Clay is my life!

 

Cerâmica, argilas e engenharia

A Tecnologia Cerâmica é de um potencial imenso. Seja como materiais de engenharia ou matérias primas, os diferentes materiais cerâmicos se prestam a inúmeras e importantes aplicações. A pesquisa no ramo é grande, e não se cessa de descobrir novos usos e processos.

A Ciência da Cerâmica tem como um de seus mais importantes materiais as argilas. As argilas, após as rochas brutas, talvez sejam o material mais usado pela humanidade, desde a pré-história o homem não cessa de usá-las para fabricar potes e utensílios, tijolos ou mesmo expressar sua arte.

A Engenharia estuda as argilas nas suas diferentes modalidades. Praticamente todas utilizam-se dos materiais cerâmicos. A engenharia química basicamente as estuda como matérias primas de processos industrias, ou tratamento de argilas para a produção de catalisadores (É claro que pelo próprio caráter interdisciplinar da engenharia, não podemos dizer a engenharia química estuda especificamente isto, a engenharia de materiais estuda aquilo... podemos sim dizer que a Engenharia estuda argilas, mas sem delimitações fixas q 1