ecos cursos A ecos – educação e cultura
associadas desenvolveu um departamento para capacitação de
professores e educadores através de cursos, palestras, oficinas,
workshops em diversas áreas do conhecimento, conduzido por profissionais
renomados nacional e internacionalmente.
Apresentamos uma relação de cursos e
docentes, possibilitando variações para atender às necessidades das
Instituições ou grupo de educadores.
Currículo dos Docentes Airton
Eiras Mestre
e doutor em Física Nuclear e Teórica pelo Instituto de Física Teórica
da Universidade Estadual Paulista, UNESP,
e pós - doutorado no
Gessellchaft für Schwerionenforchung,
Alemanha. Possui
diversos trabalhos publicados em revistas especializadas internacionais,
bem como
passagens por diferentes Congressos. Atua como professor universitário. Alessandra
Bonazza Bacharel
e licenciada
em letras pela
USP, pedagoga, atua
diretamente no
ensino fundamental,
desenvolve estudos na área de linguagem e constituição da
individualidade no Instituto de Psicologia Sedes Sapientiae. Ana
Rosa Ferreira Dias Professora
de Língua Portuguesa na graduação e pós-graduação da PUC/SP, onde
realizou seu mestrado, em 1986. Doutorou-se em Letras, pela USP, instituição
em que também leciona. Suas pesquisas atuais se relacionam, com a
linguagem da Mídia. É autora
do livro O discurso da violência
– as
marcas da oralidade no
jornalismo popular- EDUC/Cortez, 1996. Glaís
Sales Cordeiro Fonoaudióloga
pela PUC/SP; mestre em distúrbios da comunicação e doutora em lingüística
pela PUC/SP. Atualmente assistente de Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz na
Universidade de Genebra (Suíça) – (Faculdade de Psicologia e Ciências
da Educação). Kátia
Cristina Kenez Formada
em História pela Universidade de São Paulo e mestranda em História
Social nesta mesma universidade. Maria
de Lourdes Fonseca Pedagoga
pela PUC/SP; psicologia/UNIP (Objetivo); psicopedagoga INSTITUTO SEDES/SP;
psicoterapeuta; coordenadora do Projeto Educação Especial – Escola
Especial/SP; Ministra cursos e palestras (último evento em maio/99 –
Oficina: SENAC – O Computador uma Ferramenta de Trabalho para Alunos com
Necessidades Educativas Especiais). Maria
Fernades Cócco Licenciada
em Letras e Pedagogia pela USP, com especialização em Buenos Aires –
Argentina e Madri – Espanha. Especialização em modificabilidade da
estrutura cognitiva de Reuven Feurenstein pelo Instituto de Jerusalém-Israel.
Assessora em Alfabetização e Língua Portuguesa em universidades e
escolas públicas e particulares. Assessora técnico-pedagógica em
Planejamento Curricular-ABEC- Mantenedora dos Colégios Marista. Autora de
Livros didáticos – Coleção ALP – alfabetização a 8ª série – e
do livro Decifrar o mundo – Didática da Alfabetização pela
Editora FTD. Marli
Quadros Leite Professora
de Língua Portuguesa na graduação e pós-graduação da Universidade de
São Paulo, onde realizou seu mestrado, em 1992 e, também, onde
doutorou-se , em 1996. É autora de artigos científicos na área de Lingüística,
e do livro Metalinguagem e discurso: a configuração do purismo
brasileiro, editora Humanitas/USP. Atualmente exerce, também a função
de presidente da Associação de Professores de Língua e Literatura,
sediada na USP. Nancy
Trindade Pedagoga
pela PUC/SP; psicopedagoga INSTITUTO SEDES/SP; Co-autora do livro:
“Convivendo com a Pré-Escola” / Ed. Ática – 1986; cursos e
palestras ministradas – Clínica Uri – Faculdade de Odontologia
Objetivo/UNIP, Escola do Futuro/USP – PUC/SP; último evento em maio/99
– Oficina: SENAC/SP – O computador uma ferramenta de trabalho para
alunos com necessidades educativas especiais. Regina
Braga Professora
de língua e literatura, Assessora pedagógica
de várias
escolas de São
Paulo, Autora do Livro
Histórias do Sentimento na Literatura Editora IBEP, criadora dos
projetos de leitura de paradidáticos. Rosa
Maria Assis Doutora
em Lingüística Aplicada a Educação. Diretora
do CENPA/BH. Silvio
César de Osti
Yves de La Taille Professor
