Aspectos Humanos

Aspectos Gerenciais

Gerenciando Projetos de Software

No coração de todo projeto existe um processo que irá entregar um ou mais produtos da organização. Com os projetos IS, o processo é focado no desenvolvimento do software. O desenvolvimento de software é uma atividade fundamental em um projeto IS que habilita um jogo de exigências funcionais que devem ser conhecidas no desenvolvimento de um ou mais programas de computadores. Tipicamente, o processo de desenvolvimento de softwares em projetos IS será responsável pela produção de um dos seguintes produtos de software: Apesar da necessidade de produtos de desenvolvimento de software, a comunidade IS não tem uma boa trajetória com relação ao sucesso no desenvolvimento de software. Comparado com as taxas de falhas de projeto em outros setores industriais tais como construção e engenharia, a profissão IS tem muito a aprender.

De fato, o guru de desenvolvimento de softwares Capers Jones vem tentando quantificar o problema sugerindo que se a industria da construção tivesse a mesma taxa de projetos que falharam na industria de software, então em metade dos prédios de escritório do mundo mais de 30 andares seriam abandonados antes do término, a média de altura dos prédios da cidade de Nova York seria de somente 3 andares e não existiriam arranha-céus.

Qualidade

Uma das várias razões pela qual os projetos tiveram falhas no passado e continuarão com falhas no futuro é que o sucesso do projeto geralmente é mensurado somente pela habilidade do time de projeto em implementar e controlar os custos e prazos. Uma lógica progressiva deste argumento identifica uma situação onde o sucesso do projeto é a entrega de uma funcionalidade empresarial de qualidade indeterminada e que não exceda o orçamento ou o prazo.

Pode-se contemplar o que os usuários de um sistema de computador recentemente implementado sentem quando os stakeholders do projeto recebem gratificações substanciais por entregar um sistema que na visão deles é o melhor, não melhor que um sistema prévio, ou na pior das hipóteses, totalmente sem aplicabilidade. O que é mais preocupante, no entanto, é que apesar de muitos projetos não satisfazerem as necessidades fundamentais das empresas, o sucesso do projeto ainda é considerado referindo-se ao sistema como: o melhor, o mais barato, o mais rápido, o mais prestigioso, o de valor agregado, e negócio-crítico.

Para a qualidade ser um atributo significante, medidas objetivas devem ser utilizadas, contra a qual podem ser medidos os níveis desejados de qualidade.

1