DownLoadInFormativo 98

Editorial

Julieta B. R. Desaulniers

Cientistas brasileiros têm-se manifestado freqüentemen-te sobre a necessidade do sistema educacional equipar-se para ser competitivo, numa sociedade em frenética transformação. Destacam que “a Indústria da Informação caminha a passos largos para se tornar a mais importante do planeta, englobando os setores da informática, telecomunicações e entretenimento...”. E, “na corrida em busca de um lugar ao sol no próximo século, cabe perguntar: estão as universidades...”, o sistema educacional como um todo, ...“e as empresas brasileiras”, devidamente preparadas para a era digital? Tais cientistas observam que a indústria da informação e a informática, como um dos seus suportes, não têm vida própria. Materializam-se na pesquisa, que se constitui “um meio para obtenção de resultados concretos para a sociedade. Resultados que ofereçam um caminho efetivo para a inovação, levando à geração de novas idéias, novas práticas, novos produtos e novos negócios”. Indiscutivelmente, todas essas demandas já estão postas na atualidade. É nessa perspectiva e com essas preocupações que a equipe vinculada à linha de pesquisa Formação, Trabalho, Instituição tem procurado desenvolver suas atividades, expressas novamente nesse novo número do InFormativo.


NOVAS EXPERIÊNCIAS

Cristiane Sander

" Hei, juventude rosto do mundo teu dinamismo logo encanta quem te vê...." Mesmo com todo seu encanto e dinamismo ou talvez justamente por causa dele, trabalhar com a formação da juventude sempre foi e ainda é considerado um grande desafio, tanto nos trabalhos de escola, família e em outros espaços. Pois a juventude sempre está aberta e em busca do novo, por isso ela nos desafia pois temos que estar em constante atualização. A Pastoral da Juventude é uma pastoral ligada a Igreja Católica e trabalha com os jovens, mas tem uma proposta de trabalho ecumênico, com diversos níveis de formação, formando lideranças que atuem dentro da igreja e especialmente em espaços extra-eclesiais, como por exemplo: movimentos sociais (movimento estudantil, mov. Mulheres, MST...), partidos políticos, sindicatos, etc. Ela é essencialmente formada por jovens e tem como objetivo principal trabalhar a formação integral dos jovens, com uma metodologia para a ação transformadora. Por vários anos atuei dentro da Pastoral da Juventude, primeiramente como participante de encontros de estudo, mais tarde passei a coordenar encontros e coordenações e ajudei a assessorar a Pastoral. Hoje estou pesquisando junto a linha de pesquisa "Formação & Trabalho & Instituição" , justamente com objetivo de pesquisar o processo de formação da Pastoral da Juventude do RS. Como entrei na linha de pesquisa no mês de abril deste ano, a pesquisa sobre o tema está ainda em forma de semente, prestes a brotar e gerar muitos frutos. É uma experiência maravilhosa por vários anos trabalhar e apostar num trabalho, no meu caso com a formação da juventude, e depois torná-lo objeto de estudo junto a uma instituição e linha de pesquisa, onde estão a nossa disposição vários recursos para poder realizar uma pesquisa científica.

 

Informática


Novo Membro na Equipe

Alexandre Wiethaus

Como este é meu primeiro contato com o IFCH, aproveito para me apresentar. Há 6 anos venho me dedicando ao estudo de informática. Sou formado no curso de Téc. Informática Industrial pelo SENAI e estou cursando o 3o. semestre de Eng. Mecatrônica. A partir deste semestre, estarei fazendo parte desta equipe como responsável pela área de informática junto aos vários subprojetos em andamento, vinculados à linha de pesquisa Formação, Trabalho, Instituição. Sendo assim, tal atribuição engloba todo o suporte no que se refere a ferramentas de informática, à equipe, também, à edição deste informativo (que espero que apreciem!) e à finalização da página de Internet, disponibilizando assim ao público em geral., as informações coletadas.

