UMA ESCOLA DE CIDADANIA E GESTÃO COMUNITÁRIA

    GERAÇÃO BRASIL XXI - é um programa de formação-ação, de amplo espectro, que tem como estrutura central de seu escôpo pedagógico um mestrado em formação e análise de políticas in company - ou seja, a operação de um curso de nível pós-graduado para a profissionalização de quadros partidários de alto nível.

    Atendendo às características específicas dessa demanda e ás condições de competitividade próprias do contexto em que se insere o potencial estratégico dessa proposta, GERAÇÃO BRASIL XXI será oferecido a portas fechadas, no próprio interior da organização partidária contratante (no caso o Instituto Teotônio Villela).

Esta é uma experiência inédita no Brasil, e está por isso destinada a quebrar tabus e promover a mudança de atitudes arraigadas nos padrões tradicionais do recrutamento político, que sustentam hoje o insulamento da qualificação técnica e da capacitação política nas esferas da tecnoburocracia governamental ou corporativa.

Uma das facetas mais significativas do processo de mudança social em curso, num contexto em que declina intermediação dos partidos políticos e se multiplicam espaços e oportunidades de participação na formulação e decisão de políticas públicas, é a emergência de um eleitorado mais crítico e exigente, cujo voto responde a expectativas de desempenho administrativo e consistência de atitudes e resultados, relativamente temas de políticas públicas.

O Mestrado político GERAÇÃO BRASIL XXI pretende estender a ponte entre o mundo acadêmico e a esfera política, da mesma forma como no século XX os programas de Master in Business Administration - MBAs, instrumentalizaram o desenvolvimento empresarial. Para tanto será necessário, tanto à academia superar o preconceito e o estereótipo de uma formação politicamente neutra, que se conforma ao paradigma cientificista da modernidade, quanto ao partido político superar o síndrome do anti-intelectual que ampara a sua conformação tradicional e oligárquica. A academia deverá aprender que a neutralidade será atingida pela expressão plural de sua irrecusável vocação política, e aos partidos políticos cabe perceberem que, o resgate possível de sua mediação crítica no processo representativo, está diretamente relacionado com sua capacidade de absorver o conhecimento e os imperativos éticos que uma interação proativa com a academia pode lhes oferecer.

Este projeto foi, originalmente, desenvolvido no âmbito acadêmico [onde se denominou Projeto ÁGORA], mas com a vocação de ser ofertado in company aos partidos políticos que corresponderem ao seu perfil ideológico:

O Projeto Ágora inicia por onde as propostas pedagógico-terapêutico-tecnológicas tradicionais costumam terminar: na apresentação pública das suas premissas e na explicitação das suas pretensões.

O escôpo deste projeto, desde logo, é mais amplo do que possam alcançar o seu enfoque acadêmico elaborado a partir de uma matriz teórica de ciência política e a sua eventual implementação por uma dada instituição universitária: exige interdisciplinariedade e tem a vocação de se implementar e disseminar num leque de parcerias institucionais, articuladas ou autônomas, que realizem o conteúdo essencial da sua proposta. O que se pretende é estimular a discussão de uma nova matriz teórica e a experimentação de processos alternativos de formação-ação para o desenvolvimento humano sustentável, que se somem aos programas acadêmicos tradicionais e permitam preencher algumas de suas lacunas mais óbvias e irrespondidas, entre as quais a necessidade de um desenvolvimento articulado do capital humano, social e político, na gestão da comunidade, da empresa e da cidade futuras. (URL: www.direito.ufrgs.br/forum21rs/gt2-proj.htm)

Na presente versão, intitulada GERAÇÃO BRASIL XXI, a proposta do Mestrado político e seus desdobramentos está formatada para corresponder a uma pretensão inovadora e transgressora dos cânones cientificistas, que tem afastado a academia dos processos formativos da cidadania, integrando-se numa parceria entre universidades, ONGs e o Instituto Teotônio Villela do PSDB.

    No programa GERAÇÃO BRASIL XXI: o prospecto de uma formação profissional da militância partidária, está integrado num escopo maior de impactos político-culturais, que se desdobram em quatro dimensões de intervenção pedagógico-terapêutico- tecnológica no processo de construção da cidadania e do desenvolvimento humano e sustentado, a saber:

MESTRADO PROFISSIONAL EM ANÁLISE E FORMAÇÃO DE POLÍTICAS

CURSO DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS - NÍVEL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

LINHAS DE PESQUISA DO PARLAMENTO VIRTUAL

CONSULTORIA A ENTIDADES COMUNITÁRIAS

back do top                                       Home Up Next

1