1950:

"Toda criatura inteligente sobre a terra precisa determinar seu próprio destino. Agora, na consumação deste sistema de coisas, quando o julgamento das nações está a caminho e a separação das ovelhas dos bodes com destinos opostos está se aproximando uma conclusão, sim, agora é a hora urgente de determinar seu destino."

"A marcha avança! Para onde? Para o campo de Har-Magedon, para a 'guerra do grande dia do Deus Todo-poderoso'! ... É inevitável, pois a hora de Jeová chegou para acertar definitivamente o assunto da soberania universal." (This Means Everlasting Life, 1950, págs. 307, 311, citado por Gruss, Jehovah's Witnesses and Prophetic Speculation, pág. 93.)

1955:

"... à luz do cumprimento de profecia bíblica, está ficando claro que a guerra do Har-Magedon está se aproximando de seu ponto empolgante." (You May Survive Armageddon into God's New World, 1955, pág. 331, citado Ibidem, pág. 93.)
   
1966:

"Que tempos cataclísmicos estão se aproximando rapidamente! Um clímax na história do homem está à porta! Quão vital, então, para cada um que ama a vida tomar nota destas evidências da história que apontam para o fim que se aproxima deste sistema perverso!" (Awake!, October 8, 1966, pág. 20, citado Ibidem, pág. 94.)
   
1969:

"Resta somente pouco tempo antes que Jeová destrua este perverso sistema de coisas." (The Watchtower, January 15, 1969, pág. 39.)

1975:

Sobre esta data, a Sociedade ensinou:
   
"De acordo com esta confiável cronologia bíblica, seis mil anos desde a criação do homem terminarão em 1975, e o sétimo período de mil anos da história humana começará no outono de 1975 d.C. ... Seis mil anos da existência do homem estarão acabados logo, sim, dentro desta geração.... Não seria por mero acaso ou acidente, mas seria de acordo com o propósito amoroso do Deus Jeová para o reino de Jesus Cristo, o "Senhor do sábado," correr paralelo com o sétimo milênio da existência do homem." (Life Everlasting in Freedom of the Sons of God, Brooklyn: Watchtower Bible and Tract Society, 1966, págs. 29-30.)
   

O ponto de vista oficial da Sociedade Torre de Vigia sobre esse registro


O registro das advertências feitas pela Sociedade Torre de Vigia, da eminência da batalha do Har-Magedon, é uma confusão de afirmações conflitantes e contraditórias. Assim, as seguintes declarações que anunciam The Watchtower, são extremamente inacreditáveis:
"Desde 1879 tem sido publicada regularmente em benefício dos estudantes sinceros da Bíblia. Durante esse extenso período de tempo The Watchtower tem-se provado consistentemente confiável." (New World Translation of the Christian Greek Scriptures, 1950, pág. 793, citado por Gruss, Jehovah's Witnesses and Prophetic Speculation, pág. 97.)
   
"Durante noventa anos este jornal fiel tem estado apontando para este mesmo tempo, instando com o povo para se voltar para a Bíblia, por causa da fome espiritual que a própria Bíblia predisse que viria em nossa geração." (Awake!, última capa, 8 de janeiro de 1970, citado Ibidem pág. 98.)
   
Tais falsidades gritantes como essas são quase insuperáveis! Uma mentira premeditada não poderia ser melhor exemplo de publicidade falsa.

Qual é a resposta?

Sem querer, as Testemunhas de Jeová tem se indiciados como falsos profetas:
   
"Na verdade, tem havido nos tempos passados aqueles que predisseram um 'fim do mundo,' até anunciando uma data específica ... Contudo, nada aconteceu. O 'fim' não veio. Eles foram culpados de profecia falsa. Por quê? O que estava faltando? Faltava a plena medida de evidência exigida no cumprimento da profecia bíblica. Faltando em tais pessoas estavam as verdades de Deus e a evidência de que ele as estava guiando e usando." (Awake! October 8, 1966, pág. 23, citado Ibidem, pág. 98.)
   
Estamos perfeitamente de acordo com essa declaração, contudo observe a aplicação óbvia dela a esta afirmação de The Watchtower:
   

"A partir de 1880, The Watchtower aponta para 1914 d.C. como a data marcando o fim do mundo, quando grande tribulação viria sobre as nações; mas naquele tempo não foi visto pelo povo de Deus na terra que a tribulação seria a batalha de Jeová contra a organização de Satanás. Por muitos anos as Testemunhas acreditaram, e assim declararam em The Watchtower, que o 'tempo da tribulação' seria um terrível embate entre os vários elementos da terra, tais como capital e trabalho. Só depois de 1925 'o tempo da tribulação' foi entendido escrituralmente ..." (The Watchtower, February 1, 1938, pág. 35, citado por Edmond Gruss, We Left Jehovah's Witnesses--A Non-Prophet Organization, Nutley, NJ: Presbyterian and Reformed Publishing Co., 1974, pág. 153.)

Para nossos amigos Testemunhas de Jeová:
 
Amigo Testemunha de Jeová, mesmo que você desaprove estas afirmações doutrinárias feitas pelos seus antigos líderes, precisa ser honesto consigo e admitir com seus líderes que sua organização foi fundada e baseada em ensinamentos de falsos profetas. Observe o testemunho de H. C. Covington, Concílio Geral da Sociedade Torre de Vigia, que representou a Sociedade no Julgamento da Escócia. Esse julgamento aconteceu na Escócia em novembro de 1954, e foi um caso experimental levado pela Sociedade para impedir a convocação pela Escócia de Testemunhas de Jeová para o serviço militar. Covington admitiu o fracasso das profecias primitivas feitas pelos líderes Sociedade (Observação: as Perguntas (P) foram feitas no tribunal, e as Respostas (R) foram dadas por H. C. Covington):
   
Resposta: Isso foi a publicação de uma profecia falsa, foi uma declaração falsa ou uma afirmação errônea em cumprimento de uma profecia que era falsa ou errônea.
   
Pergunta: Voltemos ao ponto, agora. Uma profecia falsa foi promulgada?
   
R: Concordo com isso.
   
P: Ela tinha que ser aceita pelas Testemunhas de Jeová?
   
R: Isso é correto.
   
P: Se um membro das Testemunhas de Jeová adotasse por si mesmo o ponto de vista que essa profecia era errada e dissesse isso, ele seria excluido da comunhão?
   
R: Sim, se ele dissesse isso e continuasse persistindo em criar problema ... Nosso propósito é ter unidade.
   
P: Unidade a todo custo?
   
R: Unidade a todo custo....
   
P: Uma unidade baseada na aceitação forçada de profecia falsa?
   
R: Isto é concedido como verdadeiro.

(H. C. Covington, Pursuer's Proof of Trial in Scottish Court of Sessions, Douglas Walsh vs. The Right Honourable James Latham Clyde, M.P., P. C., págs. 341-342.)


Assim, até mesmo a liderança das Testemunhas de Jeová ingenuamente admite a validade da Parte I deste estudo, que a organização das Testemunhas de Jeová foi fundada e baseada sobre a aceitação forçada do ensinamento de falsos profetas.

­por Samuel G. Dawson

Traduzido  do  livro Denominational  Doctrines:  Explained, Examined, Exposed,  © 1990 por Samuel G. Dawson e Patsy Rae Dawson, direitos autorais reservados. Usado com permissão.

Na próxima edição da Andando na Verdade: Parte 2 desse estudo sobre as "Testemunhas de Jeová".

Retorne

1