Folio, uma ferramenta do projeto

Alexandre Wiethaus

Utilizamos o Folio por ser um ins- trumento que oferece a possibilidade de administrar um grande volume de informações (texto e imagem), fazer consultas com rapidez, além de permitir importar textos de ou-tras plataformas, como o MSWord, sem o trabalho de redigitar ou reformatar centenas de páginas. E, ainda, possibilita publicar as informações através de múltiplos meios de comunicação. Em breve, as informações acumuladas estarão à disposição do público, através da Internet, no endereço:http:/www.geocities.com/athens/olympus/7501, e posteriormente em CD-Rom.

Folio 3.1

FolioViews

É um gerenciador de infor-mações que permite encon-trar e acessar rapidamente qualquer assunto em bases de informação, de formato livre e independente de tamanho. Ele é utilizado em grandes corporações como ferramenta para tomada de decisão e armaze-namento de grande fluxo de informações.

Folio SideDirector

Facilita o gerenciamento de WEb sites, convertendo automaticamente as infobases, disponi- bilizando-as para o público através do acesso de informações via internet, intranet ou para publicação em CD-ROM. Como é o caso da Folha de São Paulo, que o utiliza para editar seu anuário de publicações.

 

Notícias


Novos Colaboradores

Clenir M. Moretto
Honor de Almeida Neto
Mônica Bragaglia

A participação na linha de pesquisa intitulada For-mação, Trabalho, Institui-ção, embora se constitua em uma exigência extracurricular dos cursos de mestrado e doutorado aos quais nos vinculamos, para nós se coloca a partir de interesses que superam a exigência acadêmica. Certamente, a contribuição desse espaço no processo de cons-trução e instauração de nosso habitus científico é explícita. Além de contribuir como atividade complementar para o entendimento da dinâmica cotidiana de uma pesquisa, o fato de ter um eixo articulador entre todas as temáticas pesquisadas, dado pela definição teórico-metodológica da linha, favorece a troca e a socialização de saberes já construídos e em processo de construção pelos integrantes do grupo.

Estágio

No período de 29/06 a 21/08/98, a profa. Julieta B. R. Desaulniers realizou um estágio de formação contínua, visando aprofundar e melhor articular referências teórico- metodológicas recentes ao conjunto de investigações ligadas à linha de pesquisa Formação, Trabalho, Instituição. Dentre as várias atividades e intercâmbios com pesquisadores e centros de pesquisa, destacam-se: * Na Universidade Laval, Québec/Ca, retomou contato com - 1) Claude Trottier (Ph.D. em sociologia), para discutir sobre “inserção profissional”, procurando estabelecer pontos de comparação com a realidade brasileira; - 2) Raymond Brodeur (Dr. em C. das Religiões), quando foram apresentado os principais resultados de pesquisas desenvolvidas nos últimos vinte anos, bem como os respectivos pressupostos, sobre a “História da produção dos catecismos e do ensino religioso, em Québec, séc.XVII-XX”; - 3) Centro de Formação Contínua, Centro de Ensino à Distância e Universidade da 3a. Idade. * Ministério da Educação, Québec/Canadá - contato com Christine Cadrin- Pelletier, sub-ministra da Fé Católica, informando-se sobre a organização do ensino religioso efetuada pelo Estado. * XIV Congresso Interna-cional de Sociologia, Montréal/Québec, de 26/07 a 01/08/98, apresentando o trabalho intitulado “Formação de competências e inovação”, no GT Sociologia da Educação. * Universidade do Minho, Braga/Portugal - para participar do relançamento do Mestrado em Educação e finalizar a organização de uma coletânea, em conjunto com Dr. Justino Pereira de Magalhães, coordenador do referido Programa. * XX Congresso Interna-cional de História da Educação, Bruxelas/Bélgica, de 15 a 18/08 apresentando o trabalho intitulado “Impresso e ação pedagógica”.

