OCULTISMO

O Ocultismo, tão em moda hoje, já foi condenado e perseguido há não muito tempo atrás. Há pouco mais de 400 anos, a Igreja Católica perseguia adeptos ou simpatizantes da busca do oculto, fossem eles de fato ou não o que se acusavam de serem...

Depois de muito sangue, lágrimas e sofrimento, ficou clara a ignorância deste posicionamento e houve uma consequente perda de poder da Igreja e uma natural abertura para as demais religiões ou filosofias.

Hoje, não se tem medo de dizer que se professa essa ou aquela religião, em que pese o aparecimento de mais e mais "igrejas" radicais e "donas da verdade"...

De qualquer maneria, o Ocultismo sempre esteve relacionado com a busca da verdade das coisas e de suas verdadeiras essencias. É bem verdade, que houve vários desvios de objetivos, mas os puros de coração souberam manter a verdade das coisas.

Atualmente, o Ocultismo abrange várias filosofias e diversas Ordens mantêm as tradições mais antigas. Dentre estas, destacaria a Astrologia, a Alquimia, o Tarot, a Numerologia e a Simbologia (de modo geral).

A Fraternidade Rosacruz também tem seu lado de Ocultismo, sendo que, num primeiro momento, a que lhe é mais evidente é a de Astrologia. Mas o verdadeiro estudante vai atrás de conhecimento e acaba por "descobrir" que nossa Ordem tem laços históricos com outras Ordens como os Essênios, a Maçonaria, a Antiga e Mística Ordem Rosa-Cruz, os Templários, entre outras.

Há quem diga, que o vínculo mais antigo de nossa Ordem é para com os Essênios. Se isto for verdade, talvez isto explique o motivo do lado "secreto" de nossa Ordem e de suas "irmãs". É que as pessoas que entravam para essa irmandade eram, por motivos de sua própria crença, como que "auto-excluídos" da sociedade judaica de então. O contato entre o povo e os pertencentes a essa gloriosa irmandade era um tanto incomum e tudo o que eles faziam (ou não) era entendio como "oculto", "secreto" ou "estranho".

Página Inicial

A Maçonaria

 

1