Sorry, your browser doesn't support Java(tm). divinho Home

Deus I



 




Acima

Astrologus

 
 

 

 

 

 

 

 

 

Preferência por: 800x600
True Color

 




 
 

 


 

 

 

 

 

 

 

[Reformulado em 25.3.2000]

Uma definição de Deus

Pretendo, da forma mais simples que encontrei, pensar sobre Deus e mostrar algumas das conclusões que tirei da minha  forma de pensar.

Introdução

Muitos acham que Deus é algo fora da nossa capacidade de entender. Eu não acho isso. Muitos dirão que sobre Deus não ha nada a dizer , ou se acredita ou não se acredita , ou se tem fé , ou não se tem. Eu não acho isso.

Sobre Deus ha muito a dizer ... tanto que não vou falar de tudo , embora este seja um tema que me apaixona. Está neste momento a pensar o quão ridícula será a minha vida para eu me dedicar a estas coisas ... talvez seja ridícula , mas ao menos não vivo enganado por outros e não coloco na mão de outros o pensamento que a mim pertence.

Quando me perguntam se acredito em Deus , tenho alguma renitência em responder pois eu acredito num Deus que pode não ser o mesmo em que o interlocutor está a pensar.
Há necessidade de definir do que estamos a falar. 
Provavelmente , mesmo não acreditando no Deus em que está a pensar, é capaz de acreditar naquele que vou aqui expor.
Diga-se de passagem que esta conversa é um bocadinho subtil , já que Deus é só um, como veremos. 

A Definição

Portanto , é preciso definir o que é Deus. A forma seguinte parece-me ser a única forma de definir Deus que não implica ter fé , o que já dá algum conforto intelectual. 

Deus :

O que : 
1) Criou Tudo.  
2) Está para alem do Espaço e do Tempo 

Existem muitas formas de escrever estas duas premissas mas esta parece-me a mais simples. 

Primeiro que tudo devo dizer que na realidade Deus criou mais que tudo , ele criou o Todo. Cabe aqui definir a diferença entre Tudo e Todo.
Tudo , é aquilo o que podemos ver ou ter. É a parte física da questão. 
Todo , é aquilo que se pode ver mais o que não se pode. É o conjunto do que sabemos existir e do que não sabemos existir , do que imaginamos existir e do que não somos capazes sequer de imaginar que existe. 

Todo esse, Todo , foi criado por Deus. 

A Justificação

Bom ,e agora algumas considerações de como cheguei a aqui. 

No nosso pensamento , na nossa forma de pensar existe uma constante  de que muitas vezes não nos apercebemos. Na nossa forma de pensar , qualquer coisa tem de existir por uma razão. Ou seja , existe na nossa forma de pensar um forte sentido de causalidade. Este sentido foi apurado ao longo dos tempos mas sempre esteve presente. Hoje a Ciência é a filha deste sentimento que trazemos dentro de nós. A causalidade é portanto a base do nosso pensamento.
Estabeleceu-se o chamado Principio de Causalidade que diz:    

"A cada efeito corresponde pelo menos uma causa e a cada causa pelo menos um efeito"

Agora façamos uma retrospectiva das causas que nos fazem existir aqui e agora. 
Começamos em nós , passamos aos nossos pais , às suas vidas . Deles aos seus pais , nossos avós . Dos nossos Avós aos avós deles , destes aos seus antepassados ... dos nossos antepassados ao principio da Espécie Humana. Da Espécie Humana , à espécie que a originou e assim sucessivamente até à primeira espécie ... Dessa espécie à sua origem , à origem deste planeta . Da origem do planeta à origem do sistema solar , da galáxia , do cosmos ... do universo , da realidade.

Tudo tem uma causa . Cada Causa tem em si uma causa. Ou seja , cada efeito é a causa seguinte. Voltando atrás nos acontecimentos encontramos um ponto de origem onde tudo começou . Lá no infinito do acontecimentos passados , um acontecimento foi o gerador de tudo. 

E quem gerou esse Acontecimento ? o que foi a causa do primeiro acontecimento ?    

A causa primeira de todas as causas é por definição Deus. Pelo que daqui podemos escrever (1) Deus criou Tudo.

Mas repare-se que  Deus não é só a causa primeira , é a causa primordial. Na primeira causa estava Deus , na segunda estava Deus , em todas estava Deus. Deus está em todas as causas. Podemos imaginar Deus como o continuo de Causa-Efeito de tal forma que no inicio dessa cadeia  estava só uma causa - Deus. 

Mas tudo o que É de alguma forma , o é devido a uma causa , logo Deus está em tudo , está em toda  a parte ao mesmo tempo. Em todos os eventos , em todos acontecimentos , em todas as leis , em tudo o que existe. 
Daqui concluímos (2) Deus está para alem do Espaço e do Tempo.
Ou seja, não se pode localizar Deus no tempo ou no espaço , pois ele está em toda a parte ao mesmo tempo , em todo o tempo de uma parte.

Repare-se que Tempo é um conceito humano. Dizer ao mesmo tempo em todo o espaço , ou , em todo o espaço ao mesmo tempo vai dar ao mesmo , no que toca a Deus

Podemos dizer brevemente que (1) representa o inicio  e (2) a continuação. 
Se Algo tiver uma causa , Deus está nesse Algo. Se Algo causa um efeito , Deus está nesse algo.

