Os Cristãos e os Salmos
‘’Era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés , nos Profetas e nos Salmos’’Lc24,44
Para o Cristão , a pessoa do Cristo é o Próprio Deus ! É a Encarnação da 2o Pessoa da Santíssima Trindade ! É a maior prova de amor já dada ao homem ! Primeiro fomos criados , o homem foi criado por e para Deus , e fica inquieto enquanto não está com Ele! Sabemos que a realidade do pecado afastou a criatura do Criador , exigindo de Deus a ação extrema de enviar seu próprio Filho : o Verbo Eterno que se fez homem e habitou entre nós! E que os Salmos tem Com isto?
Sabemos que sua vinda não foi um evento aleatório , sem planejamento e preparação . Pela fé podemos afirmar que todo Antigo testamento foi uma preparação para este evento , e que os Salmos tem importância vital! Este livro de oração esteve nos lábios do menino Jesus , de Nossa Senhora e de São José! Foi com ele que Jesus se preparou para seu ministério , aprendeu em oração como deveria ser sua missão , que tipo de Messias deveria ser . . . De que o sofrimento , rejeição e a incompreensão fariam parte do seu messianismo . Mais ainda , com este livro conheceu o tipo de morte que teria , esteve em seus lábios na sua última hora quando exclamou : ‘’ Meu Deus , Meu Deus porque me abandonaste ?’’. Uma pessoa mais distraída poderia dizer que Jesus foi abandonado por Seu Pai .’’Eu me sinto como a água derramada e meus ossos estão todos deslocados , como cera se tornou meu coração e dentro de meu peito de derrete .Traspassaram minhas mão e e meus pés , posso contar todos os meus ossos! Eles repartem entre si as minhas vestes e sorteiam a minha túnica ‘’
Tudo isto escrito séculos antes e que se cumpriu com Jesus .’’Deus não desprezou e não desprezou a miséria do que sofre sem amparo , não desviou do humilhado sua face , mas o ouviu quando gritava por socorro ‘’ Quando o restante do Salmo 21 mostra o contrario , mais do que nunca é uma entrega confiante !’’Para Ele há de viver minha alma !’’ Foi com os Salmos que Jesus aprendeu que o Justo , mesmo que abandonado por todos , não o é por Deus, mesmo que seja vítima do mal pode se entregar e Ter a certeza de que é recebido por Deus !
Salmos , uma Escola de oração
É uma descoberta linda , Como Deus sendo perfeito pode se interessar pela vida de um homem ? A ponto de conhecer suas aflições , seus problemas e suas dores . A ponto de participar de suas alegrias e de se fazer presente em todas as suas realizações ? O livro dos Salmos é onde nós podemos fazer esta descoberta , a descoberta fascinante da oração.
Assim é o livro dos Salmos ! Uma escola , entre os Santos temos muitos dos seus alunos , desde nossa Senhora , até o brasileiro Frei Galvão ! Todos os amigos de Deus aprenderam como podiam se achegar a Ele com este livro. Foi assim com Agostinho , que nos deixou um comentário maravilhoso a respeito dos Salmos ! Sem falar em Tomás de Aquino que teve de Deus a graça de unir fé e razão com sua obra . . . Poderíamos falar também de Francisco de Assis , que melhor do que ninguém viveu as palavras do Salmo 131 :’’Senhor Meu coração não é orgulhoso , nem arrogante se eleva o meu olhar . Não ando a procura de grandezas , nem tenho pretensões ambiciosas , fiz calar e sossegar a minha alma , ela está em paz dentro de mim , como a criança bem tranqüila amamentada no regaço acolhedor de sua Mãe !’’ . E Nossa Mãe Maria Santíssima ? Quem não viu em seu Cântico referencias a inúmeros Salmos que indicam que Ela também freqüentou a escola dos Salmos !
Os Salmos e a Igreja
Sabemos que a Igreja Foi Instituída pelo próprio Cristo , que voltou ressuscitado para o Pai ! Que nos deu o Espírito Santo fortalecendo a igreja primitiva.
Os primeiros Cristãos procuravam estar juntos para partilharem o conhecimento de Jesus , ‘’eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos , na comunhão fraterna , na fração do Pão e nas orações ‘’.At2,42
O centro da vida Cristã estava na comunhão fraterna , na oração e na fração do Pão . Onde podiam colocar o mandamento cristão do amor em prática , onde se alimentavam para suportar toda e qualquer perseguição .É só ler nos Atos dos Apóstolos , varias vezes vemos os cristãos reservarem determinadas horas para a oração , e assim cumprir o preceito do Senhor de que é preciso orar sempre sem jamais esmorecer ( ver Lucas 18,1) . Ora , neste contexto , sendo muitos Cristãos oriundos do judaísmo não é difícil ver a importância do Livro dos Salmos .
No período da perseguição a Igreja primitiva viu muitos de seus fiéis serem destruídos , esmagados , queimados , torturados até a morte , e o que o Império Romano não conseguiu entender : Como em tais condições se podia cantar e louvar a Deus com alegria entoando Salmos ! Ai está um fruto da oração deste livro : a amizade profunda e forte para com Deus ! A certeza da presença do Senhor em todas as ocasiões da vida!
Quando houve diminuição das perseguições a Igreja viveu um fenômeno interessante , que viria a ser o embrião das comunidades religiosas como conhecemos hoje : Alguns cristãos impelidos pelo Espírito Santo adotavam um estilo penitente e solitário nos desertos ! Eram os Pais , ou padres , do deserto , que foram organizando este estilo de se consagrar a Deus formando o embrião monástico. Vemos nestes cristãos a preocupação em reservar varias horas do dia para a oração , o zelo com a palavra de Deus e a fração do Pão. O livro dos Salmos tinha papel de destaque neste tipo de vida !
Com o passar do tempo surgiram os primeiros mosteiros , até São Bento escrever sua regra organizando melhor este tipo de vida .Sabemos que não foi a primeira Regra , mas o fato é que ela teve um impacto jamais visto na vida cristã ao delinear e organizar a vida monástica , não como uma coisa inacessível , mas como um Dom de que o Espírito Santo dava à Igreja..Nestes mosteiros a vida era pautada pelo trabalho e oração . Diversas vezes durante o dia o trabalho cessava para a oração em comunidade . Cada hora fazia menção a um mistério da vida do Cristo , ressurreição , descida do Espírito Santo , crucificação , sacrifício vespertino , etc. Nestas orações os Salmos Sempre estavam presentes !
Hoje na vida da Igreja temos dois momentos fortes , a Eucaristia e a Liturgia das Horas ! Momentos estes que tem por objetivo viver o mistério do Cristo ressuscitado , na Eucaristia Ele se faz realmente presente vivo e ressuscitado , na liturgia ele se coloca em oração em seu corpo que é a Igreja da mesma forma que podemos ver Jesus em seus evangelhos : Quando o Pai revela sua Missão , antes de chamar os apóstolos , na multiplicação dos pães, na transfiguração, quando cura o surdo – mudo , ressuscita Lázaro , antes de solicitar a confissão de Pedro , ao ensinar os discípulos a orar . . . Os episódios são inúmeros e demostram que as ações de Jesus derivam de Sua oração , da mesma forma que as ações de sua Igreja devem derivar da oração.
Já falamos anteriormente que a oração de Jesus como judeu se pautava nos Salmos , e que atualmente na igreja este livro tem importância vital , pois com ele seguimos as ordens do Senhor enquanto aguardamos sua vinda !