Índice | Iniciando | Dicas | Links | Sobre | #Brasil Homepage
Nesta sessão tento passar algumas informações sobre como eu estou aproveitando melhor o IRC em relação a configuração e sua utilização. Espero que seja de utilidade!
Os tópicos aqui são:
Configuração do mIRC |
No item File, Options do mIRC existe uma série de itens que você pode configurar. O padrão que vem com o mIRC eu tomei como base nestas explicações.
Eis as mudanças que eu fiz na configuração, acompanhadas de explicações e comentários:
Uma utilização que eu faço dessa opção é colocar o meu nome na lista: "Ernst, Ernest, Ernesto". Dessa forma, fica fácil perceber quando alguém está falando comigo ou de mim, pois a frase aparecerá grifada.
Habilite a opção Automatically Log, item Private Chat, isso é importante. Se alguém falou com você em particular, salvar esse texto é interessante. Isso inclui Querys e DCC Chats.
A opção Automatically Log, item Channels fica a seu critério. Isso tende a criar arquivos enormes contendo o papo dos canais. O meu log do canal #brasil, por exemplo, está com aproximadamente 1.5 Mb de tamanho (nota: Quits/Joins/Parts não são logados para mim por causa da opção configurada no mIRC Switches).
O ideal é você criar um subdiretório separado para guardar os logs. Por exemplo, um subdiretório chamado LOG dentro do diretório do MIRC não é uma má escolha (é o que eu uso aqui também). Coloque essa informação no campo Location of logs and buffer saves.
Os nomes dos arquivos criados para salvar os LOGs são iguais aos nomes dos canais (para o Log de Channels) com a extensão .LOG ou os nomes dos nicknames em conversas particulares (para o log de Querys e DCC Chats). Toda nova informação é anexada no arquivo anterior.
Buffer Saves é algo interessante também que pode ser usado quando não se ativou o Automatically Log Channels. Neste caso, se você achou interessante o que aconteceu em determinado canal quando você estava lá, clique no menu de Status da janela em questão (no canto superior esquerdo da janela). Escolha Window, e Save Buffer. Isso salvará tudo o que ainda está no buffer do canal (até onde você ainda puder ver usando CTRL-HOME na janela). Em qualquer momento, se você ativar o menu de sistema de alguma janela e clicar em Logging, isso iniciará um LOG para aquele canal, independente se você ativou ou não o Logging nas opções.
Uso do mIRC |
Conceitos, terminologia, mais dicas |
Muitos novos conceitos aparecem quando você conecta no IRC. Mesmo você já sabendo se comunicar bem dentro do IRC, alguns conceitos continuam obscuros. Vamos ver se consigo explicar alguns dos mais conhecidos, e dar mais dicas úteis. Se alguém tiver algo a corrigir, entre em contato sem medo, pois eu também estou querendo aprender mais!
Qualquer um pode se tornar um operador de algum canal. Uma das formas mais básicas de se tornar um Operador é criar um canal. Experimente, por exemplo, entrar em um canal inexistente. Você verá que estará sozinho e terá o status de Operador do canal.
A segunda forma de se opter o status de Operador é de um outro Operador lhe fornecer esse status. Se você respeitar e participar de forma construtiva em um canal, será respeitado, e uma conseqüencia natural disto é alguém lhe dar o status de Op.
Não pretendo explicar muita coisa sobre o que
um Op pode ou não pode fazer, pois, se tornando
um Op, você provavelmente já sabe mais do que
eu!
KICK significa simplesmente "chutar" alguém do canal. Quem tem poder de fazer isso é um Operador de canal, e ninguém mais. Se você foi chutado de um canal por qualquer motivo, normalmente não adianta reclamar. Você pode no máximo tentar pedir explicações...
BAN é o próximo passo a um kick. Um determinado usuário fica proibido de acessar um canal, até que o banimento seja retirado. O banimento é feito normalmente tomando-se por base o endereco na Internet de onde o infrator está acessando, pois de outra forma seria fácil ele mudar de nickname e simplesmente acessar novamente o canal. O endereço na Internet ele não poderá mudar tão facilmente.
Um Bot normalmente tem o status de Operador de um canal. Dessa forma, este Bot serve para regularizar quem será e quem não será um Operador. Ele "protege" o status de Operador dentro do canal. Ele segue uma lista de usuários que são os chamados "cadastrados no Bot". Se alguém dessa lista entra no canal, ele automaticamente fornece o status de Operador para ele. Em certas situações, ele não permite qualquer outro Op no canal a não ser os que estejam cadastrados nele. Dessa forma, se A tentar dar o status de Op para B, e este não estiver cadastrado no Bot, este imediatamente irá retirar o status de Operador de B.
