Meios de comunicação

São meios que tem muita influência política, como foi visto ja desde a época de Hitler, quando a propaganda nazista se baseou na violência assasina e nesses meios para que uma minoria (embora numerosa) detivesse o poder.

O controle deles é fundamental, a primeira coisa que um golpe de estado faz é tomá-los sob seu controle.

Os livros futuristas que tendem a ver o progresso negativamente (1984 de Orwells, Farenheit 641 de Ray Bradbury, e outros) tal vez não acertaram com precissão suas predições. Ou sim? Repensando a situação hoje, vejo que não erraram tanto.

O controle dos meios, principalmente os eletromagnéticos (desculpem o termo físico, podería ser "radiodifusão", como disse o Senador Pedro Simon ha dois dias 07.04.00) é tão grande que se ve a perseguição às rádios comunitárias até nos EUA.

As radios comunitárias argentinas existem, apoiadas pelo prêmio Nobel da Paz Perez Esquivel, ícone contra as ditaduras.

Às TVs comunitárias do Brasil lhes foram vedados recursos para funcionar. Sendo trabalho voluntário, sem recursos e sem poder utilizar propaganda, como pode-se pretender que tenham boa chance de funcionar?

Fizemos (1.996-2.001) a TV Comunitária de Campinas criando a EUCAMP, associação que a administra.  Embora com poucos recursos, solicitações de pareceria que não receberam consideração (UNICAMP), e muitos outros empecilhos, ela está transmitindo. Inicialmente era o canal 10 na Net, que um ano depois foi deslocado arbitrariamente e contra nossa vontade para o canal 8. Usávamos o slogan "Somos 10", com muito entusiasmo.

Seria mais longo contar sua trajetória, no momento não disponho de tempo para fazé-lo, porém a quem se interessar pelo assunto posso lhe passar mais referências sobre o exposto nesta página.

Criei esta página hoje para colocar a matéria que saiú no jornal "Correio Popular", "Para Transver o Mundo" (capa 69 kb e texto 256 kb) assinada pelo reitor da universidade católica que, acredito, alude a nós injustamente ao citar "jovens inexperientes" fazendo TV.
Não sou assinante da TV a cabo por ser ela das mais caras do mundo (quando ela surgiú em Campinas, costava três vezes mais do que na Argentina, e não trazia canais com conteúdo gerado em latinoamérica), não posso hoje defender em detalhes nossa programação, mas conheço o suficiente o Canal Comunitário como para ainda poder defendé-lo e dizer que é um espaço garantido para quem tiver material em vídeo e quiser colocar.  Se não gratuitamente (pode até ser) por preço muito menor que o de qualquer canal semelhante.  Fazer um vídeo, então, pode chegar a ser caro, veiculá-lo no Canal Comunitário, não.

COMENTÁRIOS DO 13.01.02

A idéia de que o público pagasse para manter a TV Comunitária, me levou ha, ha coisa de um ano atrás, enviar uma mensagem para a Rádio Morena FM (100,3) de minha cidade. Nela aludia à inclussão de música fora da tradicional (ouvia a Morena quase que como única rádio, desde que foi inaugurada), acusava de "jabaculé", e propunha que o público e não comerciantes pagassem pela rádio.

(sabía, por outro lado, que o conceito de audiência que era lhe dado pelas agências de publicidade era baixíssimo, por motivos que considero, no mínimo, misteriosos, dada a popularidade que constatei da emissora e o alto nível aquisitivo de sua audiência).

Já prevendo o fim que tería (como o das árvores que mostro em outro setor de este sítio) passei a gravar os programas, ultimamente diretamente ao computador.Ha uma semana a rádio foi "alugada" á igreja do Macedo, e so passa música "gospel" e temas ligados a sofrimento e como a igreja pode ajudar nisso, p.ex..(aproveito para lembrar que as frequencias são uma concessão pública, e não a propriedade de alguém)

Assim, enviei ao jornal Correio Popular a seguinte carta ao leitor:

A SAUDADE MATA A GENTE
Morena. Nos últimos tempos começaste a entregar a alma a jabaculés, agora a entregas a Deus. Será?
Seja como for, como enamorado egoista a queria para mim, mesmo sabendo quantos outros te ouviam com o mesmo anséio.
Qual foi o preço? Acho que entre todos superariamos a oferta. O amor estava no ar, e o queremos de volta.
É uma proposta indecente, dinheiro por amor. Mas quantas rádios e TVs colocariamos sob nosso egoista interesse dessa maneira?
O fim justificaria os meios.

que foi gentilmente publicada, apenas que mudou-se o título e perdeu a graça que tinha evocar a conhecida canção popular.

Se você, leitor, a conheceu e tem saudades, mate-as (ou aprofunde-as) ouvindo em mp3 algumas das chamadas:

Morena ( 26 kb)

Morena: "100 vírgula 3" (103 kb)

Suave_Morena (19 kb)

Noite_Morena (31 kb)

MorenaFM_EU_ESTOU_APAIXONADO (encerramento da transmissão, 645 kb)

Se quiser ouvir as duas músicas mais características apresentadas pelo Hermano Hering em "Big Bands", envie-me uma mensagem ("Lisboa Antiga" é uma delas).

Você é da primeira hora também? Lembra da Suzimara Santos? Lembra de quando transmitiam shows ao vivo desde a Concha Acústica do Taquaral? Foi um show com Hermeto Paschoal, que nunca soube porque ficou interrompido, e depois não houve mais. Sonhar não custava nada, e cheguei a pensar que um día veria a Orquestra Sinfónica de Campinas pela televisão enquanto a ouvía ao vivo e em estéreo pela Morena FM.

A SAUDADE MATA A GENTE

João de Barro e Antonio Almeida

A7M Bb0 Bm7 E7
Fiz um rancho na beira do rio
Bm7 E7 A7M
Meu amor foi comigo morar
Bb0 Bm7
E na rede, nas noites de frio
E7 A7M
Meu bem me abraçava pra me agasalhar
A7 D
Mas agora, meu Deus, vou-me embora
Dm7 A7M
Vou-me embora e não sei se vou voltar
Bb0 Bm7
A saudade nas noites de frio
E7
Em meu peito vazio
A7M Dbm7 Cm7 Bm7
virá se aninhar

E7 A7M Bb0 Bm7
A saudade é dor pungente, morena
E7 A7M Eb0 E7
A saudade mata a gente, morena
A7M Bb0 Bm7
A saudade mata a gente, morena
E7 F A7M
A saudade mata e gente

---------------------------------------------------

Opções: Rádio Nova FM (só MPB! 8-), Rádio Educativa (101,9 MHZ), alguns horários da Rádio Cultura de Amparo (102,9 MHz), e rádios pela internet (Cultura FM, e varias outras de MPB).

1