Helicópteros: suporte-os ou mude-se
Tem horas do dia que eu me sinto no meio de uma ação militar, algo como morar na Iugoslávia, ou no Iraque. Eu moro em São Paulo - S.P., no bairro do Brooklin, perto da Av. Luiz Carlos Berrini e tem dias que eu tenho vontade de aprender a jogar um bumerangue para ver se acerto a hélice de algum helicóptero passando na redondeza. O que irrita não é estar no meio da rota deles, como todos os outros bairros de São Paulo; o que me deixa louca é o vai e volta, os círculos que eles ficam fazendo no ar, o fato de eles estarem inatacáveis lá no céu, enquanto que nós estamos enlouquecendo aqui em baixo, tapando os ouvidos e esperando que as bestas resolvam ir perseguir o próprio rabo em outro local.
As vezes esse inferno começa antes das 7 da manhã e vai ao longo do dia. O barulho é alto, tira a gente do sério: será que eles não sabem? Será que não podem manerar um pouco? Que tal ficar "taxeando" um pouco mais alto? Que tal ficar rodeando, enquanto esperam sei lá o que, em cima do rio, ao invés de ficarem zunindo em cima das nossas cabeças?
Esse texto, além de um desabafo, é uma queixa. Alguma atitude tem que ser tomada. Eu quero que alguma atitude seja tomada. Eu quero que alguém fale sobre isso, que sejam discutidas alternativas. Acho que as TVs fingem que esse problema não existe, pois hoje é moda colocar helicópteros no ar pra filmar o trânsito; imagine as pessoas paradas dentro do carro, cansadas, querendo chegar em casa, tentando se acalmar com a situação pra continuar vivendo, e ainda vêm um helicóptero ficar zunindo na cabeça da pessoa, e não há mata-mosca que resolva!
Acho que podíamos fazer o Dia da Revolta contra os Helicópteros, saindo todos, nesse dia, com um tubo spray de inseticida, e parando numa determinada hora pra fazer uma manifestação geral, saindo dos carros, no meio do trânsito, mirando no céu e disparando.
Que tal? Talvez você não apoie a manifestação, ou tenha uma idéia melhor! Me escreva, mande seu email, mande todos os dados que puder sobre sua localização e como você se sente, deixe pelo menos eu acrescentar também mais a sua queixa nessa homepage! De repente, vai que as coisas mudam...
24/12/2004 - Devo confesar, escrevi esse texto há uns 5 ou 6 anos, mas alguma coisa mudou hoje em dia. Certamente houve alguma mudança nas leis de tráfego de helicópteros, pois no último ano, talvez mais, eles não têm mais incomodado como antes. Agradeço as autoridades que perceberam o problema e tomaram uma atitude.
