O . Q U E . S Ã O ?
{ by: IVANOV© }
Tanto o BO (Back Oriffice) como o NetBus, são ferramentas que permitem a um usuário controlar a máquina de outro à distância. Não são exatamente vírus, mas programas de administração remota de rede, também conhecidos como Trojans ou Cavalos de Tróia. Alguém no Tocantins pode operar seu micro em São Paulo se você estiver "contaminado" com uma dessas ferramentas.
Você pode ser contaminado por qualquer uma delas se executar um programa com extensão .exe de origem suspeita ou desconhecida. Portanto JAMAIS execute arquivos assim em sua máquina, mesmo que quem os enviou esteja dizendo ser a sósia da Ana Paula Arósio. Se você der uma passada pela sessão "Psicologia" verá como fazer que alguém ingênuo acredite que qualquer pessoa mal-intensionada é quem ela desejar ser, até mesmo a Ana Paula Arósio. Dessa forma você poderá pensar duas vezes antes de cair nessa.
Essas ferramentas geralmente são transmitidas dessa forma por Lammers. Lammers são usuários de computador do mesmo nível que qualquer outro, mas que por um motivo qualquer resolveram se achar melhores que os outros milhões de usuários do mundo e passaram a se autodenominar Hackers depois que aprenderam alguns truques em Sites como este. Lamers são o motivo principal pelo qual este Site não é 100% fiel à veracidade das informações nele disponibilizadas.
Hackers dificilmente enviarão tanto um quanto outro para uma máquina na forma de programas executáveis pelo simples fato de que seus alvos geralmente são máquinas um pouco mais protegidas, cujos administradores não são ingênuos o suficiente para executar Trojans em seus sistemas na maioria das vezes. Além disso, Hackers constroem seus próprios Trojans. Seu computador também provavelmente não terá nada que interesse muito a um Hacker. Além disso, se um Hacker invadir seu micro, certamente será sutil o bastante para não destruir absolutamente nada que você possuir, nem tampouco atrapalhar sua tranqüilidade. Portanto, seu problema é, neste caso, com os Lammers, a menos que você guarde em seu micro pessoal senhas secretas de contas na Suiça e nas Ilhas Caymans...
Quando você executa um programa contendo um desses Trojans, imediatamente eles se deslocarão até uma das portas de comunicação de seu sistema. Eu chamo de porta de comunicação qualquer porta que se abra no momento em que você se conecta à Internet. Seu sistema tem aproximadamente 6000 delas. Se você acionar o Prompt do MS-Dos enquanto estiver conectado à Rede e digitar NETSTAT e depois der um Enter, verá uma lista de seqüências de números, que não são nada mais do que os IPs dos locais aos quais seu sistema está conectado. Ali aparecerão os IPs das pessoas com quem você está falando via ICQ, dos Sites aos quais você está conectado, etc... Cada um pode-se dizer que está falando com você através de uma porta diferente. Pois é. O BO e o NetBus também "falam com você" através de uma dessas portas, que você poderá ver quais são elas normalmente, nos Links dirigidos a cada um deles nesta sessão.
Então por que não fecharmos todas essas portas toda vez que nos conectamos para evitarmos os Cavalos de Tróia??? Simples: porquê se fecharmos todas as portas, Adiós conexão. Fechemos todas as portas e não nos comunicaremos com absolutamente nada. A solução então é ficar atento aos Trojans. Prefira utilizar o ICQ apenas quando necessário, nunca durante processos de trabalho, de modo a evitar a abertura de portas desnecessariamente, proteja seu sistema com "barreiras" Anti-Trojans e sempre vasculhe seu HD em busca de "Surpresinhas". Executar arquivos que lhe cheguem via Net então, nem que tenham vindo da sua mãe. Quem lhe garante que ela sabe de onde ele veio quando chegou até ela??? Tudo bem que você sempre vai poder remover um Trojan instalado, mas pra que dar mais essa de mão beijada pros Lammers?
Mantenha-se constantemente informado a respeito desses sujeitinhos... A onda prevê que eles não desaparecerão tão cedo...