A História do Pensamento



literatura
filosofia
página principal
mapa do site
Idéias


Regresso ao Admirável Mundo Novo

"A sobrevivência da democracia depende da capacidade de grandes maiorias de fazer escolhas de um modo realista, à luz de uma informação suficiente."
O seguinte esquema resume o livro 'Admirável Mundo Novo', de Aldous Huxley, um comentário sobre seu outro livro 'Admirável Mundo Novo'.

  1. Superpopulação
    A medicina e os meios de transporte vem ajudando as pessoas a viverem por mais tempo. Logo, é claro que a população aumentará, e por isso deveria ser feito um controle de natalidade nos países mais pobres, mas um controle de natalidade, hoje, sairia muito caro, até mesmo para fazer as pessoas infringir suas religiões que são contrárias a isso. Então a população vem crescendo muito, logo, os políticos ganham mais poder para governar, dando início a uma ditadura ideológica. As ditaduras modernas não precisam usar força, mas sim a manipulação ideológica.
  2. Quantidade, Qualidade, Moralidade
    Nas sociedades subdesenvolvidas, a democracia não pode nascer espontaneamente, visto que qualquer revolta num país deve vir do povo, não só de uma pessoa. Por isso seria preciso pessoas com vontade e coragem para provocar uma mudança positiva no país. Porém, isso não é possível, devido ao grau em que essas pessoas se encontram manipuladas hoje, sem a mínima esperança de uma vida melhor. Mas um outro problema nasce paralelo a esse: as famílias pobres, que não têm o que comer, sem o controle de natalidade, têm muitos filhos. E, visto que a renda delas não aumenta, o que acaba acontecendo é a divisão dessa renda pelo número de filhos. Logo, o que resta são condições precárias de vida, que estão resultando em sociedades biologicamente subnutridas e ignorantes. Portanto, nos países pobres, temos o aumento de uma população pobre, subnutrida e manipulada.
  3. SuperOrganização
    A tecnologia vem sendo desenvolvida apenas por países ricos, e visto que a tecnologia é usada ultimamente em ajuda à manipulação, ela se resume hoje em concentração do poder político e econômico nas mãos de poucos, o que resulta no desenvolvimento de uma sociedade controlada. Como assim? O autor parte de uma lógica simples, somos afetados pela tecnologia (e logo pela concentração do poder) à medida que nos despreocupamos com nossa 'saúde mental'. A ciência, de modo geral, pode ser resumida na redução da multiplicidade pela unidade (as ditas, 'leis', ignorando as particularidades com que acontecem). Na verdade, a vontade pela unidade é a essência do instinto intelectual. Mas essa 'vontade de ordem' é benéfica, exceto quando aplicada à política, que transforma a liberdade individual em servidão, mudando os homens em autônomos numa sociedade, assim desestimulando-os e criando uma sociedade estática e conformada.
Texto sob construção...


1