PAB - Perda no Assinante B
Perda de chamadas terminadas no sistema de telefonia do cliente

Quando seu telefone passa muito tempo ocupado ou ninguém atende, pode ter certeza: você está perdendo negócios e sua empresa está perdendo dinheiro. Se isso acontece com muita freqüência, a Telesp fica sabendo e tem até como medir o problema - a Perda de Chamadas no Assinante B, ou seja, aquele que deveria receber um telefonema.
 

O que é
O índice de Perda de Chamadas no Assinante B é obtido por meio de medições automatizadas, feitas por amostragem durante um dia útil por mês (entre 9h e 11h, horário de pico nas operações telefônicas) de todas as ligações interurbanas do país. As Empresas Operadoras do Sistema Telebrás registram as chamadas que foram completadas e as que não foram completadas por motivo de "Linha Ocupada" ou "Não Responde" e calcula o índice PAB. No Estado de São Paulo, a medição é feita pela Telesp.
 
O diagnóstico
Analisando a estatística, a Telesp pode saber quantas ligações deixam de ser completadas, por que o seu telefone estava ocupado ou não havia ninguém para atender. Com essa informação, os consultores especializados da Telesp atuam em conjunto com as empresas que tenham índices de perda elevados, buscando os melhores caminhos para a solução do problema. Esse serviço é gratuito.
 
O cálculo do PAB
O índice PAB é calculado pela divisão do total de chamadas recebidas e não completadas pelo total de chamadas recebidas por um determinado assinante. Uma chamada recebida pode produzir três resultados:
  • completada com sucesso (OK)
  • não completada por causa de linha ocupada (LO)
  • não completada por falta de atendimento (NR)

 

Como evitar a perda de chamadas?
  • Se um telefone dá sempre ocupado, não insista. Espere alguns minutos antes de tentar novamente. Nesse intervalo, o seu próprio telefone está livre para receber chamadas e o telefone com quem você está querendo falar, provavelmente já terá terminado o telefonema anterior.
  • Mantenha sua agenda atualizada e confira o número antes de discar.
  • Instale suas linhas em uma central KS, PABX, PBX, etc. Solicite à Telesp o sistema de Busca Automática nas linhas, para que um único número faça acesso a todas elas. Assim você pode divulgar só este número e ele vai dar ocupado apenas quando todas as linhas estiverem sendo usadas. Esse serviço é gratuito.
  • Verifique se os seus telefones estão sendo divulgados corretamente em listas ou folhetos.
  • Mantenha as telefonistas treinadas e munidas de informações necessárias para transferir rapidamente as ligações. A Telesp pode lhe dar informações sobre esse treinamento.
  • Consulte a Telesp sobre o sistema de DDR, Discagem Direta a Ramal, que permite aos ramais receberem ligações como se fossem linhas diretas.
  • Faça a manutenção dos seus equipamentos e instalações e solicite os consertos necessários o mais rápido possível.
  • Solicite à Telesp uma Linha Privativa caso você faça comunicações muito freqüentes entre dois telefones. Esta linha está disponível para voz e dados.
  • Se você tem uma linha CPA, solicite as facilidades de atendimento para duplicar as possibilidades de atendimento.

 

Dez toques para um bom atendimento
  1. atenda ao primeiro toque
  2. não diga alô: identifique-se
  3. não confie na memória: anote
  4. fale somente o necessário
  5. use termos fáceis de serem entendidos
  6. não interrompa bruscamente a conversação
  7. evite deixar esperando quem o chamou
  8. faça ou transfira você mesmo suas ligações
  9. não use lápis ou caneta para discar
  10. encerre a conversa cordialmente

 

1