Estimativa Estatística dos Consumidores
O numero de toxicodependentes é estimado num valor que se calcula entre 150.000 a 200.000, tendo sido registadas 331 mortes relacionadas com drogas em 1991. O numero de toxicodependentes formalmente notificados pelos médicos ao Home Office mostra um incremento desde 1987. Tem sido sugerido que este numero pode estar subestimado por um factor de 51 vezes, mas a tendência revelada pode estar correcta. Esta tendência é corroborada pelo numero e quantidades das apreensões e dos crimes relacionados com drogas. Devido ao fenómeno das house party's, existe uma subida do consumo de XTC (MDMA) e das substancias análogas
Aspectos Legais
A tradição Inglesa da luta contra o comercio, tráfico, no tratamento, e na prescrição médica de drogas aos consumidores remonta ao tempo do Comité Rolleston em 1926. Este comité estudou o problema da toxicodependência entre os profissionais de medicina. A principal legislação respeitante ao controlo de drogas no Reino Unido é o Misuse of Drugs Act datado de 1971 (Decreto sobre o uso indevido de drogas), e os vários regulamentos efectuados sobre a sua égide. O Decreto define as drogas ilegais, colocando-as em três categorias de acordo com o seu grau de perigo e nocividade; a categoria A compreende a maioria das drogas listadas na tabela 1 e 4 da Convenção Única Sobre Drogas Estupefacientes de 1961; na categoria V constam os produtos da cannabis, a codeína e as anfetaminas orais; na categoria C constam os estimulantes suaves .
Competências e Financiamento
A responsabilidade pela implementação das estratégias do governo reside em vários departamentos. As suas actividades são coordenadas pelos Ministérios. Foi também estabelecido um conselho consultivo sobre o uso indevido de drogas. Desde 1986/87, o governo tem atribuído financiamentos específicos a todas as autoridades regionais de saúde para a expansão dos serviços prestados aos toxicodependentes; desde 1987/88, têm também sido atribuídos financiamentos adicionais para ajudar a prevenir o alastramento da SIDA entre os consumidores de drogas por via endovenosa e do seu alastramento à população em geral; em 1990/91 este financiamento totalizou mais de 22.6 milhões de ECUS, sendo este dinheiro distribuído a cada região com base na proporção da população com idades compreendidas entre os 15 e os 34 anos que se verifica em cada uma.
Prevenção e Tratamento
A estratégia de redução da procura no Reino Unido tem dois componentes principais. Um é um programa de informação e educação destinado a desencorajar as pessoas, e em particular os jovens, de efectuarem experiências de consumo de drogas. O outro é levar os consumidores abusivos de drogas ao contacto com os serviços destinados a promover a adopção de hábitos de consumo menos perigosos e em ultima instancia a conduzir os consumidores à abstinência das drogas. Existem desde 1987 esquemas de troca de seringas, e na zona de Liverpool alguns consumidores de drogas duras recebem cocaína e heroina prescritas no programa do Dr. John Marks.
Tradução do texto disponível no Drugtext website, © mario lap, fdphr.
Publicado com o consentimento da DrugText.
[MAP] [Principal] [Países]
[Indice de Secção] [Email]
[Indice de Artigos]
97/12/08