ESTEREOSCOPIA

É a maneira mais antiga de ver registros e desenhos em verdadeira terceira dimensão, com relevo saíndo do plano da figura. Temos feito desenvolvimentos em visualização estereoscópica, de varias maneiras, como técnica clássica e por meio de tela difrativa, no caminho de se obter o registro e a reprodução holográfica sem necessitar de laser.

A estereoscopia consiste em registrar duas vistas de uma cena, com a câmara nas posições correspondentes ao olho esquerdo e direito.  Por diversas maneiras pode-se fazer com que depois cada olho veja exclusivamente a cena que lhe corresponde.

  Visão binocular

Note a diferença de distâncias na retina entre a representação de dois
pontos de um objeto. No caso, no olho direito a distância é pequena,
no esquerdo é bem maior.
Isto é consequência da profundidade Z entre os  pontos A e B do objeto.


jjl3d.jpg Par estéreo

Note  como a ponta da régua está em posição
diferentea respeito do rosto em cada vista.
Isto acontece por  estar ela bem a frente do rosto.

A filtragem por meio de tintas e papéis celofane coloridos é uma das mais antigas e práticas maneiras de se fazer estereoscopia.  Acostuma-se chamá-la de "anaglífica", mas sería  mais fácil de chamá-la "bicolor".  A pesar de sua aparente simplicidade deve ser realizada com muito cuidado, tanto na seleção das tintas, que são especiais, como a dos filtros dos óculos e o posicionamento dos elementos da imagem. A presença de qualquer imagem parasita estraga o efeito e incomoda ao observador.
Esta técnica é usada em revistas e jornais, em maio de 1999 apareceu nos jornais "O Estado de São Paulo" e "Folha de São Paulo".  Já foi usada no cinema, mas não pode ser usada na televisão porque o sistema de vídeo composto mistura as cores. Pode ser muito bem utilizada nos monitores de computador, ou projetando desde o computador a projetores de multimídia.
Temos realizado cenas de vídeo estereoscópicas de esta maneira, que podem ser convertidas para observação anaglífica pela captura e processamento dos quadros de vídeo.

Vejamos um exemplo:
 
 
 Montagem anaglífica de cena de vídeo.

Coloque seus óculos!

Use óculos coloridos para 3D ou um papel celofanevermelho no olho esquerdo e um azul ouverde no olho direito.


 

Com mais algum cuidado é possível reter parte da  cor nessas imagens:

Esta imagem corresponde a um trabalho de pesquisa sobre a dor de parto realizado pelo Prof. Dr. Hugo Sabatino do Grupo de  Parto Alternativo da UNICAMP. Você pode pegar a animação completa (2 Mb) da transição da dor antes e durante o parto junto com varios arquivos que constituem o visor (Aaplay) da animação.  Crie um diretório e descompacte os arquivo nele. Clique em Aawin.exe para ativar o visor e selecione o arquivo woman_rgb.flc na animação, calibrando em "Options" para um tempo mais lento de exhibição.

3D DESENHANDO PELO COMPUTADOR

Um trabalho que fizemos desenhando pelo computador está aqui, como GIF animado, mas somente será possível vé-lo ampliado se houver suficiente capacidade de transmissão em sua conexão internet a esta página:

Use óculos coloridos para 3D ou um papel celofanevermelho no olho esquerdo e um azul ouverde no olho direito.

CLIKE NA FIGURA PARA AMPLIÁ-LA (183 kb)

Ou  pegue o arquivo gif animado fb00_04gif.zip (187 kb)  ,  ou então o arquivo mais completo fab_vv_flc.zip (6 Mb) no site ftp público da UNICAMP ou solicite-o ao Prof. Lunazzi. Ele vem com  o visor Aaplay como indicado acima..

MAIS ESTEREOSCOPIA

A estereoscopia tem o seu papel na visualização tridimensional por ser o mais simples dos sistema, mas necessita de acessório para a visão e cena desloca junto do observador, de maneira irreal. A realidade virtual é baseada em capacete e sensoriamento do mesmo de modo a recriar a cena conforme o movimento da cabeça do observador, mantendo a cena em lugar fixo e podendo ser colocada em todo um ambiente.  A tela holográfica elimina a necessidade de óculos, mas no momento não poderia preencher um ambiente completamente.

Sabia que a estereoscopia permite que, no mundo inteiro, os caçadores de cometas possam detectar mudanças imperceptíveis na posição dos astros no céu?

Uma das aplicações mais recentes e interessantes foi a transmissão de imagens em 3D desde Marte.

Para ver mais destas imagens da NASA visite:

http://www.lpl.arizona.edu/imp/stereo/

E, se quiser navegar por Marte com mais recursos:

http://mars.jpl.nasa.gov/vrml/qtvr_stereo.html (necessita carregar o programa Quick Time VR).

Você gostaria de fazer um curso pela internet sobre estereoscopia?  Escreva para o Prof. Lunazzi: lunazzi @ scientist.com

Veja alguns exemplos de fotografía estereoscópica feita por Ivan C. Monsão,

Livro:  "Estereoscopia no Brasil", José Inácio Parente, Ed. Sextante.  Este livro me foi citado por um visitante da página, mas segundo referência da Livraria Cultura, está esgotado. Alguém sabería me indicar como achá-lo?



FOTO ESTÉREO DO LULA
No dia em que Lula foi eleito, a vinheta do programa de TV que reportava sobre o triunfo mostrava o rosto do candidato com variações no que se percebía na profundidade. Descobri assim se tratar de imagem apta para conversão a 3D, e foi o que fiz e coloco aqui. Desta vez, desculpem, com (c)  todos os direitos reservados (não poderão copiar sem minha autorização).

Lula 3D (clike na imagem para vé-la melhor).


<> Poderei um dia ministrar curso sobre "Imagens tridimensionais" como o proposto em julho de 2.003, Divulgue!

<> Um livro na rede: http://www.3d.curtin.edu.au/cgi-bin/library/mckay.cgi


VOLTA A PAGINA PRINCIPAL DO DR LUNAZZI

1
1