
Cultura: Cinema: Na Prateleira: Central do Brasil
Chega agora em vídeo um dos filmes de maior sucesso do cinema brasileiro, tanto de crítica quanto de público. Central do Brasil conta a história de Dora (Fernanda Montenegro), que escreve cartas para analfabetos na estação de trem que dá nome ao filme. Ana, uma das clientes de Dora, vem com seu filho Josué (Vinícius de Oliveira) escrever uma carta ao seu marido, relatando-lhe a grande vontade que o garoto tem de conhecê-lo. Na saída da estação, porém, Ana é atropelada e Josué fica sozinho. Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele, terminando por levá-lo ao interior do Nordeste para que conheça o pai. Essa viagem vai marcar profundamente a vida dos dois personagens.
O elenco, além de Fernanda Montenegro, conta com Marília Pêra (prêmios Air France e Moliére de Melhor atriz em Pixote, entre outros), Vinícius de Oliveira (primeira participação no Cinema) e Othon Bastos ("O Pagador de Promessas" e "Deus e o Diabo na Terra do Sol").
Com certeza um dos melhores filmes nacionais já produzidos, "Central do Brasil" ganhou um dos mais cobiçados prêmios do cinema, o Urso de Ouro (Melhor Filme) no festival de Berlim. Neste mesmo festival, conseguiu ainda o Urso de Prata (Melhor Atriz) para Fernanda Montenegro e o Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Ecumênico. O roteiro, escrito pelo também diretor Walter Salles, foi premiado com o prêmio Cinema 100, outorgado pelo Sundance Institute e pela rede cultural japonesa NHK. Provavelmente concorrerá também ao Oscar no próximo ano.
Daniel Cardoso Martins
Volta à página anterior
CULTURA |
RINGUE |
TRIBOS URBANAS
PESQUISA |
QUE PAIS E ESTE?
FALANDO DAQUILO |
ENQUETE |
DIZ AI
MENU PRINCIPAL