 

Eventos



XIV Congresso Mundial de Sociologia

Leandro R. Pinheiro

Sob a temática "O Saber Social: Herança, Desafios, Perspectivas", a Associação Internacional de Sociologia organizou mais um momento de incentivo à investigação sociológica e de intercâmbio científico e cultural. De 26 de julho a 01 de agosto, o XIV Congresso Mundial de Sociologia, realizado em Montreal/Canadá, reu niu cientistas sociais de todo mundo para discussão dos mais variados assuntos. O evento teve suas atividades distribuídas entre grupos de trabalho, grupos temáticos, simpósios (em número de seis cada um), três sessões presidenciais e cinqüenta comitês de pesquisa, denunciando, mais do que a preocupação com o futuro das Ciências Sociais, a enorme diversidade de temas trabalhados atualmente pela sociologia. Os trabalhos apresentados envolvem desde as temáticas mais tradicionais, como Sociologia da Educação, da Religião, ou do Trabalho, até abordagens inovadoras como Sociologia da Arte, do Esporte, da Juventude ou da Ciência e Tecnologia, trazendo, inclusive, novos elementos para a reflexão acerca do futuro

 

Ciência, Educação, Investimento” SBPC 50 Anos

Teresinha Venturin

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizou na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, de 12 a 17 de julho de 1998, a sua 50ª Reunião Anual, com o tema: “Ciência, educação, investimento – SBPC 50 anos”. Dentre os trabalhos enviados pelos bolsistas que atuam junto à linha de pesquisa, “Formação, Trabalho, Instituição” e que obtiveram o “aceite” do comitê de avaliação deste evento, estão: -Leandro R. Pinheiro - “Es-colas Católicas e Terceiro setor”; -Paula Amado – “O Impresso e a Cidadania”. Apesar de dois trabalhos teren sido aprovados, os seus autores não puderam participar, devi-do à distância e à não-obtenção de ajuda financeira, seja dos órgãos de fomento à pesquisa, da Universidade ou das entidades de representação estudantil. É necessário reconhecer que, nas últimas décadas, o país avançou em termos de quantidade, qualidade e diversidade de pesquisa, porém vivemos a redução de recursos, desestimulando o surgimento de novos grupos de pesquisa. Essa restrição de recursos pode pôr em risco o trabalho da universidade, preocupada com a formação do corpo docente e discente e, com a geração e distribuição do conhecimento à sociedade.

P.S. - A PUC/RS foi escolhida para sediar a 51a Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a ser realizada em julho de 1999.

 

Ensino & Pesquisa & Extensão

Leandro R. Pinheiro

Possivelmente o evento, de maior relevância neste semestre, organizado pela equipe da linha de pesquisa Formação,Trabalho, Insti-tuição tenha sido a vinda do Prof. Jean Pierre Faguer, da École des Hautes Études en Sciences Sociales (ENSS) e do Centre de l'Emploi, de Paris/França. Nosso visitante estrangeiro permaneceu em Porto Alegre de 27 de abril a 22 de maio, realizando diversas atividades com o intuito de contemplar, concomitantemente, pesquisa, ensino e extensão. Promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Serviço Social e pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, o trabalho do Prof. Faguer junto à PUC dividiu-se em três modalidades: curso intensivo "Capital simbólico e tipos de dominação" (duração de 30 horas) e participação, por convite prévio, de disciplinas ministradas por professores desta universidade, ambos referentes a ensino; assessoramento a projetos em andamento, relativo à pesquisa; e, referente à extensão, quatro conferências, cujos títulos mostram significativa diversidade temática, começando por "Trabalho social e trabalho sobre si" e "O relacional: mundo dos serviços e formas de auto-exploração", finali-zando com "Maio de 68, trinta anos depois: as ambigüidades da memória" e "Em que condições a sócioanálise é possível?". É incontestável a importância deste tipo de iniciativa (intercâmbio) para a constituição de uma universidade competitiva, capaz de demonstrar ao mercado disposição para renovar sua cons-trução científica e para dinamizar sua formação acadêmica (são exemplos, aqui, entrevistas cedidas por Faguer à imprensa gaúcha), o que, por conseqüência, conduz a melhores serviços para a sociedade como um todo.

 

Folio Views 4.1 O que há de novo

Com o objetivo de aprimorar o banco de dados Folio Views, utilizado na linha de pesquisa Formação, Trabalho, Instituição, tivemos a oportunidade de participar, no dia 06 de agosto último, de um evento realizado na FIERGS e organizado pela Soft Consultoria, de título “Folio 4.1. - O que há de novo.”

