COLÉGIO MODELO
A educação, logo nos primeiros anos de vida, deveria merecer toda a atenção, por parte de pais e educadores.
O futuro de um ser, é, em certo sentido, uma projeção do seu passado. A criança ao despertar para a vida, tudo observa, encontrando nos que lhe estão próximos modelos e compleições que passam a adotar. Os atos de hoje espelham-se nas imagens do passado. Ao se pensar o futuro, surgem uma série de fatores a serem levados em consideração que determinam responsabilidades e decisões acertadas por parte dos pais, como: Que tipo de educação deverei dar a meus filhos? Quanto me vai custar? Como irei pagar? Quem são os mestres? etc...
O projeto "Colégio", desdobramento indireto do Projeto Abertura, teria a seguinte configuração: Pais interessados na educação de seus filhos nos primeiros anos de vida, juntar-se-iam e alugariam casas residênciais com jardins; escolheriam professores, transmitindo-lhes diretrizes no sentido de melhor educarem seus filhos, expressando seus desejos e cuidados. As crianças, teriam trabalhos específicos, próprios para a sua idade, acrescidas de várias atividades recreativas, onde livremente poderiam exercer sua criatividade, descobrindo seus interesses pessoais; tudo isto em meio a um ambiente natural, em contato com a terra, flores e plantas. Os resultados previsíveis, seriam: as crianças, desde cedo, habituar-se-iam a desenvolver atividades a seu gosto e com criatividade, os professores, motivados e muito bem pagos em relação ao mercado (as despesas seriam divididas pelo pais) e os pais, sentir-se-iam tranqüilos e realizados com a educação de seus filhos, além de gastarem muito menos dinheiro em comparação com as escolas tradicionais, onde via de regra, impera o lucro e uma orientação imposta e inflexível.
Para o futuro, prevê-se um curso ginasial, e mais tarde, um curso colegial nos mesmos moldes; às matérias obrigatórias, acrescer-se-iam matérias optativas do interesse comum de alunos e pais, correspondendo a uma linha filosófica sensível às necessidades perenes do mundo, tendo como objetivo último a humanização do indivíduo e da sociedade como um todo.