DESDOBRAMENTOS

UNIVERSIDADE ABERTA



O Projeto "Universidade", subseqüente ao "Colégio", encontra neste os mesmos princípios de filosofia. Com efeito, após os primeiros passos no saber, ora por conveniência profissional, ora por necessidade intelectual, surge freqüentemente a necessidade de ingressar em um nível acadêmico de grau mais elevado. É exatamente neste ponto crucial da vida acadêmica que o Projeto Abertura devotou grande interesse, constituindo-se em um outro desdobramento prático.
O ingresso à universidade, pressupõe muito mais que a satisfação de alguns pré-requisitos quantificáveis, nesta ou naquela matéria! Exige sim, um certo grau de cultura e principalmente de maturidade intelectual. A esta altura da vida, o estudante deverá ser cônscio das suas pretensões intelectuais e do futuro que escolheu. E, mais ainda, ter sempre presente as suas responsabilidades perante a sociedade no momento que vier a exercer a sua função profissional, resultado dos conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, particularmente da sua última fase de educação, ou seja, da universidade.

Assistimos, hoje em dia, a um grande descaso relativamente a estas questões. Normalmente, a preocupação maior, por parte de alunos e mestres, tem muito mais a ver com um futuro profissional promissor, que com uma gama de conhecimentos gerais a respeito do homem, do contexto no qual se insere, da habilidade de resolver situações incomuns e sobretudo de tratar os diferentes problemas sobre uma perspectiva ético-humanista que convenha à evolução do homem e da história em seus múltiplos aspectos. Tal é o propósito do Projeto Abertura face à Universidade.


Volta 1