Um misterioso pássaro noturno

Desde ha anos que tenho sido sorprendido em noites frias e silenciosas por um som misterioso, como de alguém tocando uma flauta no bairro todo, desde as alturas.  Sobrenatural.
Um toque, um intervalo de um a dois minutos, outro toque, mais um intervalo, e assim.  Depois, o som vindo de outro lado .....

Depois de muito refletir, cheguei a pensar que fosse um pássaro. Um ano, finalmente, consegui ter um gravador pronto e, desde o interior de minha casa, registrar esse som.  Ficou na fita.

Outro ano, consegui sair para a rua (de pijama, claro, com muito frio) e localizar o som vindo de uma àrvore. Felizmente, temos em nosso quarteirão um hermoso conjunto de àrvores nativas colocadas pela Prefeitura em 1979. Amanhecia e esperei poder ver o pássaro, mas não consegui.  Permanece o mistério.

Hoje, 10 de setembro de 2.000, gracas a um aparelho gravador de som digital, gravei de mais perto esse som.

Ouça-o clicando aqui (tem de reproduzir no formato Real Audio 8) (19 kb)

Ouça agora uma sequência como ela acontece, misturada com alguns sons da rua (175 kb). Os sons são:  meus passos na rua, e o apito do carro do guarda que circula pelo quarteirão.
Som de avião, cachorro, carros, ónibus. Cada día está mis difícil viver sem poluição sonora, até de noite!
Ouvir os pássaros e ver as estrelas! Privilegio que Barão Geraldo vai perdendo, junto com suas árvores e belas calçadas.

Veja o som em formato de onda:

Veja agora um detalhe:

E outro:

A harmonia da figura coincide com o que ouvimos, verdade?

Procurei no disco "Brazila Birdsimfonio", que contém sons de passaros brasileiros gravados por J. Dalgas Frisch, e não achei esse som.  O Prof. Jacques Vieillard, da UNICAMP, me esclareceu:  chama-se urutaú ou  "Mãe-de Lua"
Sei que existe um sítio na internet com sons de pássaros brasileiros, não sei se tem esse.

Agora os urutaús são mais comuns no bairro, e aumentou o número de pássaros, mas o que devia ser alegria não é, pois soube que é por causa do desmatamento no campo que os bichos vem para a cidade, onde não terão boas condições para sobreviver.
E tem chegado vampiros, até com raiva. Na frente de casa apareceu uma pomba morta por um deles. Agem de noite atacando os niños, e se conhece porque fazem um furo muito profundo na vítima.

1 1