CICLO  INICIÁTICO DO "ESOTERÓIDE"
                                  BRUNO  BERTOLUCCI  ORTIZ - bubis@unimes.com.br

 
 
Durante minha estadia na lista de discussões da Magos, eu e meus colegas tivemos a "oportunidade" de observar como funciona o "ciclo iniciático" dos famosos esoteróides. Esoteróides = Esotérico+debilóide, ou seja aquele retardado que insiste em querer mudar o esoterismo para o jeito dele.
Por incrível que pareça, verificamos que eles seguem uma espécie de ciclo, começam sempre do mesmo jeito, e vão piorando gradativamente em progressão geométrica.
Me parece que existe uma entidade astral que controla essas criaturas, uma espécie de Arquétipo da imbecilidade que vai levando seus adeptos pelos pantanosos caminhos da iniciação esoteróide, de forma que existe um ciclo que sempre se repete com cada um de seus adeptos. 
Graus iniciáticos dos Esoteróides:
 
Grau 0=0: Nulóphitus - Compra o "Guia da Magia", e aprende a fazer um ritual do pentagrama e outro do hexagrama. Se auto-inicia e já inventa um título idiota, como Frater Bizarro.
 
Grau 1=0: Zelunáticus - Acha esses rituais complicados e inventa os seus próprios. Começa a colecionar objetos estranhos, usa roupas, colares e anéis estranhos. Pode virar gótico, hyppie, punk, ou jogar RPG e achar que é um vampiro. 
 
Grau 2=0: Theotárius - Passa pela infelicidade de ler a lei de Thelema. Descobre que é livre para fazer o que bem entender com seus rituais e filosofias infames. Começam suas curiosidades mórbidas por rituais sexuais e "poções mágicas" para ver "os Deuses". Nesse grau, a prova iniciática é chocar os pais e todos à sua volta. Essa "iniciação" concede o dom para parar de estudar ou de fazer qualquer  coisa de útil.
 
Grau 3=0: Patéticus  -  Faz dois exercícios de cinco minutos do Franz Bardon e acha que agora possui um grande poder, apesar de já ter coletado os fios de cabelo da vizinhança inteira, e ainda assim continuar sozinho! Mas já conhece os rituais e agora os exercícios!
 
Grau 4=0 - Phiradus - É chegado o momento de ir atrás das ordens. Começa pelas rosacruzes, depois as templárias, as gnósticas, as thelemitas, as caóticas. Mistura tudo, pratica de tudo. Em alguma dessas seitas começa a usar pozinhos e poções mais pesados. A grande prova iniciática é pagar as dívidas, porque as "ordens" lhe ensinaram o ritual de esvaziar a carteira.
 
Portal- A partir de agora as coisas na vida dessa pessoas começam a mudar de verdade.
 
Grau 5=0 : Acéphalus Minor -  Depois de ouvir um pouco de cada acha que está na hora de inventar a sua própria ordem, até porque está precisando de dinheiro. Então se auto-proclama o verdadeiro herdeiro da filosofia rosacruz-templária-cabalística-hermética-gnóstica que existia desde a Atlântida, que foi deixada pela Lemúria, sobreviveu às ruínas do Egito, foi resgatada por Jesus, restaurada por Sant-Germain; e que só agora , na Era de Aquário é que a ordem resolveu se tornar pública, e lógico, escolheu esse zé-ninguém, especialista em generalidades, para ser o novo porta-voz dos grandes segredos iniciáticos. 
 
Grau 0=6: Acéphalus Major - Coloca um nome absurdo em latim ( como todo bom representante do novo aeon, que despreza tudo que já está em desuso), do tipo: Ordo antiqua et supremmum aurea rubris sapientia cealesti rosae fraternitas lucis hermeticae saturnitas....R+C; cuja autoridade lhe foi dada em uma iniciação pelos mestres esquimós cabalistas numa viagem à ilha de Galápagos.
 
Grau 0=7: Acéphalus Exemptus - Monta suas aberrantes apostilas e cursos de preços exorbitantes, com material que pode ser encontrado nas edições da revista Planeta da década de setenta. A grande prova iniciática aqui é arruinar o máximo possível a vida dos discípulos!
 
Grau 0=8: Dementis Templi -  Como a seita começa a esvaziar, coloca critérios esdrúxulos para aceitação de novos membros do tipo: "para ser um rosacruz-credo deve-se comer com garfo e faca". Ou "é proibido aos iniciados beberem no gargalo da garrafa". A prova iniciática é arrecadar mais pessoas dispostas a brincar de sociedade secreta.
 
Grau 0=9: Mongus - Sai pela internet recrutando ingênuos em busca de títulos e magia fácil. Encontra as páginas do Mago Daniel, se encaixa no perfil de embusteiro e pseudo-mago. Então entra na Magos para tirar a prova de que todos são intolerantes e são marionetes do moderador, que não sabe nada de magia e que têm medo da magia dos discípulos de Crowley, Bardon . A grande prova iniciática aqui é juntar tudo o que aprendeu, e conseguir escrever o máximo de abobrinhas.
 
Grau 0=10 : Impissicóticus - É expulso da Magos. Vira um órfão ou uma viúva do MD.
Vai parar nas listas capengas onde é recebido como herói do novo eon. Ali é incentivado cada vez mais a praticar magia negra. A grande prova iniciática aqui não é o esoteróide que faz, mas os poucos conhecidos que ainda toleram ele e que tentam convencê-lo a largar essa porcarias, ou a procurar um psiquiatra.
A iniciação final é feita somente no hospício sob fortes sedativos!

 

      VOLTAR

1