Reinos bárbaros

Nome pelo qual são conhecidos os reinos  que sucederam o Império Romano  na Europa, no século V, dando origem ao sistema de organização do feudalismo e iniciando a Idade Média. De índole guerreira, os bárbaros (aqueles que não tinham costumes comuns aos romanos) são tribos nômades, que só se unem para a guerra. Entre esses reinos, destacam-se os dos germânicos (francos, vândalos, visigodos, ostrogodos, lombardos e vikings), dos eslavos e dos hunos.

Francos
    Formam o mais poderoso reino romano-germânico da Europa ocidental. Ocupam a planície norte do Rio Reno até o século IV. Conquistam a Gália e fundam, em 482, a dinastia Merovíngia. Convertem-se ao cristianismo em 497 e avançam sobre a Península Ibérica. Em 751, sobe ao poder a dinastia Carolíngia, que derrota os lombardos na Península Itálica, obrigando-os a devolver os territórios romanos conquistados ao Papa.
Em 768, Carlos Magno (747-814) torna-se o rei dos francos. Em 800, é coroado imperador do Ocidente. Após sua morte, o Império Franco enfraquece e é repartido, em 843, em razão de uma guerra entre os seus netos. A divisão prolonga-se até 987, quando Hugo Capeto é coroado rei da França.

Vândalos

    Em 406, os godos expulsam os vândalos para a Eslováquia e a Transilvânia. Atravessam a Gália e chegam à Hispânia em 409. Conquistam Cartago, em 439. Constituem, em 442, o primeiro reino germânico em território romano ocidental. Conhecidos pelas pilhagens, dominam o Mediterrâneo e invadem Roma, em 455. Em 534, Cartago é destruída pelo Império Bizantino .

Visigodos

    De origem germânica, instalam-se às margens do Mar Báltico. Migram para o Rio Danúbio, em 376, e realizam incursões de pilhagem nos Bálcãs  e no Peloponeso. Em 410, saqueiam Roma, migrando depois para a Aquitânia, onde fundam Toulouse, em 419. Tentam conquistar a Gália, lutando contra os francos, a partir de 507.

Ostrogodos
 
    Avançando para o oriente da Europa, criam, no ano 200, outro reino romano-germânico próximo ao Mar Negro, que é destruído pelos hunos em 375. Conseguem reagrupar-se e fundam um reino na Itália, em 493. Enfrentam o Império Bizantino até 552, quando são destruídos.

Lombardos
 
    Migram da Escandinávia para a região do Danúbio , onde formam o primeiro reino. O segundo é na Península Itálica, em 568. Em 751, vencem o poder bizantino na Itália central. Em 773, rendem-se aos francos.

Anglo-Saxões
 
    Fundam nas Ilhas Britânicas, em 450, sete reinos romano-germânicos, unificados em 959, diante da ameaça dos vikings. Mas não resistem à invasão e a Inglaterra torna-se sede do Império Viking.

Vikings

    Também chamados de normandos, fundam, em 900, os reinos da Dinamarca, Noruega e Suécia. No século X, iniciam a sua expansão pelo litoral norte dos reinos francos, pela Península Ibérica, pelas Ilhas Britânicas, pelo Mediterrâneo e pelos territórios eslavos e bálticos. Utilizam um tipo de embarcação, com mastro e vela, que permite navegar em alto-mar. Em 982, alcançam a Groenlândia.

Eslavos
 
    Os reinos eslavos são formados por povos da Rússia ocidental que, a partir do século VII, deslocam-se para oeste, ocupando as terras a leste do Rio Elba e que se estendem até os Bálcãs. Dividem-se em três grupos: o reino russo (882-1054), que sofre influência bizantina; o polonês (960-1241), hegemônico entre os eslavos ocidentais e aliado dos germanos; e o búlgaro, destruído pelos cázaros, em 679.

Hunos
 
    Originários da Ásia, estão entre os mais famosos reinos tártaro-mongóis. Estabelecem-se na região da Turcomênia antes da Era Cristã. Chegam às costas do Mar Negro em 375. Destroem o reino ostrogodo e submetem os povos germânicos. Em 441, Átila torna-se chefe supremo, incorpora os romanos a seus exércitos, avança contra Bizâncio e invade a Gália. Após a sua morte, em 453, os hunos são aniquilados pelos germanos. 1