do Instituto de Psicologia da USP, na cadeira de Psicologia do
Desenvolvimento Moral. É co-autor dos livros Piaget, Vygotsky e Wallon,
Indisciplina na Escola (Summus Editorial) e Cinco Estudos de Educação
Moral (Casa do Psicólogo). Outros Docentes Carmen
Campoy Scriptori Doutora
em Educação pela UNICAMP, membro do Laboratório de Psicologia Genética
– UNICAMP, coordenadora e professora de pós-graduação em
Psico-Pedagogia e Educação Infantil. Jean-Marie
Dolle Professor
Emérito da Universidade Lumiere-Lyon 2; Membro fundador e Presidente da
APPC (Associação dos Praticantes de Psicologia Cognitiva); Diretor do
Laboratório de psicologia genética cognitiva do Instituto de Psicologia
da Universidade Lumiere; Diretor do Centro de Formação de Psicólogos
Escolares de Lyon-2; Autor de cinco livros, já traduzidos para o português,
italiano e espanhol, entre eles Essas
crianças que não aprendem – ed. Vozes – e de mais de 100 artigos
em revistas internacionais. Lino
de Macedo Vice-diretor do Instituto
de Psicologia da Universidade de São Paulo, onde trabalha, em tempo
integral, desde 1976. É professor titular e orientador de pesquisas, nos
cursos de graduação e pós-graduação. Coordena, igualmente, o Laboratório
de Psicopedagogia. Já orientou cinqüenta teses de doutorado ou dissertações
de mestrado. Publicou Ensaios Construtivistas ( São Paulo, Casa do Psicólogo,
1994 ) e, em co-autoria com Ana Lúcia Petty e Norimar Christe Passos, 4 Cores,
Senha e Dominó
( São Paulo, Casa da Psicólogo, 1997 ) e Aprender com jogos e situações-problema ( Porto Alegre, ArtMed, no prelo ). Publicou, além disso, dezesseis
capítulos em livros e mais de trinta artigos em revistas nacionais em
anais de congressos. É diretor da coleção : Psicologia e Educação, editada pela Casa do
Psicólogo. É especialista na teoria de Piaget aplicada à Psicologia ou
Educação. Nilson
José Machado Livre-Docente
da Faculdade de Educação da USP, chefia atualmente o Departamento de
Metodologia do Ensino e Educação Comparada. Foi professor-visitante do
Instituto de Estudos Avançados da USP no Programa Educação para a
Cidadania. Faz parte do Conselho de Coordenação da Catedra UNESCO/USP de
Educação para a Paz, os Direitos Humanos, a Democracia e Tolerância.
Publicou diversos textos didáticos e paradidáticos para os três níveis
de ensino, além dos livros: Matemática
e Realidade, Matemática e Língua Materna, Matemática e Educação,
Epistemologia e Didática. Ricardo
Tescarolo Mestre
em educação pela PUC-SP, professor universitário, autor de artigos na
área de Educação da ABEC – Associação Brasileira de Educação e
Cultura e Diretor do CEMEP – Centro Marista de Estudos e Pesquisas. Zélia
Ramozzi-Chiarottino Livre
docente do Instituto de Psicologia USP, pós-doutorada em Roma (Itália),
professora visitante de Lyon II (França), autora de vários livros
editados no Brasil e no exterior. Assessora do CNPQ e CAPES. Gerard
Mendel
Formado
em medicina, especialmente neuro-psiquiatria, pela Universidade de Paris.
Leciona atualmente na Faculdade de Letras e Ciências Humanas Nice
Sophia-Antipolis. Professor convidado das Universidades: do México ( México
), Buenos Aires, Córdoba, São Luis, Rosário ( Argentina ). Autor
de mais de 20 livros, entre eles Revolta contra os pais, uma introdução
a sócio-psicanálise; A crise de gerações – Um estudo sócio-psicanalítico
; Sócio-psicanalise
e Educação ;
De Fausto
a Ubá, A invenção do Indivíduo. Silvionê
Chaves
Professor
desde 1978 e ator desde 1988. formado em Filosofia e Teologia e licenciado
em Educação Artística, profissionalizou-se como ator na Escola de
Teatro Macunaíma e é autor de livros Paradidáticos. Seu projeto
“Teatro como Instrumento Pedagógico”está sendo utilizado nas Escola
Maristas de São Paulo, Brasília e Cascavel, na Secretaria Municipal de
Educação de São Paulo e em dezenas de outras escolas no Brasil. Luiz
Carlos de Menezes
Educador,
Professor do Instituto de Física da USP e do Programa de Doutoramento da
Faculdade de Educação – USP. Autor de Livros na Área de Educação.
|