaves

Professor desde 1978 e ator desde 1988. formado em Filosofia e Teologia e licenciado em Educação Artística, profissionalizou-se como ator na Escola de Teatro Macunaíma e é autor de livros Paradidáticos. Seu projeto “Teatro como Instrumento Pedagógico”está sendo utilizado nas Escola Maristas de São Paulo, Brasília e Cascavel, na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e em dezenas de outras escolas no Brasil.

 

Luiz Carlos de Menezes

Educador, Professor do Instituto de Física da USP e do Programa de Doutoramento da Faculdade de Educação – USP. Autor de Livros na Área de Educação.

 

 


Site Desenvolvido por

nextcom.JPG (5942 bytes)

1