As "Testemunhas de Jeová"--
São mesmo? (Parte 2)


  • [Nota do redator: Este artigo é a continuação do estudo que começou no último número da revista. O primeiro artigo falou sobre as falsas profecias feitas durante quase um século do trabalho de diversos líderes das Testemunhas de Jeová. A conclusão do artigo foi que "a organização das Testemunhas de Jeová foi fundada e baseada sobre a aceitação forçada do ensinamento de falsos profetas". Nesta segunda parte do estudo, o autor examina a posição das Testemunhas de Jeová em três áreas: 1. A interpretação das Escrituras, 2. A pessoa de Jesus, e 3. Diversas outras questões doutrinárias. Leia com cuidado, examinando as Escrituras para verificar a vontade de Deus.]


As Testemunhas de Jeová têm, e sempre tiveram, uma chave para entender a Bíblia que não é das Escrituras

As Testemunhas de Jeová apontam energicamente para a servidão  espiritual daqueles que estão em sujeição às hierarquias eclesiásticas   e dizem que todos devem ter mente aberta e investigar a verdade da Bíblia por si mesmos. Contudo, as próprias Testemunhas de Jeová não podem ser fiéis à Sociedade Torre de Vigia e questionar suas próprias crenças e são, portanto, um dos grupos religiosos mais eclesiasticamente dominados que o mundo já conheceu. Isto é verdadeiro agora, e sempre foi desde o início do movimento.

Charles Taze Russell, o fundador do movimento, escreveu sobre sua série de livros, Studies in the Scriptures, in 1910:
   
"Não somente achamos que as pessoas não podem ver o plano divino estudando por si a Bíblia, como vemos, também, que se alguém puser de lado 'Scripture Studies' -- mesmo depois que os tiver usado, depois que os tiver lido durante dez anos -- e os ignora e vai para a Bíblia sozinho, ainda que ele tenha entendido sua Bíblia durante dez anos, nossa experiência mostra que ele vai para as trevas. Por outro lado, se ele tivesse apenas lido 'Scripture Studies' com suas referências e não tivesse lido uma página da Bíblia como tal, ele estaria na luz no fim de dois anos, porque ele teria a luz das Escrituras." (Watchtower, 15 de setembro de 1910. Encontramos este mesmo comentário em Watchtower, Julho 1957, citada por Anthony A. Hoekema, The Four Major Cults, Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans Publishing Co., 1963, pág. 227.)
 
Muitas vezes, quando as pessoas confrontam as Testemunhas de Jeová com esta afirmação, elas apressadamente replicam que não acreditam mais na declaração de Russell. Contudo, ainda acreditam que não se pode entender a Bíblia sem o auxílio da Sociedade Torre de Vigia e suas publicações, como a revista Sentinela (ou, in inglês, Watchtower). Observe as seguintes declarações em publicações mais recentes:
   
"Jeová tinha escolhido a publicação que agora chamamos Sentinela para ser usada como um canal através do qual trazer ao mundo da humanidade a revelação da vontade divina e, através das palavras reveladas em suas colunas, fazer uma divisão da população do mundo entre aqueles que farão a vontade divina e aqueles que não farão." (Jehovah's Witnesses in the Divine Purpose, 1959, pág. 22, citada por Edmond C. Gruss, Apostles of Denial, Nutley, NJ: Presbyterian and Reformed Publishing Co., 1970, pág. 218.)
   
"Ele não concede seu espírito santo e um entendimento e apreciação de sua Palavra separadamente de sua organização visível.... Contudo, para Deus responder nossas orações por seu espírito, precisamos atender a certas condições, entre as quais está que reconheçamos o canal visível que ele está usando com esse mesmo propósito." (The Watchtower, 86:391, 1 de julho de 1965, citado Ibidem, pág. 219.)
   
Assim, as Testemunhas de Jeová têm ainda que crer que não se pode nem apreciar, nem entender a vontade de Deus, nem nossas orações serem ouvidas, a menos que reconheçamos a Sociedade Torre de Vigia como a única organização de Deus para revelar a verdade divina sobre esta terra.

