Estágio Forense

Organização e Funcionamento
O estágio será desenvolvido no Escritório-modelo da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (em acompanhamento) e sob sua responsabilidade.
Vinculado ao Departamento de Ciências Jurídicas, estará voltado para o atendimento de pessoas economicamente necessitadas de acordo com o Art. 5.º, LXXIV, da C.F., Lei n.º 1060, de 05/02/50, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 7510, de 04/07/86 (Leis referentes à Assistência Judiciária).
As atividades desenvolvidas pelo Escritório-modelo se darão desde os primeiros contatos com o cliente, até os ulteriores termos, com orientação aos estagiários. Para tanto, conta com um setor de Assistência Social, Secretaria, Monitores e Orientadores, sob a supervisão do Coordenador do Estágio.
 
Assistência Social
O setor de Assistência Social se ocupa com os primeiros contatos com a clientela, faz a triagem, encaminhando o cliente e sua ficha para um dos orientadores.
 
 
Coordenação
Exerce a coordenação geral do estágio, elabora relatórios mensais sobre os trabalhos executados pelos alunos, estabelece, com a colaboração do professor orientador, diretrizes gerais do estágio, com a observância da respectiva carga horária, o sistema de fiscalização, freqüência e atribuições de critérios para a aferição do aproveitamento, participa do processo de avaliação dos estagiários, propõe ações judiciais, extrajudiciais e encaminha as demais necessidades decorrentes do estágio.
 
Professor Orientador
Ministra a orientação geral dos alunos no que diz respeito às atividades-fins do estágio, propõe ações judiciais, contesta-as, procede à avaliação permanente dos estagiários, em conjunto com o Coordenador do Estágio e exerce outras atividades que lhe forem conferidas.
 
Secretária
Registra freqüência, aproveitamento e demais atos relativos aos estagiários, promove o andamento normal do Estágio, arquiva documentos e demais tarefas internas que lhe forem atribuídas pela Coordenação e solicitadas pelos professores orientadores.
 
 
Estagiários
Os estagiários, além dos trabalhos internos, como fazer petições, devem comparecer às audiências, júris, sessões judiciais em segunda instância, audiências policiais e do Juizado de Pequenas Causas, assim como acompanhar todos os atos do processo de seus clientes.
 
Monitores
Aos monitores compete auxiliar os professores orientadores na orientação aos estagiários, e à Coordenação de Estágio, no que lhes for solicitado. Contamos ainda, com a valiosa colaboração do Dr. JOSÉ MARIA CASSIANO DA SILVA, juiz aposentado, que nos auxilia na orientação dos alunos há vários anos.
1