Conclusões da Definição 

Deus  está  em todo o tempo.
Então Deus  é "omnipresente no tempo"

 Deus está em todo o espaço.
Então Deus é "omnipresente no espaço"

Podemos então dizer resumidamente que :

1] Deus  é omnipresente .

Esta primeira conclusão não é mais que (2) dito de uma forma mais compacta.

Se está em todo o tempo , e todo o espaço , e alem disso é causa de todos os efeitos , então ele obviamente conhece tudo sobre tudo. Ele sabe tudo sobre tudo Então: 

2] Deus é omnisciente. 

Se ele está para alem do espaço e do tempo , de a ele não se podem aplicar esses conceitos , se Deus é um continuo de causas e efeitos , Deus não tem caracter pontual. Não pode estar num ponto apenas do espaço e / ou do tempo. Concluindo assim que :

3] Deus não é Pontual

Mas se não é pontual não pode interagir com nada. Para interagir ele teria de o fazer pontualmente  
Como sabemos , a interacção é algo pontual, quer no tempo ou no espaço.

Mas mais importante ; para fazer intervenções ele teria de violar as leis da natureza , teria então de haver causas sem efeito ou efeito sem causa. Mas isso viola o principio de Causa - Efeito e portanto viola o próprio conceito e definição de  Deus. ( Podemos pensar em Deus como o continuo Causa-Efeito ). Não é lógico que algo se contradiga a si próprio. Então podemos concluir que Deus não interfere em nada nem com nada: 

4] Deus não é Omnipotente.

Deus está em tudo , Deus é o Todo por igual. Nenhuma parte do Todo tem mais ou menos de  Deus. Deus é igualmente "distribuído" pelo Todo. Como já tínhamos visto aliás em 3] ( Deus não é Pontual ). 
Então Deus não está no Céu. Se Deus está em todo o lado, logo não pode estar num sitio só. ( Deus não é pontual ).
 Mas os ser humano é um ser que apenas está num local só. O Humano não está em todo o tempo nem em todo o espaço , ele está apenas num ponto do espaço , num momento do tempo. A nossa ciência física é baseada neste facto.  Então Deus não é Humano ,no sentido em que não tem as suas características . Se ele tivesse alguma das nossas características teria de começar por ser Pontual , coisa que como já vimos , não é.  Portanto :

5] Deus não tem características Humanas. 

Não as tem porque se as tivesse , teria de ter caracter pontual , teria de nascer e morrer , envelhecer , etc ... teria de ter uma localização no espaço e no tempo. Coisa que não pode ter pois não é pontual.

Perguntará : Se não tem posição no espaço tempo ele existe ?

Bom , poderíamos dizer que o que não está no espaço ou no tempo , não existe. O espaço e o tempo não estão contido nos espaço e no tempo , eles são os próprios. Ou seja  , Onde está o espaço ? Onde está o Tempo ? nada disto se pode definir , mas contudo eles existem. Onde Estou eu ? posso dizer que estou em mim ? Poder posso mas isso não vai dar nenhuma informação. "Estar" implica a posição relativa de um conjunto noutro , de um elemento em relação aos outros elementos. Mesmo sendo lógico dizer que o Espaço está no Espaço , o Tempo no Tempo e eu em Mim e Tu em ti , etc. ... isso não nos traz informação.

Podemos então concluir que o conceito de "Existir" não se aplica a Deus já que não existe, por definição, nenhum conjunto que o contenha. Então não podemos dizer que existe nem que  não existe. Assim concluo que a única coisa possível de dizer de Deus é :

6] Deus É.

Quantas "entidades" podemos nomear com as mesmas condições de Deus? 
De quantas podemos dizer que são a causa de todas as causas,  a primeira causa de todas as causas  ?
Acho que "primeiro" só há um. 
Não podem existir vários Primeiros. Quem ganha o prémio é o primeiro , é só um.  Então conclui-se que :

7] Deus é Único

Conclusão

Portanto em conclusão dizer que: 

Deus é a causa de todas as causas e a primeira causa dessas causas. ( Deus é o Criador ) 

Deus não existe nem deixa de existir , Deus é. [6]

Deus está em toda a parte , em todo o tempo , é portanto omnipresente [1] e omnisciente [2] mas não é omnipotente [4] , porque não é pontual [3].
Deus é único [7] e não tem características humanas [5], portanto:  não fala , não come , não ouve ,etc ... 

Deus , não é mais que um ponto de referencia nas nossas mentes. É um conceito abstracto que usamos na nossa vida.  

Deus está para nós como o leito para a agua do rio.
É o nosso guia , o nosso suporte, é aquilo que deixamos à nossa passagem é a causa do nosso Efeito e o Efeito que nos Causa. Deus É ...

Se tem algum comentário , por favor, endereça-o para Adivinho@Hotmail.com

 

 

 

___________________________________________________________________________


Copyright ©  Adivinho Creations  2000-2001

Esta página é possível graças a geocities. Consegue a tua própria página grátis

1