Você já se deparou com pessoas que inadvertidamente observam o lado negativo de todas as circunstâncias. Chegam a se tornar enfadonhos pois o foco do assunto é sempre o mesmo, os defeitos, os erros, as ignorâncias de cada episódio. E certamente observou que quem fala não foge a regra, é uma cópia exata dos horrores que narra. Não serve para exemplo do oposto e sim como analogia.
Observo que uma pessoa quando diante do inimigo em uma guerra ou numa situação de ameaça mais séria, focaliza sua atenção aos pormenores negativos do inimigo. Até mesmo uma esposa quando após anos de romance e amor, ao se encontrar numa situação de desconforto com o cônjuge, começa por observar características da personalidade que anteriormente ou deixava passar ou não reparava.
Me parece que a situação de ódio aguça esta sensibilidade da pessoa justamente para que possa haver uma reação condizente, senão, como poderíamos reagir a um ataque contra um inimigo se lembrássemos de sua família, de seus colegas, de seus bons momentos. Apenas lembramos que pode nos atingir, que está errado em suas idéias ou que aquele ponto avermelhado do lado direito do nariz é repugnante.
Considero que a pessoa que analisa o lado negativo da maioria das coisas e só o negativo, seja em qual circunstância for, está procurando naquele objeto uma forma de se sobrepor, de ser o melhor, de o subestimar. Desta forma, o lógico ocorre, pode-se agir com maior firmeza diante do concorrente e cria-se um elo de razão e reação sobrepondo a dor de estar maltratando o próximo.
Muitas vezes quando inquirimos alguém sobre a razão de estar agindo desta forma, violenta, as respostas são tão irracionais que fica claro o uso apenas de uma desculpa para expor o outor ao ridículo.
Cuidemos então quando estivermos comentando a respeito de outros com análises negativas, possivelmente estejamos vendo este lado só para poder nos considerarmos algo melhor.
Devemos considerar que lado positivo e negativo, tudo na natureza ou fora dela, contém.
A questão está em porque estamos observando somente um dos lados e não ambos. Certamente é porque ou não somos nada melhor ou porque estamos diante de uma situação na qual o sentimento deve ser deixado de lado talvez por uma questão se sobrevivência.
Reflita sobre este texto e caso queira complementar com a sua opinião, esteja à vontade.
Retorno para página inicial