Para ilustrar mais que as Testemunhas de Jeová têm que aceitar sem questionar as interpretações oficiais da Sociedade Torre de Vigia, ouça as palavras de Fred Franz, Vice-Presidente da Sociedade Torre de Vigia. Estas foram dadas sob juramento em um julgamento na Escócia, para estabelecer a isenção militar das Testemunhas de Jeová naquele país em 1954 [Observação: as Perguntas (P) foram feitas no tribunal, e as Respostas (R) foram dadas por Fred Franz]:
   
P: E ouviremos como essa Sociedade é formada e ordenada. É essa vista pelas Testemunhas de Jeová como a agência visível que Deus Jeová está usando no tempo presente?

R: Sim.

P: Para conduzir e dirigir a obra que ele deseja que seja feita hoje na terra?

R: Sim.

P: É essa sua crença?

R: Sim.
   
P
: É por essa razão que as Testemunhas de Jeová aceitam sem questionar as doutrinas e interpretações bíblicas como são expostas pela Sociedade Torre de Vigia através de seus diretores?

R: Sim.

P: Em publicações tanto periódicas como em forma de livro?

R: Sim.

P: Publicadas pelo Presidente e Diretores dessa Sociedade, e sob sua autoridade?

R: Sim.

(Julgamento na Escócia, págs. 22-25).
   
P
: Uma testemunha não tem alternativa; tem que aceitar como autorizadas e para serem obedecidas as instruções emitidas em "The Watchtower" ou "The Informant" ou "Awake" ("Despertai")?

R: Ela tem que aceitá-las.

(Ibidem, págs. 122-123).
   
P
: Há alguma esperança de salvação para um homem que confie só em sua Bíblia quando ele está numa situação no mundo onde não pode obter tratados e publicações de sua corporação?

R: Ele é dependente da Bíblia.
   
P: Ele será capaz de interpretá-la verdadeiramente?

R: Não.

(Ibidem, pág. 133).
   
P: Não se espera que ele se familiarize com as publicações da Sociedade?

R: Certamente que se espera.

P: Do ponto de vista das Testemunhas de Jeová, pode ele ter um entendimento das Escrituras separado das publicações das Testemunhas de Jeová?

R: Não.

P: Somente pelas publicações pode ele ter um entendimento correto das Escrituras?

R: Correto.

    (Ibidem, pág. 499.)
   
É impossível obedecer a Bíblia e ser uma Testemunha de Jeová. Em 1 Tessalonicenses, 5:21, Paulo disse aos cristãos: "julgai todas as cousas", o que significa examinar tudo para ver se é de Deus ou dos homens. Este é um mandamento que os cristãos têm que guardar individualmente, um mandamento que não podemos transferir para outros. Contudo, as Testemunhas de Jeová precisam aceitar sem questionar os ensinamentos da Sociedade Torre de Vigia e seus chefes admitem isso! Já vimos antes neste capítulo que H. C. Covington, o Conselheiro Geral, confirmava que o propósito das Testemunhas de Jeová era ter unidade baseada sobre uma aceitação forçada de profecias falsas.
   

É impossível para Deus
Guiar a Sociedade Torre de Vigia


Em 1 Coríntios 14:33, Paulo disse: "...porque Deus não é de confusão, e sim de paz." Quando se começa a examinar a massa de doutrinas contraditórias e interpretações das Escrituras que vieram da Sociedade Torre de Vigia, não é possível poder-se acreditar que Deus seja o autor delas. Por exemplo, considere a natureza do livro de Rute na Bíblia. Em 1902 a posição da Sociedade Torre de Vigia sobre este livro era:

"Conquanto o livro de Rute não seja profético, mas meramente histórico, ele é valioso para nós de vários modos." (Watchtower Reprints, IV, 15 de novembro de 1902, pág. 3110, citado por Edmond Gruss, Jehovah's Witnesses - A Non-Prophet Organization, pág. 156.)
   
Prolongamento

1