 

Revista Veritas

Em dezembro deste ano, estará sendo publicado o número especial da Revista Veritas, V.43, número 4, editada pela EDIPUC-RS e mais uma vez organizada pela linha de pesquisa Formação, Trabalho, Instituição. Pretende-se divulgar nesse número os principais resultados de estudos e pesquisas que procuram demonstrar como se vem instaurando a formação do cidadão e da cidadania, através de várias formas, espaços e agentes, no decorrer do século XX.

 

Pesquisadores Voluntários

Leandro R. Pinheiro

No mês de abril, a linha de pesquisa Formação, Trabalho, Instituição lançou a proposta Pesquisadores Voluntários, direcionada às pessoas interessadas no implemento da formação profissional. A princípio foram apresentados alguns elementos constituintes do trabalhado desenvolvido pela Linha em reunião do Agende-se. Naquele momento, foram expostos o propósito dessa iniciativa e as atividades daí decorrentes: os projetos de pesquisa em andamento; as disciplinas vinculadas (seja em nível de graduação ou de pós-graduação); os integrantes do grupo e suas respectivas atribuições. O objetivo , naquele instante, era o de possibilitar aos interessados uma visão geral do trabalho realizado por nossa equipe, que, certamente, poderia ser desempenhado também por novos colaboradores. A alternativa de trabalho voluntário por nós implantada foi devidamente divulgada em folder, contendo os projetos cuja vinculação seria possível, os requisitos exigidos (dos quais o mais relevante é, sem dúvida, “a vontade de aprender e ensinar”) e as atividades de pesquisa sugeridas. O voluntário executaria praticamente as mesmas atividades de um bolsista de inicia-ção científica, porém, em menor escala logicamente: leitura e discussão do(s) projeto(s) de pesquisa em andamento; levantamento e registro (informatizado) dos dados coletados; participação nas promoções da linha de pesquisa (“Agende-se”, cursos de extensão, reuniões, etc.); elaboração de relatórios parcial e final. O intuito de tal iniciativa foi e é o de oportunizar a um maior número de graduandos a inserção numa atividade de pesquisa, devendo essa iniciativa ser efetivada através da adoção de horários flexíveis, de modo a atingir, sobretudo, os indivíduos com pouca disponibilidade de tempo. Objetiva-se, em primeiro lugar, ceder espaço a quem tem interesse pela atividade de pesquisa, mas não poderia realizá-la de forma extensiva sem a devida retribuição pecuniária. Através de horários reduzidos, então, abrimos, inclusive, um leque de possibilidades para o desenvolvimento do propósito da Linha, que é o de formar e, concomitantemente, produzir conhecimento científico. A pesquisa é fundamental ao sociólogo, logo, é importante buscar alternativas que incrementem a formação profissional. Já tivemos pessoas trabalhando como voluntárias em nossa equipe, e a aprendizagem foi muito significativa para ambas as partes. Essa iniciativa para qualificação continuará aberta.

 

UFRGS


Organizando fontes para possibilitar acesso e produção de conhecimento

Marcelisa Monteiro

As atividades de pesquisa rea-lizadas neste semestre pelas bolsistas vinculadas à linha de pesquisa “As ações e práticas formativas da medicina social no Rio Grande do Sul”, coordenados pela profª Maria Stephanou, centraram-se na organização de um segmento do Banco de Dados desenvolvido pelo Projeto Integrado. Tal segmento, refere-se à infobase Jornais que contempla a recuperação de artigos de cerca de 45 jornais gaúchos dos séculos XIX e XX, de diferentes cidades, períodos de circulação, orientação política e formatos. Em sua maioria, os artigos encontram-se reproduzidos integralmente no Banco de Dados. Entendendo que o objetivo maior da pesquisa seja a socialização dos seus resultados, este grande conjunto documental, que ultrapassa o número de 500 títulos de artigos, notícias, matérias, foi todo formatado com o auxílio do programa Folio Views e estará à disposição de qualquer pessoa que tenha interesse nesses conteúdos. Também investimos em uma estrutura didática e não-técnica para a apresentação das informações, buscando favorecer principalmente aqueles que não dominam o campo da informática. É importante salientar que os bolsistas vêm utilizando esses materiais na elaboração de suas monografias, algumas delas já apresentadas em eventos como: Salão de Iniciação Científica, SBPC e outros.

