MULHER
Estou sem sono. Minha mãe querida.
Minha mãe maravilhosa, Maria da Conceição. Aos 73 anos de idade , conta-me fatos detalhados de sua vida que me deixa encantada. Que capacidade de pormenorizar detalhes! Fatos acontecidos há muito tempo. Anteontem, dia 12 de junho, ela me contou que lembra o nome de todos os namorados e sabe porque terminou o namoro com cada um deles.
Descreveu um bule pequeno, azul que ganhara de um namorado. Contou dos peixes que amanheceram mortos no rio e que até hoje ela não sabe o porquê, pois não havia poluição lá na roça. Só poderia ser porque a água congelara. Era inverno.
Contou do leite que era tirado e qual era o bezerrinho certo que ficava com a mãe na hora da ordenha, no meio de inúmeras vacas.
Contou que aos 14 anos levava para roça aos trabalhadores, bolo de fubá que sua mãe fazia. Mamãe subia uma ladeira com uma rodilha na cabeça , carregando aquele peso. E os inúmeros trabalhadores se reuniam para a refeição.
Contou também , em detalhes, como o queijo meia cura era feito, várias mulheres que se reuniam ao redor de uma mesa redonda para dar o formato aos queijos, depois de quatro, cinco dias do leite ter sido colocado para coalhar e escorrido todo o soro. Os queijos eram pendurados no alto para impedir que os ratinhos os devorassem. E aí iam sendo levados para serem vendidos pelos arredores.
Lembrou- se de um caso. Ela terminou o namoro com um polonês (Aqui, em São Paulo) só porque ele telefonava pra ela na hora do jantar. Na casa que ela trabalhava como copeira, havia outros empregados ( a babá, a arrumadeira, etc) .Ela havia pedido ao namorado que não telefonasse na hora do jantar ,pois estaria servindo. E às 19 horas , quando os patrões ( casa de desembargador, gente rica) sentavam-se à mesa, o telefone tocava e a patroa dizia: "Atenda, Maria..." . Ela ficava toda sem jeito. Por isso o término do namoro.
E mais. Terminou com outro namorado porque ela não aceitava que ele não lhe respondesse as cartas . Foi durante a segunda grande guerra. O namorado ( meu falecido pai) estava se preparando para embarcar quando a guerra terminou. Ela só reatou o namoro porque ele a procurou. Isso tudo ela me contou em quarenta minutos de prosa.
Eu propus a ela que escrevêssemos sobre sua vida. Ela se entusiasmou. Quem sabe...(1:25 da madrugada).
Dinorá