Os Bots, utilizados dessa forma, existem para evitar que um determinado canal fique completamente sem operador (pois ele próprio está sempre lá, na teoria).
Alguns Bots são utilizados também para efetuar certas rotinas pré-programadas, como chutar alguém que repete uma mesma frase seguidas vezes, dizem alguma palavra considerada "ofensiva" etc. Eu considero isso uma utilização abusiva de um Bot, pois um KICK deve ser fruto de uma avaliação subjetiva de uma pessoa, e não de uma máquina.
Da parte técnica veja o que acontece quando você, por exemplo, efetua um comando para consultar a hora de um nickname qualquer:
Os comandos de CTCP você pode ver clicando com o botão direito em cima de um nickname qualquer. Em seguida, escolha CTCP.
Se você envia repetidas vezes uma mesma frase para um canal, você está "floodeando" o canal. Este não é um procedimento aceito em canais públicos, e você provavelmente será kickado do mesmo (alguns Bots detectam o flood automaticamente e efetuam eles mesmos o kick). Esse é o significado mais subjetivo de um flood, pois provêm de uma avaliação pessoal (se foi ou não um flood).
Um significado mais objetivo é o de que quando você envia muitos bytes de informações rapidamente para um servidor de IRC, ele irá lhe desconectar automaticamente. Normalmente, o limite fica em torno de 500 bytes de informações de uma só vez. Você "floodou" o servidor, e foi desconectado (por excess flood).
Alguns usuários que não entenderam o espírito de diversão que é o IRC se utilizam do CTCP (veja mais para cima), para "derrubar" pessoas dos servidores de IRC usando essa característica dos servidores. Eles enviam seguidamente pedidos de informações via CTCP para determinada pessoa. Por exemplo, enviam repetidamente um comando CTCP VERSION para ver qual versão está sendo usada. Como o seu Cliente (o mIRC) não suspeita de nada, ele tenta responder o mais rápido possível. Neste caso, você facilmente estoura o limite de 500 bytes, e o servidor te desconectará. Na janela de Status para todos os outros, aparecerá que você saiu (Quit), e como motivo, "Excess Flood".
Você nota quando isso acontece com você quando você percebe seguidos pedidos [nickname VERSION] ou algo similar na janela de Status.
Proteção contra "Excess Flood"
O mIRC possui um recurso que mais pessoas deveriam conhecer, uma proteção contra esse tipo de ataque. Simplesmente efetue o comando /FLOOD ON. Feito isso, o mIRC irá monitorar a quantidade de bytes que você está enviando para o servidor. Se o valor atingir a 300 bytes, ele para de enviar qualquer informação pra o servidor, e coloca o nickname que está lhe enviando estes pedidos CTCP na lista de IGNORE por alguns segundos.
A ---- B ---- D ---- E | | C F
Neste caso, os servidores A, B, C, D, E e F estão ligados em uma rede. Agora, digamos que o servidor B perca a comunicação com o servidor D. Neste caso, todos os que estão em A, B e C não poderão mais ver os usuários que estão nos servidores D, E e F até que a comunicação entre os dois servidores centrais esteja reestabelecida. Neste caso, diz-se que houve um Netsplit. Isso se manifesta para você dentro de um canal, por exemplo, quando muitos dos usuários são desconectados ao mesmo tempo com mensagens como:
NickName has quit IRC (*.fi irc.uni-stuttgart.de)
Isso é um indicativo que houve um Netsplit. Enquanto você vê muitos "desconectando" do IRC, outros estarão vendo você desconectar pela mesma razão. Depois de reestabelecido a conexão entre os servidores, os que haviam saido voltam a integrar o canal onde você está.
É importante saber o que é Lag e como saber se há Lag ou não para não se achar que ninguém está falando com você. O melhor meio de "medir" o lag é usando o CTCP PING. Um comando de PING enviado para um usuário qualquer percorre o seguinte caminho:
Você -> seu servidor de IRC -> servidor do outro -> Outro usuário
Neste momento, o outro software do outro usuário responde com uma resposta (PONG), que faz o mesmo caminho, mas inverso:
Outro usuário -> servidor do outro -> seu servidor de IRC -> Você
Quando a resposta chegar, o seu mIRC irá informar, na Janela de Status, quanto tempo demorou para chegar a resposta. Dividindo este valor por dois, você saberá de quanto é o Lag entre você e ele, aproximadamente (X). Ou seja, se você digitar algo em um canal, esta pessoa só verá seu texto X segundos depois.
Muitas vezes, quando alguém sente que ele
está com muito Lag em relação aos demais, ele
diz que "está alagado". Não
sei se isso é freqüente nos outros canais, pelo
menos é nos canais que eu mais freqüento.
Índice | Iniciando | Dicas | Links | Sobre | #Brasil Homepage