 

Unisinos


A contribuição das novas tecnologias na construção do conhecimento

Daniela de Oliveira
Luciana Backes

Na busca de uma sis-tematização dos dados pesquisados durante o projeto de pesquisa: Urbanidade e Cidadania – Processos de Formação e Instauração de Saberes, encontramos no Folio Views um banco de dados que nos possibilita estruturar os diferentes materiais e as diversas fontes de pesquisa, utilizados pelos subprojetos e que compõem este Projeto Integrado. Cada subprojeto desenvolveu um tipo de estrutura para a pesquisa do seu objeto, considerando as particularidades e as necessidades de cada equipe. Assim sendo, foram criados no Folio diferentes infobases que contem plassem as especificidades de cada temática, mas que também possibilitassem uma interligação entre os subprojetos. Com o objetivo de integrar esses objetos de pesquisa, desenvolvemos um único banco de dados, que é composto pelas dife-rentes infobases, também interligadas entre si. Para isso, está sendo feita a padronização dos estilos, dos níveis, dos elos e das demais ferramentas disponíveis pelo Folio Views. Além dos conhecimentos adquiridos pelas diversas temáticas de pesquisa, esse tipo de instrumentalização possibilita ao bolsista em formação a apropriação de novas tecnologias que o auxiliam no seu processo de construção de conhecimento, passando a ser utilizado, a partir de agora, como uma prática ferramenta para as pesquisas.

 

Agende-se


Ana Paula B. V. Madruga
Paula Amado

Durante o 1º semestre de 1998, a linha de Pesquisa Formação, Trabalho, Instituição, realizou semanalmente reu-niões no âmbito do Agende-se, que tiveram o objetivo de preparar os bolsistas e os interessados pela temática da linha de pesquisa e pelas respectivas atividades reali-zadas nesse período. Dentre essas atividades, destacam-se: * Apresentação da linha de pesquisa Formação, Trabalho, Ins-tituição, pela orientadora Julieta Beatriz Ramos Desaulniers aos candidatos a bolsistas voluntários e aos mestrandos ligados à linha de pesquisa; * Reuniões de estudo rea-lizadas com o objetivo de auxiliar os pesquisadores na preparação e no desenvolvimento dos seus projetos, bem como de proporcionar maior aproximação com o referencial teórico trabalhado na linha de pesquisa; * Oficina de Pesquisa: §elaboração do resumo enviado á 50ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); §preparação para a vinda do professor pesquisador francês, Jean-Pierre Faguer, através de leituras de textos publicados pelo mesmo; §esclarecimentos a respeito da construção do artigo a ser publicado em dezembro, na revista Veritas; * Treinamento em informática: aperfeiçoamento de alguns softwares essenciais à pesquisa como: Internet, Folio Views e Access. Destacamos a participação de mestrandos e doutorandos nas reuniões de Agende-se, por terem seus projetos vinculados à linha de pesquisa. Finalizando, ressaltamos a importância desses encontros na formação dos pesquisadores, na medida em que permitem a socia-lização dos trabalhos realizados, bem como a orientação das atividades desenvolvidas pelos mes-mos .

 

Vejam Só ...


Um desconhecido chamado meu filho
“...os filhos são vítimas da ausência paterna e materna, provocando a sensação de isolamento e desamparo. (...) grave não é a ausência física dos pais. Grave é a ausência na presença...” (Gilberto Dimenstein. Folha de São Paulo – Cotidiano, 29/03/98, p. 12)

O novo poder
“A diminuição do Estado pela diminuição do Estado é um dogma assim como a defesa cega do estatismo. Um Estado bom é aquele que atende com mais eficiência aos anseios dos cidadãos.” (Claus Offe. Veja – Entrevista, 08/05/98, p. 11)

Reflexão sobre a esquerda
“...Objetivos dantes conservadores são hoje exigências da maioria da sociedade (...) exemplo: combater a gastança esbanjadora do Estado, não para beneficiar minorias, mas para aplicar o dinheiro em saúde, educação, segurança e emprego para a maioria...” (Décio Freitas. Zero Hora – Opinião, 17/05/98, p. 15)

Como fazer de seu filho um idiota
“Idiotizar é estimular o aluno a ir bem nos testes, em vez de envolvê-lo na experimentação para que desenvolva a paixão pela curiosidade ( até mesmo porque) os educadores bem informados em qualquer parte do planeta sentem-se desinformados.” (Folha de São Paulo – Cotidiano, 05/06/98, p. 05)

Igreja quer substituir Estado contra a seca
“Universal planeja ter atuação constante no Nordeste; projetos incluem até uma ‘reforma agrária’ evangélica” (e enquanto isso) “O presidente da CNBB, D. Lucas Moreira Neves, lançou (...) campanha nacional de arrecadação de alimentos para vítimas da seca...” (Folha de São Paulo - Brasil, 07/06/98, p. 16)

Capes divulga avaliação ...
“Entre os piores cursos de Pós-graduação, que obtiveram nota 1, estão os de biologia da UNICAMP, o de Educação da PUCRS ...”, entre outros.(Jornal da Ciência - SBPC, n 1082, 19/08/98). Vejam Só!!?

 


Cidadania prática

Ana Paula B. V. Madruga

O voto é um símbolo do exercício da cidadania. Em seu artigo da Folha de São Paulo de 16 de agosto último, Gilberto Dimenstein relata pesquisas feitas sobre a opinião dos brasileiros em relação à política. As respostas revelam um total des-crédito para com os políticos, a ponto de serem estes classificados em duas categorias: “malandros que nada ou pouco fazem” e “malandros que fazem”. Portanto, “é melhor votar em quem rouba, mas faz”. O que fazer para reverter essa situação? É dever de todos encontrar meios de modificar essa realidade através de uma educação de qualidade, a fim de formar pessoas capazes de exercerem plenamente suas condições de cidadania. Experiências nesse sentido estão começando a se desenvolver no Brasil. Dimenstein cita experi-ências ocorridas em São Paulo, onde a Fundação Bradesco acertou parcerias com duas escolas públicas para desenvolver um projeto de excelência no ensino e cidadania e em tecnologia, no qual estão envolvidos vários profissionais, unidos por um único objetivo: formar cidadãos conscientes. Esperamos que essa experi-ência desenvolvida em São Paulo, e relatada por Dimenstein, desen-volva-se e se alastre por todo o Brasil. Dessa forma, teremos plenas condições de reverter esse quadro apolítico de nossa população.


EXPEDIENTE:

Organização: Leandro R. Pinheiro
Diagramação: Alexandre Wiethaus
Revisão: Julieta B. R. Desaulniers
Colaboradores: Ana Paula Madruga, Cristiane Sander, Paula Amado, Terezinha Venturin
Impressão: Secretaria IFCH
Para Contribuições: Email:awiethausmusic.pucrs.br

 

Data de Eventos


01/07 a 08/10 Inscrições - Concurso "Histórias de Trabalho", promovido pela SMC. Informações: E-mail: smc@smc.prefpoa.com.br.

18/08 a 25/11 II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e VI Seminário de Iniciação Científica. Local: UNIJUI, Campus Ijuí, Santa Rosa, Três Passos, Panambi e Santo Augusto.

01 a 03/09 Colóquio Éducation et démocracie - entre individu et société - Montréal/Canadá, organizado pela Fondation québécoise pour l’alphabetisation. 20 a 24/09 21ª Reunião Anual da ANPED (Associação Nacional de Professores em Educação). Local: Caxambú/MG

21 a 25/09 Seminário - “Os 150 Anos do Manifesto Comunista e a Globa-lização”. Local: Auditório do prédio 40/PUCRS

06 e 07/10 II Jornada de Iniciação Científica. Local: PUCRS.

05 a 09/10 IV Encontro Estadual de História, promovido pela ANPUH/RS. Local: UNISINOS – São Leopoldo/RS.

19 a 23/10 X Salão Iniciação Científica e VII Feira de Iniciação Científica. Local: UFRGS.

26 a 30/10 V Congresso Mundial de Lazer e Tempo Livre, São Paulo/SP, Promoção: SESC/SP e UNESCO

27 a 31/10 XXII Encontro Anual da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais). Local: Caxam-bú/MG – Hotel Glória.

1